sexta-feira, agosto 15, 2008

O(s) Evagelho(s)


Estamos em um período tumultuado no mundo cristão. Apesar das constantes batalhas de apologetas evangélicos quanto ao dito movimento da prosperidade, a maré ora parece recuar ora voltar. Sementes do evangelho antropocêntrico ainda permeiam a vida de muitos, pessoas às vezes que já são fruto de uma geração de pregadores da prosperidade. Sementes essas que querem voltar para dominar a situação.

Diante de tantas batalhas, talvez surja uma questão: Seria realmente o evangelho da prosperidade ilícito, ou algo válido no mundo (cada vez mais) "pluralista cristão"? Talvez a exposição de ambos os evangelhos, tanto o da prosperidade quanto o evangelho já há muito tempo pregado possa nos render alguma conclusão. Espero que o leitor possa avaliar a si mesmo e suas motivações ao defender uma posição, ou seja, quero dizer que a honestidade calcada no respaldo da Palavra de Deus é fundamental. Tenho minha convicção de qual lado está certo e sei que é verdade(por mais arrogante que eu possa parecer). Mas isso paradoxalmente não exclui a reflexão e o pensamento cristão,além do debate. Na verdade, o que eu quero agora é ouvir a opinião dos outros: Qual desses evangelhos é o correto? qual desses é O EVANGELHO?

Primeiramente atentemos para este:

Agora para este:

Então? Qual dos dois é o digno? É o verdadeiro?

Soli Deo Gloria

quinta-feira, agosto 14, 2008

Onde Encontrar os Fundamentalistas?

Há diversos sites fundamentalistas espalhados por aí, porém sem dúvida existem os mais famosos.

Aqui disponibilizo alguns deles para os leitores do blog.

http://www.solascriptura-tt.org

http://www.chamada.com.br

http://www.palavraprudente.com.br

http://www.espada.eti.br/

http://www.baptistlink.com/creationists/

http://www.crossway.org/sites/total.truth/

http://www.pearceyreport.com/

http://www.normangeisler.net/

http://www.wayoflife.org/

http://www.luz.eti.br/

Obs: Apesar da ala esquerda ser por demias agressiva, há exceções à regra, pelo menos nos trato com outro evangelicais. Dentre estes se destacam David Cloud e Walter Andrade Campelo.

domingo, agosto 10, 2008

Da Água Profunda e Ardente -Os Fundamentos do Pentecostalismo Puro e Simples(Águas Profundas e Ardentes,parte final)


Depois de estudarmos cada ala do fundamentalismo, cabe agora perguntar: São os pentecostais dignos de crédito? Eles possuem mesmo requisitos bíblicos para pelo menos serem considerados por outros cristãos como "servos de Cristo" ainda que equivocados? Afinal, HÁ FUNDAMENTOS PARA O PENTECOSTALISMO?

-Análise dos Fundamentalistas e Pentecostais.

Por certo há muito que aprender com os fudamentalistas, principalmente os da ala Centro-Esquerda e Centro-Direita. Assim também como repudiar os erros de ambos. Todavia, não há dúvida que os pentecostais herdaram muitas qualidades da ala que mais os odeiam(no caso a ala esquerda), todavia, essas semelhanças foram grandemente temperadas com o amor de Deus, a simplicidade e humildade e o Poder do Espírito Santo. Pentecostais sempre foram conhecidos por seus brados - Não me refiro aos brados do reteté, destituídos de respaldo bíblico. Me refiro aos brados dados por homens compromissados com a Palavra de Deus, assim também como sempre foram muito rigorosos em usos e costumes, algo que foi grandemente herdado do fundamentalismo. Esse rigor quase ou até mesmo legalista encontrado em muitas igrejas fundamentalistas, como os batistas regulares. Todavia, ao mesmo tempo vemos um desejo ardente pela salvação das almas perdidas e um compromisso maior dos pentecostais com relação ao testemunho cristão, grandemente acompanhado pelo fruto do Espírito. Os pentecostais, desde a época em que surgiram fizeram muito mais pelo trabalho missionário do que muitos cessanionistas, que querendo ou não, vêem a Bíblia nada mais como um simples documento sagrado do que como Palavra de Deus genuína.

Muito se tem falado dos pentecostais, e utilizando de exemplo uma certa ala equivocada e extremada, que mais é uma subcultura pentecostal do que pentecostalismo propriamente dito. usa-se exageros de um pequeno grupo para criticar o todo, do particular para o geral. Os pentecostais são vistos muito mais como enviados do diabo, que não crêem na suficiência das Escrituras, não possuem apoio teológico sustentável e se baseiam por impressões emocionais. Argumentos de pessoas que quase nunca pararam e conversaram com pessoas dignas de se chamarem pentecostais. Para quem possa ser contra o movimento pentecostal, considere pelo menos esses pequenos esclarecimentos:

-0 Pentecostais genuínos nunca menosprezaram a Palavra de Deus.

Muitos pentecostais podem não ter tido um educação formal em um seminário de luxo, que possui heresia e ortodoxia, santidade e pecado no mesmo espaço, como a maioria dos seminários por aí. Mas por certo o movimento pentecostal sempre buscou apoio bíblico para suas doutrinas, não cremos que pentecostais falam a língua dos anjos porque um anjo apareceu a nós e nos revelou uma verdade extra-bíblica, cremos que pentecostais falam em línguas estranhas por que vemos que isso é possível à luz da Palavra de Deus. E não de nenhuma outra fonte. Sempre buscamos apoio em nossa regra de fé, que é a Sagrada Escritura.

-Pentecostais genuínos nunca perverteram as doutrinas essenciais da Fé.

Os pentecostais nunca afirmaram que as boas obras são necessárias para obter mérito diante de Deus, mas sempre foram fiéis ao lema:"Jesus Salva". Quer tenhamos sido rigorosos no passado, tal rigor era fruto de uma mente que associava bons costumes com o testemunho cristão sadio. Nunca afirmaram arianismo, ou unicismo ou qualquer "ismo" que cheira a alguma heresia.

-Pentecostais Fizeram muito mais por Cristo neste século do que muitos calvinistas, batistas, anglicanos ou metodistas, quer fossem fundamentalistas ou não.

Não há dúvidas que o cristianismo chegou em lugares muito mais rápidos devido ao fruto do evangelismo pentecostal, quer seja no Brasil ou no exterior. É muito fácil ver igrejas tradicionais em bairros nobres, mas muito difícil encontrá-las em favelas, morros ou bairros onde o viver e o morrer andam muito perto de um ser humano.

Não...não somos deuses. Temos falhas como qualquer um movimento, temos muito que aprender e por muito ficamos separados da cultura, de uma acdemia e podemos ter cometidos exageros, mas cabe perguntar:

- É justo nos classificarem como Hereges?

você pode objetar e discordar de nossas posições, afirmar que os dons cessaram, que Deus não faz mais milagres extraordinários e tudo mais. Mas será justo afirmar que pregamos outro caminho? outro Cristo? outro evangelho?

- É Justo não termos o vosso amor?

É justo sermos maltratados, repudiados e caluniados por vocês? É justo vocês tomarem tal posição drástica, a ponto de não nos considerarem salvos, não nos considerarem irmãos?

o fundamento do pentecostalismo é Cristo! Nós vivemos por Cristo, amamos a Cristo e cremos em Cristo. Cremos que Ele revelou o Pai, e derramou o Espírito Santo, Cremos que Ele salva, e cura e batiza com o Espírito Santo. Cremos que ele morreu por nós, para nos tornar filhos de Deus. Cremos nessas doutrinas, cremos que elas vêem de Cristo, e estão registradas nas páginas sagradas. a regra que Cristo nos deu. Esse é o pentecostalismo, os dons podem ter cessado(apesar de sabermos que isso não aconteceu), Deus pode não mais curar(mas sabemos que Ele ainda cura), mas ninguém têm o direito de não nos chamarem de Cristãos, por que cremos em Cristo e cremos que por Ele temos acesso ao Pai, que por Ele recebemos o Espírito Santo. Ninguém pode tirar isso de nós. Não do Pentecostalismo genuíno, qualquer coisa que foge disso, por certo não vêem do pentecostalismo.Podemos não saber de cultura(estamos começando a ter, e como teremos se ninguém quer nos ensinar?), podemos não ter um amor por Israel(mas temos), podemos não crer em predestinação, mas ninguém pode afirmar que não amamos a Cristo e Cremos na suficiência bíblica. Quem não crê nisso não é digno de ser chamado pentecostal, nem é digno de ser chamado de Cristão. Cremos nas doutrinas essenciais, e praticamente cremos em quase todas as doutrinas por vocês expostas, mas temos diferenças, temos distinções, mas o nosso clamor é: não se afastem de nós, ainda que não dependamos de vocês.

Que Deus possa abençoar a cada um irmão Fundamentalista, assim como nós. E que possamos exaltar a Cristo e confessá-lo como Senhor todos os dias de nossa vida, para a glória de Deus pai, no poder do Espírito Santo.

AMÉN!

Soli Deo Gloria

sexta-feira, agosto 08, 2008

O Neo-Evangelicalismo e a Palavra de Deus(Águas Ardentes e Pronfundas2)


Como foi dito anteriormente, as duas alas que compõem o fundamentalismo, que intitulo como Esquerda e Centro-esquerda são bastante influentes na américa do norte e também no Brasil. Porém com o passar do tempo começou a existir um "novo fundamentalismo", mais conhecidos como "neo-evangelicalismo" que apresentava distinções significativas do movimento fundamentalista maduro e também se aproxima um pouco mais do "formato" original do fundamentalismo, que teve como porta-voz o célebre teólogo calvinista Gresham Machen. Por sinal, este movimento caracteriza-se por uma presença bem maior de calvinistas de várias denominações como a anglicana(ala baixa), presbiteriana, e batista. Esse grupo tem como visão de Cristo não somente como redentor de homens, mas consequentemente também da cultura humana. Para eles, a cultura deve ser redimida e também debatida e discutida. Caracterizam-se por buscar conhecer as mais diversas áreas de conhecimento humano, como filosofia, matemática, biologia e outros. Possuem um forte senso de cosmovisão, e trabalham fortemente nessa área delicada da igreja. Possuem fortes elementos calvinistas como a visão do do trabalho e da profissão como vocação, além de buscarem sintetizar o conceito de VERDADE. Utilizam grandemente o lema:"Toda a verdade é verdade de Deus", por isso o cristão deve aproveitar o que há de "melhor" na cultura humana e também ser um agente de modificação e santificação da mesma. Para ficar mais claro vejamos certo exemplo: Enquanto que um neo-evangelical afirma: "olhe, a Bíblia é a verdade, ela dá testemunho de Cristo ao homem e todas as respostas e é nosso guia para todas as questões dessa vida. Não há erros nela, todas as evidências e conceitos são genuínos, por isso ela é digna de crédito". Um fundamentalista de Centro-Esquerda afirma: "Jesus é a verdade, e esse conceito de verdade é muito profundo e extremamente necessário para a nossa vida, Jesus não afirmou que 1 +1 é igual a dois e as pessoas não creram, mas sim porque ele revelou a Deus, a salvação, a vida eterna e as pessoas não creram, o conceito de verdade vai mais além do que uma simples verdade básica e cientifica, é claro que essas verdade básicas são importantes, mas a Verdade que Jesus afirma é infinitamente superior, vai muito mais além". O Neo-evangeliscalismo possui grandes representantes como Nancy Pearcey, Charles Colson, J. I. Packer, John Stott e Francis Schaffer. Esse grupo também defende grandemente o lema " Nas coisas essenciais, unidade, nas não essenciais, liberdade, em todas as coisas, amor". No âmbito da crítica textual, defendem muito mais o texto crítico da Bíblia( um texto grego mais recente) e não seguem o criacionismo de forma rigorosa, alguns inclusive são simpáticos à teoria do Intelligent Design, porém cabe ressaltar que nenhum deles defende categoricamente a evolução em seu sentido genuíno. Esse tipo de fundamentalismo pode ser classificado como fundamentalismo de Centro-Direita.

Para complementar basta falar da ala mais controversa, talvez nem deva ser classificada como necessariamente fundamentalista. Essa Ala ficou classificada como Fundamentalismo de Direita, sendo que ela não defende a inerrância nem mesmo a inspiração Plenário-Verbal, preferindo o conceito de inspiração dinâmica da Bíblia. A Bíblia agora não devereia ser considerada inerrante, mas sim "infalível", sem dúvida, argumentam eles, a Bíblia possui erros históricos e científicos, mas é infalível com relação a assuntos de fé e moral. Essa ala se aproxima bastante da neo-ortodoxia e do próprio liberalismo teológico. É extremamente ecumênica, a tal ponto de defender inclusive o polêmico Concílio Mundial de Igrejas(CMI) ,que possui altas doses de heresias e teologia liberal em seu bojo doutrinário. Talvez seja um equívoco colocar tal grupo no ramo de fundamentalista, na verdade ele está aí simplesmente por que muitos de seus membros ainda professam as doutrinas ortodoxas da Bíblia, mas tal definição será posta à prova na parte final desta série. Dentre os que fazem parte ou concordam com algumas das posições dessa ala encontram-se Roger Olson e muitos teólogos simpáticos à neo-ortodoxia.

Continua...

Soli Deo Gloria

Obs: Para uma compreensão melhor desse assunto, recomendo ao leitor que leia a primeira parte.

quarta-feira, agosto 06, 2008

De Águas Puras e Ardentes: O Pentecostalismo no Contexto Fundamentalista

O Pentecostalismo nasceu Fundamentalista. Com essa frase, o blogueiro evangélico-pentecostal Gutierres Siqueira definiu a verdade histórica do pentecostalismo. Nesses recentes meses, o pentecostalismo vem recebendo uma onda de duras críticas por parte da ala Hiper-Calvinista e fundamentalista do protestantismo brasileiro, gerando as mais diversas reações.

Muitos questionam se o termo fundamentalista realmente é importante para o mundo cristão atual. Será mesmo que ele ainda é necessário? Fundamentalistas não seriam os ditos “cristãos” arrogantes que se acham donos da verdade e que não respeitam a pluralidade do mundo cristão? Sem dúvida alguma, é necessário estabelecer definir, dentro do sentido histórico-teológico realmente o que é fundamentalismo – e diga-se de passagem, é uma tarefa colossal definir - e principalmente compreender – o termo fundamentalista. Porém só assim é que podemos tirar nossas próprias conclusões, como também elogiar e também criticar, tudo isso acompanhado do respaldo da Palavra de Deus.

As definições que darei são fruto de uma pesquisa que tem como base dois historiadores, um eclesiástico e outro teológico: Earle E. Cairns e Roger Olson. Ambos possuem visões e definições sobre o fundamentalismo similares e ao mesmo tempo diferentes e distintas, o que contribui para a análise e reflexão teológica. O resultado desse estudo deriva-se igualmente de um tempo de convivência com a mentalidade fundamentalista contemporânea oriunda de sites fundamentalistas como o solascriptura-tt.org e também de trocas de e-mails com representantes e líderes do movimento fundamentalista brasileiro.
Essas definições não tem como objetivo esgotar o tema do fundamentalismo, mas apenas ser uma simples contribuição, que possa orientar um pouco mais alguém que quer se aventurar nessas quentes águas da ortodoxia .


Fundamentalismo: O Início

O Fundamentalismo possui antecedentes que remontam ao século XIX, como a ortodoxia calvinista do seminário de Princenton, que contou com grandes mestres do calvinismo como Charles Hodge e Benjamin Breckinridge Warfied. Com esses dois expoentes, a ortodoxia protestante lutava contra a maré de teologia liberal que estava varrendo a Europa e chegando até o Estados Unidos. Os pontos mais defendidos eram a inerrância bíblica e inspiração Plenário-Verbal.

Fundamentalismo: O Desenrolar
O fundamentalismo propriamente dito começou por volta de 1910 com o lançamento de uma série de brochuras intituladas “O Fundamentos”, que combatiam a teologia liberal(nessa época a todo vapor nos Estados Unidos), nesses fundamentos, buscava-se estabelecer as verdades bíblicas sobre a Bíblia, pecado, o nascimento virginal de Cristo, a Trindade, expiação(propiciação) Vicária de Cristo e sua ressurreição, doutrinas que eram totalmente repudiadas pelos liberais, que preferiam a doutrina do amor e paternidade universal de Deus por todos os homens e assistência social. Com o tempo o fundamentalismo mergulhou em uma verdadeira briga doutrinária, não somente com o o liberalismo, mas também dentro do próprio movimento inicial. Disso surgiram vários ramos que formam o fundamentalismo(ou pelo menos o seu termo) na época contemporânea. Os principais grupos são*:

Fundamentalismo de Esquerda: Essa ala fundamentalista é uma das mais tradicionais e antigas. Possui grande influência no Fundamentalismo norte-americano. Essa ala defende a inspiração plenária-verbal da Bíblia,o pré-milenismo, criacionismo e a apologética agressiva. Possuem um forte zelo doutrinário e defendem aquilo que chamam de “separação bíblica”, que é a separação de doutrinas ou até mesmo pessoas que não concordam com o escopo geral que eles apresentam, assim também está ligada à prática de não gostarem de se misturarem com política, artes e a cultura em geral, afirmando que o principal foco é a Bíblia como Regra de Fé sobre Deus e os pontos básicos da vida. Isso não quer dizer que menosprezam a cultura, tecnologia ou estudos seculares, apenas não gostam de fazer um correlação mais direta dessas atividades com o pensamento cristão. São depreciativos com quem pensa diferente e possuem um forte ódio pelo pentecostalismo. Também crêem fortemente na doutrina da Preservação Providencial da Bíblia, na qual afirma que a Bíblia foi perfeitamente preservada com o passar dos tempos e estabelecida de forma total como texto grego Tradicional da reforma (Textus Receptus). Não consideram os reformadores(Lutero,Calvino,Knox) como homens salvos. Também menosprezam grandemente o calvinismo(mas ironicamente possuem um escopo doutrinário praticamente paralelo ou similar ao calvinismo,podem ser descritos como calvinistas-compatibilistas). Na maioria são batistas(apesar de existirem calvinistas nessa ala, porém com menor escala, estes calvinistas não menosprezam a ala reformada e também não atribuem termos negativos a Calvino ou a qualquer reformador).Entre seus representantes brasileiros encontra-se o missionário Calvin Gardner, o grupo Solascriptura-tt, o site baptist Link, o teólogo Waldemar Jansen e Walter Andrade Campelo.


Fundamentalismo de Centro-Esquerda: Essa é uma ala bastante similar à primeira, todavia, apresenta bastantes distinções. Os componestes dessa ala são menos rigorosos com a doutrina da Preservação providencial bíblica(defendem na maioria das vezes, o texto grego Majoritário, que difere cerca de 2 a 3% do Textus Receptus), apesar de mostrarem-se firmes em sua doutrinas, não defendem a chamada “separação bíblica”, são pré-milenistas,criacionistas e nutrem um forte amor por Israel, que é um de seus temas favoritos e constantes em seus estudos. São mais ativos culturalmente, mas ainda assim cautelosos. Repreendem fortemente o movimento de psicologia cristã, são cessacionistas, mas defendem a pregação de Deus com grande poder(utilizam o termo Palavra Profética), muitos deles também são contra o calvinismo tradicional, mas há calvinistas em seu meio. Desse grupo pertecem nomes como Dave Hunt, John Akenberg, Win Malgo, Henry Morris(Textus Receptus), Hal Lindsey, John MacArthur Jr e o grupo Chamada da Meia-Noite.



Esse são dois fortes grupos fundamentalistas que exercem influência no Brasil, Porém há outros que não podemos deixar de considerar.


Continua...


Soli Deo Gloria

*Os termos Esquerda e Centro-Esquerda nada mais são do que definições sobre o tipo de fundamentalismo, mais radical(original ou antigo) e mais recente, todavia, não é minha intenção ser preconceituoso ou difamador e depreciativo ao usar esses termos, e de forma nenhuma expresso minha posição e opinião sobre estes grupos ao usá-los.


terça-feira, agosto 05, 2008

De Volta do "Paraíso"



 Depois de uma pequeno espaço de tempo ausente, o blog GQL retoma suas atividades nesta semana.

    Durante o tempo de ausência, Eu(Victor), Eduardo e Rodolfo ficamos na cidade de Soure, que fica situada na ilha do Marajó. 

    Esse período foi importante para analisarmos nossa vida e em nossas futuras ações dentro do serviço cristão. Não sabemos no que vai ocorrer neste semestre, mas mais do que nunca, sabemos que Deus nunca abandona aqueles que o buscam.

    Que Deus abençoe todos aqueles que visitam este blog.

Soli Deo Gloria