quinta-feira, dezembro 24, 2020

Natal: Celebrando a Luz que vence as trevas.

 

    É comum quando refletimos nessa época acerca do Natal vir à nossa mente imagens de lâmpadas, cânticos e conforto familiar. Tais imagens são não somente propícias, como também adequadas e edificantes, pois a "Luz veio ao Mundo" (Jo 3.19). É absolutamente correto celebrar o nascimento d'Aquele que nos trouxe vida e vida em abundância: O nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

    Todavia é importante também atentarmos para o contexto moral e espiritual que existia quando o Verbo de Deus veio ao mundo, e esse contexto revelava um mundo mergulhado em trevas. É isso que nos conta o profeta Isaías:

"O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz, e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou". (Is 9.1-2; Cf. Mt 4.16).


    O dizer profético de Isaías, como registrado pelo Apóstolo Mateus, mostra bem a realidade espiritual e moral do mundo na época do nascimento de Jesus. Nesse contexto, vemos que a morte e o desespero reinam, e a única coisa presente é a desilusão, não restando nenhuma esperança, pois onde há a realidade da morte e do desespero,  mostra-se também a escravidão do pecado e a miséria de uma vida de rebelião: O retrato real da realidade de um mundo mergulhado em trevas. Porém o apóstolo João, movido pelo Espírito, declarou: " A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela" ( Jo 1.5).

   Nessa época de desespero e desesperança, onde tantas pessoas estão enfrentando os mais variados tipos de sofrimento, é mais do que urgente que proclamemos, lembremos e também nos deleitemos n'Aquele que é a nossa paz e esperança em meio ao medo e desolação.  Cristo é o nosso amparo, consolo e refrigério; é ele quem alegra e alegrará o nosso coração em meio às mais variadas tribulações. Há dois mil anos o mundo vivia na região da sombra e da morte, e a bem da verdade ainda vive, mas assim como houve o retumbante coro angelical, assim também hoje, cantemos a plenos pulmões que a luz veio ao mundo e ilumina a todo o homem que vem ao mundo ( Jo 1.9). A Luz resplandece nas trevas. Essa luz resplandece até hoje, pois a Luz do mundo vive e reina para sempre, e muitos que estavam sob o domínio das trevas foram transportados por Deus para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). E muitos estão sendo transportados até hoje, sendo que Deus está conduzindo muitos filhos à glória.

    Que neste natal possamos anunciar com alegria que as trevas estão se dissipando cada vez mais e a verdadeira luz continua a iluminar a vida de muitos. Um dia, as trevas serão absolutamente dissipadas e as nações andarão na luz do Cordeiro de Deus. Nós estaremos para sempre com o Senhor Jesus. Que possamos lembrar que o Natal é também para os que estão sofrendo, para aqueles que estão na região da sombra e da morte. Que o Senhor Jesus possa resplandecer na vida destes e que igualmente se alegrem com os Filhos de Deus, pois o Senhor Jesus Cristo é a nossa luz e sempre seremos d'Ele. Aleluia!

O blog Servorum Dei deseja a todos os seus leitores um feliz e abençoado Natal! 

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: