domingo, junho 29, 2008

Por um Pouco de Descanso - Férias GQL 2008


Depois de um primeiro semestre de lutas e alegrias, a GQL mais uma vez vê a necessidade de dar uma parada nas atividades e dedicar-se mais a contemplação e lazer. Por isso, este blog irá dar uma pausa em suas atividades no mês de Julho, voltando, pela graça de Deus, a publicar artigos que ainda estão em rascunho provavelmente na primeira semana de agosto. Adicionamos mais alguns Links importantes ao nosso ver para o leitor que nos visita: linkamos o blog do irmão Anchieta Campos, um dos grandes defensores da ortodoxia pentecostal e evangélica da atualidade, assim também iserimos o endereço do irmão daladier lima, ainda que não concordemos com todas as suas colocações e afirmações teológicas, há muito de importante que este irmão produziu e produz em seu blog. Há também o endereço da Associação Reformada Palavra da Verdade, para aqueles que querem se aprofundar e serem edificados ainda mais em artigos que expressam a Fé Reformada e Puritana. Outros dois links importantes são o da MCAD: Missão com Adolescentes da Assembléia de Deus em Belém e o site oficial da AD-Belém, visando com isso, também manter o leitor atualizado e aprofundado no contexto em que estamos inseridos: A Igreja em Belém. Outro recurso valioso foi a inclusão do recurso Babel Fish, onde agora poderá ler esse blog em Inglês e que ele seja sugerido para leitores que não possuem conhecimento da Língua Portuguesa. Que Deus possa abençoar a cada irmão nesta férias de Julho!!!
Os artigos que temos em mente no próximo semestre são:

-
Uma visita à loja maçônica, por Nilton Rodolfo.
- O Crente Cangurú, por Carlos Eduardo
- Problemas Norte-Sul, por Victor Leonardo(Além das continuações das séries sobre crítica textual e as sete Igrejas da ásia).

Que Deus os abençoe!!!


Soli Deo Gloria

quarta-feira, junho 25, 2008

Uma Festa Comportada




A festa dos 97 anos da Assembléia de Deus, em comparação ao ano anterior, foi muito melhor. Pelo menos no que diz respeito à doutrina e organização.
Com uma divulgação em massa(na rádio foram cerca de seis meses de anúncio) houve uma grande movimentação com a festa, que atraiu diversos crentes assembleianos do interior e irmãos de outras denominações. O pregador oficial foi o pastor Silas Malafaia. Entre os cantores, destacou-se Nani Azevedo.
A meu ver, o mais importante foram as pregações muito mais sadias do que no ano anterior, apesar de haver ressalvas quanto ao conteúdo pregado pelo pastor Silas( Há um considerável toque de humanismo e teologia da prosperidade e marketing motivacional em suas pregações), por certo foram bem melhores do que as mensagens proferidas pelo pregador do ano anterior, que era destituídas de conteúdo bíblico sadio.
Dessa vez não fui ao estádio do Mangueirão, mas pude acompanhar pela televisão alguns momentos e saber algo pela rádio, além de ter ido ao Templo Central pelo domingo.
Ainda há muito o que fazer para que a AD Belém se fixe novamente como o baluarte de excelente ortodoxia pentecostal que já foi. Porém creio que se continuar assim como foi na festa, por certo o primeiro passo já foi dado, é esperar para ver.


Soli Deo Gloria


quarta-feira, junho 18, 2008

A Assembléia: 97 anos e a Paz do Senhor.


A Assembléia de Deus comemora hoje 97 anos de existência. O tema deste ano, adotado pela igreja em Belém é "Assembléia de Deus em Belém: 97 Anos na Paz do Senhor". Que Deus continue abençoando, usando e cuidando de sua Igreja, e que a Sua Paz seja cada vez mais derramada, e que os crentes dessa abençoada denominação possam verdadeiramente recebê-la, pois a paz é que verdadeiramente desejamos, não só de boca, mas também de coração. Feliz aniversário "AD"!

Soli Deo Gloria





foto da Capa do mensageiro da
Paz, época dos 90 anos, 2001.

segunda-feira, junho 16, 2008

E o "Não" Venceu....



Com 34 votos, a enquete sobre a questão: "É Lícito o Crente Praticar Artes Marciais?" se deu por encerrada com uma íncrível reviravolta no resultado: Com 38% dos votos, o "Não" foi a reposta vencedora. É de se admirar pois no início quem parecia que iria vencer seria a resposta "Depende do Tipo de Arte" ou a resposta "Sim". Ambas obtiveram respectivamente 32% e 29% dos votos. O resultado da enquente demonstra que o assunto não é tão fácil de ser resolvido quanto parece, uma vez que as artes marcias possuem, em sua maioria, uma filosofia com raízes no xintoísmo e taoismo, sem falar no budismo. Segundo os mestres e lutadores, as artes marciais não possuem nenhum vínculo com religião e podem simplesmente serem praticadas por qualquer pessoa. Há evangélicos que concordam com tal opinião, com por exemplo o celébre ator e lutador de Karatê,Judô, Jiu-Jitsu e outras artes mundialmente Famoso Chuck Norris. Todavia, a maioria dos crentes não concordam com tal prática, pois não há como separar as artes marciais de seu propósito,filosofia e origem. Pelo menos de início, não quero parecer dogmático nesse assunto, além do que meu conhecimento do assunto ainda não é tão abrangente quanto deveria ser, mas de início, sendo eu um ex-praticante de judô e Karatê(meu pai treinou o último e meu tio já foi inclusive presidente da federação paraense de Judô) e pelas leituras e apostilas com que me deparei, as artes marcias não possuem uma menção de alguma divindade. Mas em contrapartida, buscam certo aperfeiçoamento corporal, mental e espiritual do praticante, inclusive com mudança de caráter e do coração, ainda que tais coisas, a luz da plavra de Deus, só são possíveis pelo Espírito do Senhor. Todavia, creio que uma reflexão e ressonãncia das pessoas que votaram e não votaram seja presente neste espaço com comentários. A GQL aguarda desde Já.

Soli Deo Gloria....