sexta-feira, janeiro 30, 2009

CGADB 2009: remoção dos marcos antigos?



Não há dúvidas que a Assembléia de Deus possui uma extensa bagagem cultural nestes quase cem anos de existência, isso não se pode nem se deve negar; muito menos menosprezar, porém nem tudo são flores nessa cultura( que deveria ser totalmente fruto da prática correta da palavra de Deus).

Um dos temas a serem tratados na AGO em Vitória é sobre a "Remoção dos Marcos Antigos". Venho eu a perguntar: que seriam esses "Marcos antigos"? Não há dúvida que muitos pastores possuem um conceito semelhante quanto a isto: Os Marcos Antigos nada mais são do que a prática dos "bons costumes" assembleianos. A mulher ter um cabelo comprido e deve usar saias compridas, não se maquiar, ter cuidado com a "vaidade". O homem, por sua vez, não utiliza tais rigores na vestimenta, apenas que este tenha cuidado com shorts e camisetas. Dentre outras coisas alguns também classificam como atividades mundanas o ir a cinema e escutar algum tipo de música profana. Tal faceta cultural a assembléia de Deus foi construindo ao longo dos anos¹.

O grande problema é que tal prática gerou algo que não é preciso ser profeta para deduzir: um forte legalismo, onde quem fosse pego indo ao cinema ou jogando um futebol estaria desviado do caminho e teria que ser disciplinado. O grande problema é que quem é legalista possui sérios problemas espirituais e por certo é alguém com uma forte tendência carnal. A solução é pelo menos mudar o enfoque. Surge então a outra faceta e irmão gêmeo do legalismo assembleiano: o reteté de Jesus.

Houve, com o passar do tempo, uma revolta dentro do círculo assembleiano. O resultado: mulheres jovens não seriam mais obrigadas a usarem saias, mas poderiam se maquiar a vontade, usar shortinhos e grandes decotes para que se possa aparecer os lindos seios volumosos. Cinema? tá liberado!!! Logo vemos crentes elogiando filmes com temáticas totalmente anticristãs como "Os outros" e "Jogos Mortais", que nada mais é do que uma verdadeira ode à violência gratuita. Música? todas os ritmos são Deus, logo somos livres para adorar!
tais são os conceitos apoiados por muitos líderes evangélicos.descompromissados ou descuidados para com a palavra de Deus.

Tais batalhas superficiais acabam por prejudicar a igreja, reduzindo sua identidade a nada mais do que simples costumes, muitos destes extra e anti-bíblicos. Desde quando eu era criança ouvia tal assunto e problemática. E sinceramente não sei por que tanta controvérsia nestas questões.

Um apelo à moderação Bíblica

Entre tais questões, a Bíblia se faz muito clara: O bom senso santificado e a consciência, respaldada pelos princípios da Palavra de Deus é algo suficientemente claro para compreendermos tais problemáticas e a superarmos de uma vez por todas. A Bíblia é clara ao mostrar que devemo ser moderados em nosso vestir, tendo equilíbrio, pois muitas vezes o vestido revelava certa característica pessoal de alguém, razão por que a Bíblia sempre faz uma associação simbólica entre as roupas e a santificação( 1 Pe 3:3; Ap 3:18). Pedro, ao afirmar em sua epístola a moderação da mulher não a está proibindo de utilizar jóias, mas mostrando que a verdadeira riqueza que ela deve possuir não é externa, mas interna (uma análise no grego original tal significado é mais claro). Deve haver moderação e bom senso no vestuário feminino. A mulher cristã deve se vestir de forma elegante e bela, porém que evite roupas que provoquem a libido sexual nos homens( e isso também vale para saias!). O que não significa que deva rigorosamente ter cabelos compridos e saias grandes, acompanhados de roupas pobres e sem vida( ao contrário de seus maridos, que se tiverem condições, jamais dispensarão um terno Armani para o culto de domingo). Não é toda a música conveniente para o cristão cantar e tão pouco utilizar no culto à Deus, pois não reflete a sua glória e não nos leva a um compromisso com o Senhor, sem falar que não nos ensina em nada também. Isso equivale também para filmes e coisas semelhantes.

É impressionante que tais questões são simples e que poderiam ser resolvidas com um bom ensino bíblico, mas permanecem até hoje como espinhos na carne da Assembléia de Deus no Brasil. Isso tem que acabar. Isso deve acabar. Não é tolerável nos prendermos a questões tão simples em detrimento de outras muito mais importantes, como o papel do cristão como elemento julgador, repreensor e santificador da sociedade que o cerca, tendo como ponto de partida, base e sustentação a Palavra e o Espírito Santo de Deus.

É óbvio que segundo a Bíblia, "Marcos Antigos" nada mais são do que expressões de delimitação geográfica, e que devem ser analisadas em seus devidos contextos (Jr 31:21 ; Dt 19:14; Jó 26:10), nada tendo a ver com usos e costumes. Estes, devem ser revisados pela Palavra de Deus.



Soli Deo Gloria

Nota:

[1] isso não significa que tal cultura era ou sempre foi majoritária na assembléia de Deus. É bem verdade que ela sempre esteve presente, porém com maior ou menor intensidade, dependendo da região no país. É certo afirmarmos que o nível intelectual era bem avantajado. Samuel Nyström lia romances e Alcebíades Pereira de Vasconcelos deve ser considerado um dos maiores eruditos pentecostais do início do século XX.

domingo, janeiro 18, 2009

Um problema (Também) Moral




Na época da Reforma Protestante, dois homens se destacaram de forma significativa, todavia um deles foi muito além e por certo sua obra na casa de Deus foi muito mais contribuitiva do que a de seu colega teólogo.

Ambos criticavam a instituição vigente, lamentando por seu afastamento dos princípios genuinamente bíblicos. Entretanto, o enfoque dado por eles era distinto. Um atentava para a moral deturpada da época, apesar do valor que dava à doutrina e instrução. O outro sempre atentou para à imoralidade e doutrina juntas. Sendo que para ele, crente(assim como eu) que a ortodoxia é a que dá o genuíno alicerce para a verdadeira e boa ortopraxia. Seu foco era do ponto de vista doutrinário, o que por certo também trazia várias implicações morais. O primeiro era holandês, o outro era alemão. O primeiro se chamava Desidério Erasmo, o outro se chamava Martinho Lutero. O segundo é que iniciou a Reforma. Enquanto que o outro foi instrumento de Deus para o restabelecimento a a doutrina essencialmente bíblica: A justificação pela Fé somente.

É interessante a lição que a história nos passa através desses homens. Erasmo, apesar de sua erudição e com grandes conhecimentos bíblicos, adotou o lema "paz e unidade"¹, enquanto que o lema de Lutero se encontrava em uma belíssima síntese de perseverança e luta pela Verdade: " Paz, se possível, mas Verdade, a qualquer custo". Lutero não teve medo de confrontar os pecados de sua época, que muitas vezes mostravam que o problema não era somente doutrinário, mas também moral. Doutrina e ética andam juntas, são inseparáveis. De tantos hereges existentes no meio cristão, não há dúvida que muitos possuem em sua motivação motriz um relacionamento íntimo com a concupiscência carnal(Jd 16). Lutero sabia que muitos falsos mestres se sustentavam pela sua autoridade e apoio dentro da comunidade eclesiástica, mas não pela doutrina genuinamente cristã. Esta, por sinal, eles pervertiam.

A igreja evangélica atual(incluindo a Assembléia de Deus no Brasil) está cada vez mais se enchendo de homens como estes descritos em Judas. Que nada mais querem do que cobiçar o poder e dinheiro juntamente com suas tendências carnais, que são muitas. Tais homens devem ser duramente combatidos (pois pervertem a fé e moral do povo de Deus) com firmeza e com a Verdade, independentemente se citarmos nomes ou não( ambos os procedimentos possuem respaldo bíblico, sendo que, obviamente, devem estar em sintonia com a sabedoria bíblica, para que não se comenta exageros no momento de referir-se aos tais).

Até mesmo homens piedosos às vezes devem ser repreendidos. Um exemplo disso é quando Paulo confrontou Pedro, haja vista este estar utilizando de fraqueza e sendo tolerante para com os hereges judaizantes( Gl 2:10-13).

É claro que a base da "crítica" deve estar intimamente alicerçada na Palavra de Deus e motivada pelo amor à Deus, Sua Palavra e às ovelhas do rebanho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por certo muitos que apesar de cometerem desvios doutrinários, o fazem por ignorância ou fraqueza moral, mas ainda assim são irmãos que devem ser corrigidos com amor(o que não implica necessariamente uma voz carinhosa). Todavia, há muitos que conhecem a Verdade, mas o pecado no coração já tomou as rédeas de tal forma que estes defendem a heresia com unhas e dentes e acham que estão obedecendo a Deus, mas simplesmente estão satisfazendo o próprio proveito pessoal. Muitos ocupam a liderança de nossos púlpitos, tendo por certo que estes, quem quer que sejam, também estarão presentes em Vitória para votar. Tais homens pouco se interessam por doutrina ou algo de acordo com o genuíno evangelho de Deus, mas sim em qual dos candidatos lhe trará mais poder e influência no reino de Deus. Assim como umas notinhas a mais no bolso. Porém muitos podem estar lá com propósitos até mesmo semelhantes, mas não necessariamente inclusos na classe dos falsos mestres ou obreiros fraudulentos, mas por certo estão começando a trilhar este caminho de destruição.

É necessária a união, porém tal união não pode ser feita às custas do alimento sadio que é a Palavra de Deus, tão prejudicada dentro do contexto assembleiano não necessariamente por falsos profetas, mas por muitos que acabam se enveredando pela politicagem eclesiástica juntamente com frouxura moral ou falta de integridade, sem falar da meninice. Muitos deste tipo podem até serem piedosos, mas ainda assim não são intocáveis e alheios à crítica sadia e bíblica, juntamente com um genuíno amor cristão.

Para que haja uma legítima união, é necessário arrependimento e busca pelo entendimento correto das Sagradas Escrituras. Só assim realmente a Assembléia de Deus vencerá.

E esse é o nosso profundo e genuíno desejo.

Soli Deo Gloria

Nota:

[1] Tal lema foi atribuído por mim a Erasmo, não como frase propriamente dita por ele, mas sim como o conceito que sempre marcou seu ministério.

sábado, janeiro 10, 2009

Eleições CGADB: perfil de dois reis

Por Gutierres Siqueira e Victor Leonardo Barbosa

Os pastores José Wellington Bezerra da Costa e Samuel Câmara concorrem à presidência da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB). Segundo as novas normas estatutárias da CGADB, o novo presidente dessa instituição terá um mandato de quatro anos, podendo se reeleger uma única vez. A votação nos candidatos acontecerá na 39° Assembléia Geral Ordinária (AGO), de 20 a 24 de Abril, na cidade de Vitória- ES.

01. Quem é José Wellington Bezerra da Costa?

Nascido na cidade de São Luís do Curu- CE, no dia 14 de outubro de 1934, o pastor José Wellington Bezerra da Costa entrará para a história da CGADB como o presidente que mais tempo passou na direção dessa instituição assembleiana [1]. Hoje, José Wellington ocupa vários cargos importantes, como a presidência das Igrejas Assembléia de Deus Ministério do Belém (São Paulo), presidente da Convenção Fraternal e Interestadual das Assembléias de Deus do Ministério do Belém no Estado de São Paulo (Confradesp) e atual presidente da CGADB. Formado em Direito, é autor do livro Como Ter um Ministério Bem Sucedido, publicado pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD). José Wellington ainda é membro do Comitê Mundial das Assembléias de Deus (World Assemblies of God Fellowship).

Pontos fortes

Na gestão do pastor José Wellington a CGADB e a CPAD passaram por estruturações importantes. A CPAD passou de uma editora que publicava basicamente biografias, testemunhos e periódicos, para uma ótima qualidade técnica e teológica. Hoje é possível adquirir clássicos e obras de volume por meio dessa editora, que tem sido elogiada até por alguns setores das igrejas históricas. Houve por parte da CPAD uma preocupação pedagógica, onde a escola dominical foi valorizada e estimulada; hoje existem congressos e conferências que treinam milhares de professores por todo o Brasil. A CPAD conta com bons teólogos e pedagogos em seu quadro de funcionários.Na gestão José Wellington a CGADB ganhou uma nova sede e a CPAD adquiriu equipamentos tecnológicos para montar um importante parque gráfico. É necessário destacar o crescimento de interesse pelo ensino teológico e valorização da cultura em geral. Implantou a campanha Década da Colheita, que certamente ajudou as igrejas na área da evangelização.

Pontos fracos

Não combateu o legalismo, mas muitas vezes intensificou uma mentalidade retrógrada na Assembléia de Deus. Em entrevista para a Revista Veja do dia 2 de Julho de 1997 [2] colocou-se contra o uso de calça para mulheres e o mesmo repete em vários púlpitos do país, mesmo sendo mais flexível a Assembléia de Deus no Belenzinho, onde ele é pastor oficial. Em 1991 em declaração para o Jornal Mensageiro da Paz, Wellington disse: "Não é costume dos crentes na Assembléia de Deus o uso de pinturas, brincos etc. Não somos retrógrados, [apenas] desejamos [nos conservar] irrepreensíveis... Não danifique a Assembléia de Deus, ame-a ou deixe-a” [3]. Nessa usou até os chavões dos governos militares!

José Wellington é oficialmente contrário aos ditos modismos neopentecostais (benção de Toronto, gedozismo etc.), porém ratificou o ministério do controvertido Paulo Roberto, em uma entrevista cedida para esse pastor. Enquanto se esperava a exclusão de uma figura tão anti-bíblica, o mesmo acaba é apoiando o ministério de um homem que contradiz várias diretrizes doutrinárias. [4]. Em abril de 2008, Wellington visitou o congresso mais controvertido das Assembléias de Deus, ligado aos Gideões Missionários da Última Hora. Nesse evento encheu de elogios os organizadores. Em lugar de ratificar esses movimentos contraditórios, se espera do líder a condenação veemente dos mesmos. Faltou coerência nessas atitudes!

02. Quem é Samuel Câmara?

Nascido em 31 de outubro (dia da Reforma Protestante) de 1957 em Cruzeiro do Sul (AC), Samuel Câmara desde a infância demonstrou interesse pela obra evangelística, época essa em que distribuía panfletos entre amigos. Apesar de ser oriundo de um lar com poucos recursos financeiros, isso não o impediu de buscar o melhor aperfeiçoamento intelectual possível, estudou Teologia, Filosofia, Pedagogia e Direito. Foi presidente da Assembléia de Deus em Manaus e desde 1997, com o apoio do pastor Firmino da Anunciação Gouveia, foi eleito líder da Assembléia de Deus (Igreja-Mãe) em Belém [5]. É também presidente da Televisão e Rádio Boas Novas e do Instituto de Correspondência Internacional (ICI/Brasil).

Pontos fortes

Pastor Samuel é dotado de grande intelecto e capacidade administrativa, além de possuir um dinamismo perene em todo o objetivo que se propõe a realizar. Valoriza o serviço leigo prestado à igreja e é a favor de ministros que se destacam na área pastoral, independentemente se este possui uma formação teológica formal, desde que o mesmo respeite e pregue as verdades bíblicas. Possui articulação suficiente para a cooperação e reflexão teológica sadia, forte zelo evangelístico e de forma moderada, tem profundo respeito pelo legado cultural da Assembléia de Deus. Em sua administração eclesiástica, inovou a articulação missionária na cidade.

É um profícuo escritor, tendo obras publicadas pela CPAD como Administração Eclesiástica (em parceria com Nemuel Kessler) e A Bíblia e Jornal (coletânea de artigos publicados pelo pastor Samuel no jornal O Liberal de Belém-PA).

Pontos fracos

Apesar de possuir dotes administrativos notáveis e dialogar com indivíduos de confissões teológicas conservadoras, porém distintas; sua associação com o neo-pentecostalismo, fortificada devido as mais variadas parceiras e alianças oriundas do propósito de fortalecer sua emissora de televisão, tornou-se um forte ponto fraco em seu ministério. No mesmo púlpito da igreja-mãe já pregaram indivíduos como o pop-star da subcultura legalista/espiritual Marco Feliciano, este, por vezes pregando os mais variados modismos e antropocêntricos neopentecostais, além do "apóstolo"português Jorge Tadeu, um dos porta-vozes da Confissão Positiva e do evangelho da Saúde Perfeita, doutrina que já trouxe danos espirituais graves para o povo de Deus[6].

É extremamente ambíguo na hora de posicionar-se com relação a questões controversas[7] como o pastorado feminino, modismos neopentecostais e o papel da Escola Dominical, sendo que valoriza mais o ensino através dos meios de comunicação, em especial a emissora de televisão, que possui determinados programas de qualidade evangelística duvidosa[8].


Conclusão:

Eis aí apresentados um pequeno perfil dos candidatos à presidência, escrito do ponto de vista de jovens que não possuem relações estreitas ou comprometidas com alguma convenção ou candidato particular. Que o Espírito Santo possa guiar a consciência de cada eleitor, e que estes possam ver quais os candidatos poderão ter um zelo maior pela saúde da Igreja Evangélica Assembléia de Deus; saúde esta oriunda inconfundivelmente das Sagradas Escrituras e do testemunho cristão.



Notas:

[1] José Wellington já foi vice-presidente da CGADB no biênio 1981-1983. Foi eleito presidente pela primeira vez no ano de 1988 e ficou até 1989, quando o pastor Avelino Maicá da Silveira, da Assembléia de Deus de Santa Maria -RS presidiu a convenção. José Wellington voltou para a presidência em 1990, mas presidiu até 1993, quando o pastor Sebastião Rodrigues de Souza, da Assembléia de Deus de Cuiabá-MT, assumiu o posto até o ano de 1995. De 1995 até a presente data, José Wellington preside a CGADB.


[2] "A concorrência dos soldados renovados de Deus obrigou a antes ultratradicionalista Assembléia a mudar. O pastor Wellington diz que sua igreja ainda não tolera mulher vestida com calças compridas -- "Não se ache na mulher a roupa do homem", diz a Bíblia. Em compensação, ele não vê nada de mais em seus fiéis usarem métodos contraceptivos artificiais. "Seria hipocrisia ir contra isso, embora eu ache melhor o método natural", diz. Até 1989, os seguidores dessa igreja não podiam sequer olhar para a televisão. Hoje, a Assembléia tem duas geradoras de programação e 47 repetidoras." Trecho da reportagem. BARROS, Andréa e CAPRIGLIONE, Laura. Soldados da Fé e da Prosperidade: As igrejas evangélicas crescem com a promessa do paraíso na terra. Revista Veja. São Paulo. 02 de Julho de 1997.

[3] Mensageiro da Paz, fevereiro de 1991

[4] Na gestão do pastor José Wellington, o pastor Ouriel de Jesus (agora apóstolo?) foi excluído da CGADB sob acusação de angeolatria. Talvez seja uma das mais corajosas atitudes dessa convenção. Também em sua gestão, uma resolução foi aprovada condenando modismos neopentecostais na 8° ELAD, com assinatura do pastor Wellington. Mas enquanto se toma medidas louváveis como essa, ao mesmo tempo o pastor Wellington dá apoio aos GMUH (catalisadores de toda sorte de modismos) e também ao Paulo Roberto, conforme pode ser visto nesses vídeos do YouTube:

a) http://www.youtube.com/watch?v=XV-TNg6uK1k

b) http://www.youtube.com/watch?v=tHx2KFTx0v8


[5] Apesar de forte resistência por parte de muitos pastores com relação a posse do pastor Samuel Câmara na liderança da Igreja-Mãe em Belém. Aos poucos, Câmara foi domando seus opositores, sendo que um número considerável de pastores em tem na mais alta estima possível.

[6] Paulo Romeiro, em seu best-seller Supercrentes (Editora Mundo Cristão) confronta os ensinos de Jorge Tadeu, além de relatar dois casos de graves conseqüências emocionais e espirituais de pessoas que acreditaram no pseudoevangelho de Tadeu.

[7] Um exemplo dessa ambigüidade pode ser vista na entrevista que o pastor Samuel concedeu ao blog Lucimauro Assembléia de Deus, disponível neste link:
http://lucimauroassembleiadedeus.blogspot.com/2008/12/srie-ad-capixaba-de-portas-abertaspara.html

[8] Não se quer dizer com isso que todos os programas da emissora se encaixam nesta afirmação. Na Boas Novas, existem os mais variados programas e muitos possuem um bom conteúdo cristão, outros não apresentam um conteúdo 100% evangélico (referentes diretamente ao evangelho), apesar de alguns afirmarem ser esta uma televisão com conteúdo de porcentagem totalmente voltada ao Evangelho. Além do que, muitos dos conceitos neo-pentecostais estão presentes em seus programas, sendo que uns possuem maior, outros menores e mínima influência. Não se pode considerar a Boas Novas como uma emissora pertencente à Assembléia de Deus, apesar da associação da emissora com esta denominação.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

A problemática conceitual acerca da docência cristã


Há muitas pessoas que, a cada domingo, se disponibilizam para lecionar um conteúdo bíblico sadio para o povo de Deus. tais homens( e mulheres) possuem características significativas e possuem um papel importantíssimo para um genuíno compromisso cristão. Tais pessoas são conhecidas como"professores","tios","irmãos", entre outros. O título mais conhecido, sem sombra de dúvida, é o de professor de Escola Dominical(ED), instituição também conhecida como Escola Bíblica Dominical(EBD). Muitos teóricos da educação cristã buscam conceituar de forma adequada tal função eclesiástica. Alguns questionam o conceito de "professor", preferindo o de "ensinador", outros, crêem que ambos são bons, porém imcompletos, preferindo o conceito de "educador". Diante de tais conceitos e sobre qual desses é o melhor, julgo que a Bíblia tem o melhor a nos dizer sobre isso.

Para melhor realizarmos a docência cristã, melhor é saber definir o nosso papel dentro do ministério cristão. Partindo da epístola de Paulo aos Efésios, saberemos como conceituar essa importante função. Nesta epístola, a partir do capítulo quatro, versículos oito e nove, vemos a ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo, depois de Ele ter "descido às partes mais baixas da terra..." ( um texto que é motivo de debates entre muitos teólogos). É interessante notar nesta leitura a frase "e deu dons aos homens" . Tais dons são revelados no versículo onze: " E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores" (ênfase acrescentada).

É importante atentar para o último dom revelado neste texto, dentro do contexto estabelecido. O termo "doutor" também pode ser traduzido por "mestre", sendo que ambos possuem as mesmas raízes lingüisticas ( mestre provém do latim doctoris, e em grego há uma palavra semelhante é dokein). ambos os termos se dão para alguém que possua uma determinada qualidade. Que domine, de forma ampla, porém aprofundada, com maestria e precisão o conteúdo que conhece. O mestre, como dom de Deus, deve ter um profundo relacionamento com o instrumento de seu ministério, que é a Sagrada Escritura, sendo um presente eleito de Deus para o Seu povo. Porém incluindo na Palavra mestre, temos a qualidade de:

- Professor: O mestre cristão não é simplesmente alguém que demonstra conhecimento sobre algo e mostra as variáveis deste conhecimento. Ele é alguém que crê naquilo diz, é alguém que professa o conteúdo que sai de sua boa com firma convicção.

- Ensinador: O mestre cristão não somente professa a sua crença, ele é alguém que ensina, que transmite as informações que recebeu das Sagradas escrituras e que constrói o conhecimento que possui na mente de seus alunos de forma honesta e íntegra. Uma construção firme e doutrinariamente alicerçada na rocha do evangelho. O que não anula o bom senso, reflexão e participação dos alunos que o escutam.

- Educador/líder: além de professar e ensinar, o mestre cristão é alguém que busca, com amor ágape e interesse genuíno, levar seus educandos à prática do que foi professado e construído. Não é alguém que se considera o dono do saber, mas um servo, escravo do Senhor dos Exércitos e de sua Palavra, sendo que esta procura passar para os educandos com carinho, companheirismo e atenção, tendo a esperança que este possam andar no caminho da Verdade.

-Aluno: O mestre cristão é também um aluno, que procura de forma incessante o conhecimento vindo do Senhor para realizar sua tarefa, crendo no Espírito Santo de Deus como o professor por excelência, sendo que o mestre nada mais é do que um instrumento para tal ação divina.

Como se pode notar, as qualidades de educador, professor e ensinador não são excludentes, mas se completam, sendo adequadamente resumidas no ofício de mestre, onde este pode ser chamado especificamente por uma dessas qualidades sem problema algum, porém deve ter todas para realizar o ministério que lhe foi confiado. Que Deus nos ajude em tal maravilhosa e abençoada tarefa.

Amém

Soli Deo Gloria

domingo, janeiro 04, 2009

A Questão Indígena: O Dilema dos Inocentes(Download)


Escrevi, há alguns meses atrás um artigo para a matéria Realidade Regional em Comunicação, da Faculdade de Estudos Avançados do Pará(FEAPA). Tal artigo aborda a delicada questão da ação missionária em terras indígenas, a partir dos casos de infanticídios cometidos por determinadas tribos.
Apesar de conseguir um material que a meu ver, embora relevante, não cobre diversos pormenores e espectros de opiniões sobre este delicado tema. Por isso, tal artigo tem o propósito de ser uma mera contribuição para aqueles que decidiram saber mais sobre este assunto, que é abordado a partir do ponto de vista dos missionários, algo muitas vezes ignorado na diversas obras acadêmicas devidos à ideologia predominante sobre este assunto. Todavia, busquei ser o menos tendencioso possível, para que a leitura e conhecimento do leitor não sejam prejudicados.
Pela graça de Deus, que este artigo seja útil e proveitoso e que aqueles que porventura queiram lê-lo possam se interessar por este assunto e pesquisar em outros materiais mais profundos e abalizados.

Para fazer o download, clique aqui ou aqui

Soli Deo Gloria

P. S. : No Template atual do blog, o bloco textual não aparece perfeitamente no Internet Explorer 6. Na mais nova versão do Explorer o Template aparece com 97% de forma correta, tendo apenas a lateral um pouco fora dos ajustes. Para uma mostra perfeita, recomendamos a utilização do navegador Firefox ou Opera. Agradecemos, desde já a compreensão de nosso leitores.