Tenho observado algumas orações feitas por algumas pessoas- inclusive de pastores-, e tenho ficado preocupado. Mas antes de escrever algo sobre oração, gostaria de fazer meio que uma enquete.
Será assim: mostrarei alguns exemplos de orações para que vocês analisem (por gentileza); e após esta análise, vocês poderão escolher uma das alternativas disponíveis (será semelhante a uma questão de prova objetiva mesmo rsrs).
Gostaria muito que todos (crianças, jovens e adultos) participassem. Creio que isto ajudará a avaliar a vida espiritual da igreja como um todo. Eis o procedimento: você irá responder através de um comentário qual alternativa você escolheu e por quê. Caso alguém não queira se expor- é só escrever "não publicar"- e a sua resposta será "computada" mas não publicada- seu nome será preservado. Tudo bem?! Então vamos lá:
Analise as orações abaixo:
I. "Senhor Deus, muito obrigado pela tua infinita graça. Tu és tão bom e misericordioso. Obrigado, meu Deus, porque me salvaste através do teu sacrifício na cruz do calvário. Sou infinitamente grato. Ajuda-me a viver em obediência a ti, meu Senhor. Em nome de Jesus, eu te peço. Amém."
II. "Pai, obrigado pelo teu amor. Sei que me amas por causa de ti mesmo- e não por minhas justiças. Na verdade, elas são como trapo de imundícia. Dai-me graça para nunca abandonar o grande salvador que enviaste- o teu único Filho. Glória a ti eternamente. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém."
III. "Deus, venho humildemente à tua presença, para pedir misericórdia. Ó meu Jesus, graças te dou por teres tomado o meu lugar na cruz do calvário- era eu que merecia a morte. Ó Espírito Santo, me capacita para te servir melhor- sou tão falho... Em nome de Jesus, eu te peço. Amém.
IV. "Senhor Jesus, muito obrigado pelo teu grande amor. Obrigado porque o Pai estava irado contra mim- mas, por me amares, tu tomaste a escolha de morrer no meu lugar. Ó Jesus, sou eterno grato ao Senhor. Em teu nome, eu oro. Amém.
"Marque" (através do comentário) a única resposta correta.
a) somente as orações II e IV estão corretas.
b) somente as orações I e III estão corretas.
c) somente a oração III está correta.
d) somente a oração II está correta.
e) nenhuma oração está correta.
Que Deus abençoe a todos!
P.S: Os resultados serão divulgados na segunda-feira (28/02/11)
Que Deus nos perdoe.
6 comentários:
Bem, como ninguém respondeu nada (rsrs), não há resultados a serem divulgados- pelo menos até hoje (01/03/11).
Caso alguém queira participar desta enquete, é só comentar.
Mas, por enquanto, a resposta correta não será divulgada- embora eu ache que a maioria dos nossos leitores saibam qual é a resposta (talvez seja por isso que não participaram rsrs).
Que Deus abençoe a todos!
Um abraço.
A resposta é a letra "e".
Agora é só tentar encontrar os erros que existem em todas as orações propostas.
Um abraço.
Correções:
I. "Senhor Deus, muito obrigado pela tua infinita graça. Tu és tão bom e misericordioso. Obrigado, meu Deus, porque me salvaste ATRAVÉS DO TEU SACRIFÍCIO NA CRUZ DO CALVÁRIO. Sou infinitamente grato. Ajuda-me a viver em obediência a ti, meu Senhor. Em nome de Jesus, eu te peço. Amém."- Nesta oração claramente se vê que a pessoa está se dirigindo diretamente a Deus Pai; e sem perceber, ela acaba afirmando que o Pai morreu na cruz. Isto é heresia. Somente o Filho- a segunda Pessoa da Trindade- se fez carne e morreu na cruz.
Correções:
II. "Pai, obrigado pelo teu amor. Sei que me amas por causa de ti mesmo- e não por minhas justiças. Na verdade, elas são como trapo de imundícia. Dai-me graça para nunca abandonar o grande salvador que enviaste- o teu único Filho. Glória a ti eternamente. EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.Amém."- O único erro aqui é o final. E esta oração é muito comum hoje em dia- talvez porque as pessoas achem que "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" seja mais "elegante" que "Em nome de Jesus". Entretanto, "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" é oração batismal-ou seja, só é correta no batismo. Até porque no batismo o homem que declara tais palavras não está as dirigindo a Deus, e sim a quem está sendo batizado... Agora imagine o erro que é estar se dirigindo ao Pai e dizer: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"?! Seria uma confusão. Então,sempre ore ao Pai em nome de Jesus.
Correções:
III. "DEUS, venho humildemente à tua presença, para pedir misericórdia. Ó MEU JESUS, graças te dou por teres tomado o meu lugar na cruz do calvário- era eu que merecia a morte. Ó ESPÍRITO SANTO, me capacita para te servir melhor- sou tão falho... Em nome de Jesus, eu te peço. Amém."- Esta é a oração que traz mais erros sutis. Então, muito cuidado. Eu diria que esta é a típica oração feita pela cia do "Voz da Verdade", ou seja, é uma oração que traz consigo uma boa quantidade de unicismo. Ou seja, existe uma confusão sobre as Pessoas da Trindade-ora é Deus (sendo mais direto ao Pai), ora é Jesus e ora é Espírito Santo (e perceba que o termo "ó", invoca a pessoa com quem estava se falando anteriormente);como se "Pai, Filho e Espírito Santo" não fossem Pessoas distintas entre Si, mas simplesmente "modos" ou "nomes" de se dirigir a Deus.Então, cuidado porque este tipo de oração traz consigo erros acerca da doutrina da Trindade: "Deus existe eternamente como três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo; cada pessoa é plenamente Deus e há um só Deus"
Correções:
IV. "Senhor Jesus, muito obrigado pelo teu grande amor. Obrigado porque o Pai estava irado contra mim- mas, por me amares, tu tomaste a escolha de morrer no meu lugar. Ó Jesus, sou eterno grato ao Senhor. Em teu nome, eu oro. Amém."- O problema aqui é um erro muito comum: a visão de que somente Jesus nos amou. Como se Deus Pai não quisesse salvar ninguém- e Jesus, sem que o Pai influenciasse em algo, resolvesse vir morrer por pecadores. Entretanto, Deus amou o mundo. E o foco principal de João em Jo 3.16 é mostrar o amor do Pai- Ele enviou o Seu único Filho: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Postar um comentário