terça-feira, fevereiro 17, 2009

Escolhas




Está chegando à hora de ser escolhido a próxima mesa diretora da CGADB e por isso achei interessante colocar este capitulo do livro “Por que caem os valentes? Uma análise bíblica e teológica acerca do fracasso ministerial” do Pr. José Gonçalves, devido ele expor de forma clara a maneira que um Ministro do Evangelho deve ser. E também pelo fato de que nesta eleição não será apenas escolhido um presidente como é tão vinculado por ambas as partes (como que se elegendo o presidente ganhasse de brinde o restante da mesa diretora), mas na verdade uma mesa diretora que pode muito bem ser composta por pessoas de “lados” diferentes.

Que estas placas de advertência possam auxiliar a todos que vão a Vitória, decidir o “futuro” da AD, mas também posso trazer a reflexão que tipo de Ministros temos em nossas Igrejas.


PLACAS DE ADVERTÊNCIA*


Desejo partilhar um alerta final com todos os valentes: não devemos ignorar as placas de advertências. Elas nos ajudarão a seguirmos seguros em nosso caminhar ministerial. Essas placas estão espalhadas por toda a Bíblia, bem como podem ter sido erguidas por quem já passou pelo percurso antes de nós. Se queremos seguir firmes, então precisamos levá-las a sério. Desejo expor aqui trinta e duas dessas placas. Dezesseis delas encontradas nas Escrituras Sagradas e outras dezesseis fincadas por outros homens de Deus:

  1. “Amará, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder” (Dt 6.5).
  1. “Quando jovens seminaristas e pastores sentem-se responsáveis por tornar o seu ministério famoso, rico e culturalmente pertinente, acabam tornando-se mercadores da fé; obcecados dinheiro pela glória só vão compromissos com grandes multidões. Ensandecidos pelo dinheiro vendem a alma ao Diabo” (Fim de Milênio – Ricardo Gondim).
  1. “Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo” (Lv 11.44).
  1. “Para começar, todos nós sabemos e concordamos: a Palavra de Deus é absolutamente essencial para nossa vida pessoal e ela somente vai assumir o lugar devido quando optamos por lê-lo diariamente e exercitarmos esta atividade. Sem Desculpas!” (Jack Haiford).
  1. “Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor” (Is 52.11).
  1. “Não podemos alimentar a carne e esperar vitória no Espírito. Precisamos matar a carne de fome e alimentar o espírito, pois, ao fazermos isso, a lei do espírito vai se sobrepor à lei do carne” (Tony Evans).
  2. “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).
  1. “Integridade moral arruinada significa que o líder espiritual renunciou ao direito de liderar” (Charles Swindoll).
  1. “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isto cm jejuns, com choro r com pranto” (Jl 2.12).
  1. “Satanás sabe que a queda de um profeta de Deus é uma vitória estratégica para si, por isso não descansa dia e noite, inventando armadilhas ocultas e fossos para o ministério. Talvez um exemplo melhor seria o dardo envenenado que apenas paralisa sua vítima, pois acho que Satanás tem pouco interesse em matar sem rodeios o pregador. Um ministro ineficaz, meio-vivo, é uma propaganda melhor para o inferno do que um bom homem morto. Por isso, os perigos do pregador, provavelmente, serão espirituais, em vez de físicos” (A. W. Tozar).
  1. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8).
  1. “O ministério é uma profissão de caráter. O chamado de Deus o coloca em categoria distinta, com um padrão mais severo do que todos os outros “(A Noiva de Cristo – Charles Swindoll).
  1. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).
  1. “Você é um desses crentes que vivem em desespero silencioso, na escravidão do medo, da fúria, da depressão, de hábitos que não pode controlar, de pensamentos ou vozes interiores que não sabe fugir, ou de comportamento pecaminoso que não consegue se livrar? Não estou dizendo que todos os problemas espirituais são resultado de atividades demoníacas diretas. Todavia, você pode estar escravizado porque negligenciou, ou negou, a realidade das forças demoníacas operando no mundo de hoje” (Quebrando Correntes – Neil T. Anderson).
  1. “Foge, também, dos desejos da mocidade” (2 Tm 2.22).
  1. “Não devemos nos afastar do pecado do mesmo modo como fazemos com um amigo, com o objetivo de, no futuro, ter a mesma familiaridade de antes ou, talvez, até maior... Devemos tirá-lo de nossas mãos do mesmo modo que Pal atirou ao fogo a víbora que lhe picara” (Erwin Lutzer).
  1. “Não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós” (Js 7.12).
  1. “Mostre-me um povo que ande intimamente com Deus – que odeie energicamente o pecado, e se tenha separado do mundo, e reconheça a sua voz – e eu lhe mostrarei um povo que não precisa de muita oração e ensinamentos sobre fé” (Faminto por mais de Jesus – David Wilkerson).
  2. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2).
  1. “Penso no homem que encontrou há vários – um professor itinerante da Bíblia. Ele dissera que estava guardando uma lista confidencial de homens que um dia foram estupendos expositores das Escrituras, respeitados e capazes homens de Deus... os quais afundaram sua fé nas correntes da depravação. Na semana anterior, ele havia incluído o nome da vítima número 42 na lista. O homem advogava que esta pesquisa sórdida e triste fazia com que ele fosse ainda mais cuidadoso e agisse com discriminação em sua própria vida. É possível que sua lista tenha agora mais uma dúzia de nomes” (Bruce H. Wilkinson).
  1. “Fugi da prostituição” (1 Co 6.18).
  1. “Saio periodicamente para fazer retiros, sozinho ou com minha esposa. Em tempos de grande necessidade, saio por uma semana, normalmente para uma cabana do Estado de Oregon. Não saio de férias, mas um tempo em que a falta de necessidade imediatas e ausência de ruído dão claridade à calma e doce voz de Deus, tão facilmente sufocada no corre-corre de minha vida diária” (Randy Alcorn).
  1. “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor do Senhor” (2 Co 7.1).
  1. “E o que fazer se a tentação estiver perto – na casa ao lado ou no trabalho? A semente da sensualidade deve ser esmagada antes que tenha uma oportunidade de firmar suas raízes na mente e no corpo. Faça o que for necessário para contê-la” (Erwin Lutzer).
  1. “Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12).
  1. “Se o crente permanecer carnal, eles (os demônios) irão introduzir nele noções que aparentemente concordam com seu temperamento e suas avaliações, levando-o a crer que tudo isso é seu pensamento natural” (O Homem Espiritual vol. 3 – Watchman Nee).
  1. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
  1. “Como um adolescente, eu estava amarrado pelo pecado da cobiça sexual. A maioria dos males da América está relacionado com a cobiça e a impureza. Isso não me deixou assim que recebi a Cristo no coração, mas permaneceu me atormentando. Vez após outra, clamava a Deus, implorando seu perdão. Eu pensei que quando me casasse isso me deixaria, mas, infelizmente, descobri que estava errado. Isso atrapalhou meu relacionamento sexual com minha esposa, que amava tanto. Estava atormentado por esse pecado. Estava amarrado [...] em 1985, ausentei-me para jejuar durante quatro dias. Estava preocupado com aquele pecado. Eu sabia que estava ferindo a Deus e que Jesus já havia pagado o preço para que ficasse livre. No quarto dia de jejum, Deus me dirigiu numa oração de libertação e o espírito de concupiscência da carne me deixou! Eu estava livre! E estou livre até hoje!” (A Unção Profética).
  1. “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16).
  1. “Tudo começa de forma bem inocente. Não há planos de atrair nem prejudicar quem quer que seja, somente o desejo de expressar o que se sente: ‘Você é uma pessoa muito legal; é mesmo! Nunca conheci alguém que me compreendesse como você!’ Ou simplesmente: ‘Como a gente se divertiu!’ Essas palavras têm o poder de fazer brotar a vida dentro de nós, e aí se forma a conexão. Só há um problema: um de nós ou os dois somos casados – com outra pessoa.

A tentação de deixar entrar em nosso coração alguém que não possui esse direito espreita-nos em todas as formas de ministério. Os dirigentes do louvor, os músicos, os ministros de jovens, os pastores, as secretárias e os conselheiros estão cedendo a essa tentação em um número alarmante de casos” (Líderes à Beira do Abismo – Joyce Strong).

31. “Não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27).

32. “Você esteve com alguma mulher esta semana de uma maneira que tenha sido imprópria ou que possa ter parecido aos outros que você tenha agido com falta de bom senso? Você esteve completamente acima de qualquer censura em todas as suas transações financeiras esta semana? Você se expôs a qualquer material pornográfico esta semana?

Você passou tempo diariamente em oração e nas Escrituras esta semana?

Você cumpriu o mandato da sua vocação esta semana? Você separou tempo para passar com sua família esta semana? Você acabou de mentir para mim?”(A Noiva de Cristo – Charles Swindoll).


*O texto acima é a transcrição do capítulo 10 do livro “Por que caem os valentes? Uma análise bíblica e teológica acerca do fracasso ministerial” do autor José Gonçalves.


Que Deus abençoe a todos os leitores . . .


A Paz do Senhor !!

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Livres para adorar



Embora os debates acerca do conceito de "liberdade" serem comuns - como saber diferençar "liberdade" de "libertinagem" - há um novo conceito(não tão novo assim) difundido em nossas igrejas, principalmente, pelos grupos de louvor: " saia do chão meu irmão! Pois Jesus já pagou o preço por nós; por isso agora podemos cantar, pular, dançar e gritar!".

Quem nunca ouviu expressões semelhantes a essa? Infelizmente, o objetivo do sacrifício de Jesus - para muitos- está infinitamente reduzido a nos libertar( de velhos costumes, talvez) para podermos praticar ações irrelevantes como pular e dançar. Entretanto, será que Cristo foi crucificado por tal motivo?

Para discutirmos acerca disso, podemos analisar os capítulos 5 e 6 da Epístola aos Romanos, mas irei destacar somente dois versículos: " pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justificação veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida" (Rm 5:18) ;e "sabendo isto: que o nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado" (Rm 6:6).
Observa-se, então, duas expressões importantes para a nossa compreensão: "justificação de vida" e "não servir mais ao pecado", o que vai muito além de poder gritar ou cantar.
Por isso, meus irmãos, não podemos nos esquecer que Cristo se fez homem para nos salvar, ou seja, reconciliar-nos com Deus, através de Seu (de Cristo) próprio sangue. É claro que Jesus não está preocupado em nos ver pulando ou não, e sim em nos ver "livres do domínio do pecado"! Então, responsáveis pelo louvor, não usem mais a liberdade dada por Jesus para fazer a igreja se expressar de maneira supérflua, e sim, usem-na para a igreja adorar a Deus com gratidão por Ele ser bom e misericordioso; e por isso, ter perdoado os nossos pecados. Encerro este texto com algumas citações bíblicas:
"Louvar-te-ei Senhor, entre os povos; eu te cantarei entre as nações. Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a verdade até as nuvens. Sê exaltado, ó Deus, sobre os céus; e seja a tua glória sobre toda a terra."

"Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor."

Salmos 57:9-11; 117:1:2.
Que Deus nos perdoe...