quarta-feira, dezembro 30, 2009

GQL 2009: O Ano que Vivemos em Perigo



Não há dúvidas que no mundo secular, o ano de 2009 foi repleto de fatos que causaram profunda comoção e reflexão na sociedade, como por exemplo, a morte do cantor Michael Jackson, a recuperação gradual do mundo diante da crise financeira e a reunião em Copenhague para tratar de temas concernentes ao aquecimento global.

Todavia, para a vida de quatro jovens pentecostais paraenses (um quinto seria colocado junto ao elenco), o ano de 2009 foi composto de fatos marcantes e significativos, ainda que para muitos, talvez possa soar algo com demasiado exagero. Por certo não foi para quem os viveu. Se no ano de 2009 as palavras dúvida e comoção foram as mais vivas na mente da sociedade, por certo na vida desses jovens as palavras perigo e guerra ocuparam espaço proeminente, sendo que a primeira recebe um considerável destaque neste post.

Não há dúvidas que as lutas foram tanto internas quanto externas. O perigo da separação, os artigos e comentários polêmicos, as lutas contra nossas próprias fraquezas e fadiga carnal puseram à prova grandemente os integrantes do blog Geração que Lamba no ano de 2009. Os problemas pessoais, referentes a cada membro, também tiveram que ser enfrentados, muitos dos quais não relatados nestas páginas virtuais.

Nunca havera escrito tanto sobre política eclesiástica assembleiana, sendo 2009 o GQL se destacou grandemente por artigos polêmicos envolvendo o contexto das eleições para presidente da CGADB. Dentre os quais destacam-se Perfil de Dois Reis, no qual escrevi em parceria com Gutierres Siqueira; e Problemas Norte e Além, que ganhou grande popularidade por ter sido um artigo censurado dentro do ambiente da igreja-mãe. Tal reação obeteve logo uma reação vinda de minha parte; sendo que na nota explicativa sobre tal censura, ocorreu uma considerável atrito com Carlos Eduardo, editor também do blog. Tal período havia sido precedido por difíceis lutas travadas dentro da Missão Com Adolescentes da Assembléia de Deus (MCAD), missão que todos os editores do blog servem à igreja. Tal embate só conferiu maior trabalho à nossa peleja, mas porcerto serviu para testar a cada um de nós.

"... Em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigo dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigo entre os falsos irmãos" (1 Co 11:16)

A luta contra a heresia continuava, juntamente a atenção que deveríamos ter contra antigas ameaças. O maior problema,por certo eram nós mesmos, pór assim dizer. pela graça de Deus, nosso relacionamentos foram aperfeiçoados e continuam sendo trabalhados pelo Dono da Vinha. Os soldados continuam pelejando pela causa da Verdade. Graças à Deus, os problemas entre mim e Carlos foram solucionados dentro do âm,bito e comunhão cristã, porém infelizmente fora algo que não fora publicado ou expresso no decorrer deste ano.

2009 não foi um ano fácil para os editores deste grupo, em especial para mim, porém creio que, mesmo durantes todas as lutas e sofrimento internos e externos, pudemos ver a soberana mão de Deus glorifcando seu Santo Nome em nossas vidas e neste blog. Em meio à tribulação e guerra, vieram frutos de amizade, companheirismo e superação cristãs.

"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso corações pelo Espírito Santo que nos tem dado" (Rm 5: 3-5)

Apesar das dificuldades, 2009 foi um ano marcado pelo cuidado e amor de Deus em nossas vidas, no qual podemos dizer: "Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres. " (Sl 126:3)

O Futuro

Por certo o futuro a Deus pertence, e nós como crentes, devemos estar atentos e preparados, não só para as bençãos que pela graça esperamos receber, mas desejar ardentemente agradar á Deus, sendo extremamanete frutuosos em nossas vidas, amando ao Senhor com todo o nosso coração alma e mente, sabendo que outras lutas e dificuldades virão, mas tendo, acima de tudo a certeza de nossa justificação.

GQL em 2007, ano da fundação do blog Geração que Lamba

O desejo da GQL a todos os blogueiros e crentes em geral é um feliz 2010 e que as bençãos de Deus possam ser derramadas em todas as áeras de nossas vidas.

Um 2010 na Paz do Senhor Jesus!

Soli Deo Gloria.

segunda-feira, dezembro 21, 2009

O "espírito" natalino e o sentido da Salvação


Shoppings lotados, pessoas andando de um lado para o outro, compras; um grande frenesi toma conta de milhares, enquanto que ONG's ou outras organizações buscam auxiliar crianças pobres ou doentes necessitados com brinquedos, roupas e alimentação (algo louvável, que a meu ver deve ir além das celebrações natalinas) para dar-lhes um pouco da alegria do tão falado "espírito natalino".

Todavia, é importante lembrar-nos o real motivo de tal celebração. Com certeza, como escreveu renomado escritor, não é a manjedoura, mas o calvário o cerne da revelação cristã e da verdade do evangelho, o que não nos impede de vislumbrarmos a beleza e a glória de Deus ao nos providenciar tão maravilhosa graça nos concedendo um Redentor, Cristo o Senhor. Há 2.000 anos, têm-se um marco, um evento que marca como nenhum outro a história da humanidade. nasce um menino. Tal evento pode a primeira vista soar como algo absolutamente normal e até mesmo corriqueiro, se tal criança não nascesse de uma virgem (Is 7:14). Tal criança revelaria a glória de Deus, sendo que, na verdade o próprio Deus havia dado este menino. Não há como não maravilhar-se com o tom poético do texto profético de Isaías 9:6-7:

" Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do Incremento deste principado e da paz, não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso"

Que não sejam simplesmente as luzes, os pinheiros, os presentes ou outro elemento cultural que venha a preencher os nossos corações durante esta a época, mas a lembrança perene que numa determinada noite um menino nos nasceu,e este menino cresceu e morreu na cruz do calvário em nosso favor. Graças unicamente a Ele é que podemos nos chegar com Deus. enquanto muitos celebram o "espirito natalino", que os filhos de Deus possam genuinamente estarem atentos para o sentito do natal, que nada mais aponta para o sentido da nossa salvação.

Que muitos possam genuinamente conhecer o menino já nascido e ressurreto, que é o Deus forte, o Pai da Eternidade, o Príncipe da Paz.
é o genuíno desejo da GQL um bom natal a toda a blogosfera cristã, leitores e irmãos em cristo espalhados por toda a terra.

Soli Deo Gloria

sábado, dezembro 05, 2009

CPAD, Dake e a Bíblia bandida



Recentemente pude, pela graça de Deus, finalmente adquirir a Bíblia de Estudo Pentecostal , publicada em 1995, comentada por Donald Stamps, missionário pentecostal americano que trabalhou arduamente no Brasil.

O irmão Stamps, vendo a grande necessidade de outros obreiros possuírem maiores recursos didáticos concernentes ao texto bíblico, começou seu processo de produções de notas e comentários de estudo da Bíblia em 1981, que só terminaria 10 anos depois, um pouco antes de sua morte. A publicação conseguiu sintetizar o que havia de melhor no pentecostalismo brasileiro e norte-americano, em especial, o assembleiano.


Nomes como Stanley Horton, Willian Menzies e Gordon Chow (tradução) participaram do projeto. No Brasil, Antonio Gilberto, Claudionor de Andrade e Geremias do Couto complementaram tal obra monumental, que há muito serve de precioso auxílio para todos os obreiros brasileiros e americanos(sendo que a versão brasileira, a pedido do irmão Stamps, possui consideráveis distinções da americana).

Seria um tanto impensável, a meu ver, que 14 anos depois de tão importante publicação, a Casa Publicadora da assembléia de Deus(orgão no qual eu respeito e admiro muito e teço grandes elogios pela qualidade teológica de suas publicações) fosse a que publicaria a obra (Biblia de Estudo) de Fennigs Dake.

Há muito é conhecida as associações de Dake com o Movimento da Fé. Sendo que sua obra já era conhecida devido aos seus comentários heréticos, no qual uma de suas afirmações escabrosas incluiriam a de Adão como um "Super-Homem", com capacidade de voar. A perspectiva neopentecostal (diga-se teologia da prosperidade) sobre a questão de saúde e doenças e outros graves desvios de Dake poem em sérias dúvidas a credibilidade de sua obra.Homens como Benny Hinn já declaram publicamente serem influenciados pelos estudos e afirmações de Dake.

Levando em conta a polêmica em torno do lançamento de tal obra, é justo apresentar os argumentos que apoiaram a sua publicação.

- As notas de rodapé heréticas foram retiradas da versão brasileira.

Todas as notas de rodapé com conteúdo discordante da ortodoxia bíblico-pentecostal foram retirados da versão brasileira da Bíblia de Estudo Dake, sendo esta uma das condições para a publicação brasileira pela CPAD.

É louvável a atitude tomada pela Casa Publicadora Assembleiana de fazer uma considerável edição sobre a Bíblia de Dake, todavia, outra medida poderia ser adotada, como por exemplo, o acréscimo de de notas próprias do editores, revelando sua discordância deste ou daquele ponto de vista do referido comentarista. ou então, a própria não-publicação da Bíblia de dake, optando por outras publicações de peso, como livros de outros autores pentecostais-ortodoxos ou outra Bíblia de Estudo com teor menos agressivo ao cristianismo orotodoxo.

- A Bíblia Dake é uma das mais completas Bíblias de Estudos Já publicadas

A Bíblia Dake conta com mais os mais variados recursos, como notas, comentários e ilustrações. Sendo uma das mais apreciadas Bíblias pentecostais, não é à toa que tal publicaçao não é somente importante, como necessária.

Tal publicação deixa de ser necessária a quando começar a apresentar argumentos que vão de encontro ao puro cristianismo e torna-se o livro texto de homens não compromissados com a sã doutrina. É nitidamente um contra-senso publicar uma obra que já foi alvo de críticas de uma das melhores publicações da CPAD, a obra Cristianismo em Crise, escrita por Hank Hanegraaf em 1993 e seu conteúdo duramente combatido por outras obras como Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria, o jornal Mensageiro da Paz e por blogs de renomados escritores assembleianos. Outras bíblias podem não igualar a de Dake em "Informações Teológicas", porém a superam em piedade e ortodoxia, como a Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, a Bíblia de estudo S. E. Mcneair e também a própria Bíblia de Estudo Pentecostal, fruto do intenso trabalho de Stamps e é uma verdadeira summa teológica do pentecostalismo assembleiano. Tal argumento não procede, haja vista a CPAD já ter publicado bíblias de um melhor calibre.

- Não se pode restringir o acesso ao conhecimento por parte dos estudiosos e leitores assembleianos e demais pentecostais.

É verdade, todavia, erudição desacompanhada da verdade só leva ao intelectualismo barato, sendo que o que está em jogo não é simplesmente uma escravidão intelectual, mas doutrinas importantes do cristianismo, como a Soberania de Deus e um estudo sério sobre antropologia bíblica, além do mais, a CPAD já publicara outras excelentes fontes de conhecimento bíblico-teológico e acadêmico.

Tal publicação,a meu ver, foi desnecessária, levando em conta o número de Bíblias de estudos já publicadas no mercado (e pela própria CPAD),outras publicações, de autores como Norman Geisler (excetuando sua teologia sistemática, a ser publicada em breve pela cpad), John Stott, Hank Hanegraaf e John Macarthur supririam a publicação de Dake, que da perspectiva deste autor, beirou a contradição de uma das melhores editoras evangélicas do Brasil[1].



Soli Deo Gloria.

Nota: [1]Não quero com isso, desqualificar a Casa Publicadora, ediora no qual continuo tendo a mais alta estima, carinho e consideração, mas produzir uma reflexão crítica sobre uma publicação, que, a meu ver, não foi feliz.

quinta-feira, dezembro 03, 2009