sexta-feira, março 25, 2011

Devocional: Não deseje estar à beira do precipício




Sabemos que o pecado é abominável a Deus- quando pecamos estamos afrontando à Sua santidade. Sabemos que o pecado nos cega e nos torna impuros perante Deus- e isso nos deixa tristes, pois não há como experimentar a alegria da salvação ao pecar. Sabemos, também, que o pecado nos envergonha perante Deus e perante os homens- temos total certeza de que Deus conhece todas as coisas inclusive as nossas transgressões; e além disso, se pecarmos, tentaremos evitar ao máximo que outras pessoas tomem conhecimento de nossa iniquidade- e pior ainda, esperaremos humildemente que o Senhor não revele os nossos pecados a ninguém.

Entretanto, apesar de todo esse conhecimento, somos tentados. Somos tentados a cair em pecado- e pior, somos tentados a querermos ser tentados pelo pecado. Às vezes somos seduzidos pelo pecado tão sutilmente que começamos a achar que a posição de santidade não é boa ou que ela não é satisfatória. E começamos a cobiçar o mau caminho dos ímpios- ou pelo menos desejamos passar por perto dele. É isto mesmo, preferimos ser tentados para pedir que Deus nos guarde a estar num lugar bem seguro no qual a probabilidade de pecarmos é muito menor...

Creio que a razão pela qual esta tentação às vezes nos afronta com tanta ferocidade é porque, ao passo que começamos a cobiçar certo pecado, começamos também a esquecer o fim ao qual ele nos levará- esquecemos que a sua recompensa é a morte.[1]Portanto, precisamos vigiar. E não somente isto, mas vigiar e orar! E estar cheios da Palavra de Deus para que por ela possamos, de fato, vigiar e orar biblicamente.

E é por isso que devemos meditar com seriedade nos textos sagrados diariamente- tendo plena certeza de que o que Deus ensina na Sua Palavra é a verdade:

"Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo; nem os pecadores na congregação dos justos. O SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá."[2]

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."[3]

Que Deus nos abençoe ricamente na comunhão com Ele por meio de Cristo Jesus; de tal modo que nem ousemos cobiçar ser tentados pelo pecado. Mas ao invés disso, brademos- com todo temor e tremor- como o salmista:

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."[4]


Que Deus nos perdoe.


Notas:
[1] Cf. Rm 6.23
[2] Sl 1.5,6
[3] Rm 6.23
[4] Sl 119.11

Nenhum comentário: