sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Quem é você desde a última encarnação?

Deus é soberano. E Sua soberania é perfeita e sem limites. Não há nada neste mundo que fuja ao Seu onipotente controle.

O Senhor reina sobre tudo e sobre todos (Sl 103.19). Inclusive sobre os nossos relacionamentos com as pessoas.

Cada pessoa que conhecemos em nossa vida foi especificamente determinada por Deus- bem como a forma e o momento em que as conhecemos. Desde o amigo até o inimigo, do irmão em Cristo ao ímpio, do agradável ao difícil de lidar: todos, exatamente todos, foram postos em nosso caminho a fim de que o Senhor seja glorificado e que nós sejamos moldados à imagem de Cristo.

E existe algo acerca de todos nós que Deus traz à tona, de modo muito interessante, por meio das pessoas que nos cercam: a realidade de que somos pecadores.

Se você for um cristão genuíno, você almeja crescer em santidade. E isto envolve cada vez mais conhecimento bíblico e teológico, oração e obediência à Palavra de Deus. E como você tem um coração perverso e enganoso como o meu (Jr 17.9), você não se sente nem um pouco à vontade quando as suas deficiências na vida cristã são expostas aos outros. 

Com certeza, permitir que as pessoas que lhe admiram- por ter lhe visto expor bem um texto específico das Escrituras- notem que você não conhece a Bíblia como um todo tão bem quanto lhes parecia, é um problema para você. Assim como deixar que elas percebam que você não possui todas as respostas, mesmo sendo o “comentar com propriedade cada tema ventilado pelo pastor” uma característica marcante em você, é um grande pesadelo. E o que dizer de sua memorização bíblica? O que você não faz para esconder o fato de que, mesmo que você fale muito sobre pregações, história da igreja, doutrinas profundas da fé cristã e muitas outras coisas; você não sabe nem mesmo um capítulo inteiro do Livro sagrado?

Mas Deus é fiel. E por ser fiel, Ele irá nos tratar. O Senhor irá combater a nossa tendência pecaminosa ao orgulho, ao amor-próprio, à auto-suficiência, e a todos os outros males provenientes de nosso coração mau.

E é neste ponto que eu gostaria de falar, com seriedade e temor, sobre uma das formas pelas quais Deus trata conosco em Sua maravilhosa soberania- a qual está intimamente ligada aos nossos amigos e a todos que nos cercam:

A soberania de Deus é santa (Tg 1.13). De modo que em todas as Suas obras o Senhor é perfeito e sem pecado- mesmo quando Ele usa certas coisas não muito louváveis por nós. E com isto me refiro a algumas brincadeiras acerca de nós feitas por aqueles que nos cercam. E entenda “brincadeira” como uma “encarnação”. O que é muito comum de ser feito num círculo de jovens.

Lembra daquele seu amigo cristão que vive brincando com o fato de você falar muito, e que move muitos outros a fazerem o mesmo com você; de maneira que toda vez em que você vai se manifestar em público todos dizem rindo: “seja breve!”? E daquele que vive lhe “encarnando” quando vê você ostentando em suas pregações o seu conhecimento das línguas originais da Bíblia, dizendo que no fundo você quer é se mostrar superior aos “pobres irmãos que, infelizmente, só conhecem a língua portuguesa.”?

Ah, e você não pode deixar de lembrar daquele que lhe chama de preguiçoso devido ao fato de você “ter muitos livros na estante, mas quase nenhum no coração”, rindo de sua falta de concentração na leitura até mesmo de um livreto de linguagem simples. Sem, falar, também, daquele que vive lhe chamando de “fariseu” e de “desviado”, por você notoriamente passar bastante tempo trabalhando, de modo que o seu tempo para a leitura bíblica é quase nenhum.

Lembrou? Então eu gostaria que você considerasse seriamente estas e cada uma das encarnações pessoais que você sofreu e ainda sofre. E longe de lhe dizer que isto é o tão famoso “bullying”, quero que você saiba que isso é a mão soberana de Deus tratando as suas deficiências. É Deus tratando o pecado de seu coração. É Deus mostrando que você está longe da perfeição. É Deus lhe tornando mais paciente, amoroso com as pessoas, sóbrio, pertinente, sábio, humilde. Revelando que não importa quão maduro na fé você seja, você é um pecador! E que você só pode confiar e descansar, não em seus frutos piedosos, mas unicamente em Cristo Jesus: “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29).

Quero que você saiba que eu também já fui muito encarnado (e ainda sou). Por não ser muito bonito (risos), já fui motivo de risadas em massa quando criança- sem falar que geralmente eu era conhecido mais por um apelido que enfatizasse uma “característica marcante” minha do que pelo meu próprio nome. E ao invés de me fazer bater em todos os meus amigos, isso me ensinou a lidar com a realidade de quem eu sou. Quebrando qualquer tipo de auto-estima.

E graças a Deus por tudo isso. Pois mesmo que obviamente eu tenha até mesmo chorado ao ver expostos os meus defeitos, de personalidade e de “ausência de beleza” (nunca tinha dado tantas risadas ao escrever um texto), isso me levou a Cristo. Ele sim é perfeito em tudo. 

Que eu e você sejamos satisfeitos em Cristo em tudo. Não somente em temas eclesiásticos, mas em nossa vida como um todo. 

Graças a Deus por Cristo Jesus, nosso redentor, para sempre! Termino com as inspiradas palavras do apóstolo Paulo:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado” (Efésios 1.3-6).

Que Deus seja glorificado.

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Eu posso me purificar?

Na leitura dos salmos durante estes dias, veio à minha mente a seguinte pergunta: "Eu posso me purificar?"

Creio que é um problema sério o fato de muitas pessoas considerarem trivial esta pergunta. Pois provavelmente muitos de meus leitores responderão: "É claro que não! Todos somos pecadores. É Deus quem nos purifica."

E esta é a resposta meio que decorada de muitos (em especial de calvinistas), a qual é repleta de passividade quanto à nossa responsabilidade perante Deus.

Dizer que é Deus que nos purifica é fundamental. De modo que o Senhor não somente inicia a nossa santificação, mas é Ele que continua a operar a nossa santificação dia após dia. Entretanto, esta ênfase na soberania de Deus não pode de maneira nenhuma anular a nossa responsabilidade diante do Senhor. E creio que esta é uma tendência de muitos calvinistas.

Mas vejamos o texto que suscitou à pergunta em questão:

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra" (Salmo 119.9).

E este texto me chama muito à atenção porque o jovem é o agente ativo. Não está escrito "Como o caminho do jovem é purificado?" Não, é mais pessoal. Tem a ver diretamente com o jovem. É ele que purificará a sua vida.

Mas, cuidado! Não estou pregando salvação pelas obras ou livre-arbítrio em seu mais alto grau. O que estou afirmando é a responsabilidade que o salmista, inspirado pelo Espírito Santo, põe sobre o jovem. E este enfoque na responsabilidade é imprescindível para todos nós. Porque é muito comum tratarmos da santificação pessoal de maneira simplista. E gostaria de citar um dos principais pensamentos simplistas que alguém pode ter em relação à santificação (eu, em especial, sou muitas vezes tentado a pensar assim). É como segue: “Não tenho de que me preocupar. Embora eu seja pecador, estou olhando para Cristo. Logo, no final tudo dará certo.”

E pensando desta forma somos levados à maldita passividade em relação ao nosso pecado e consequentemente à nossa santificação. Mas que Deus nos livre disso. Que por meio de Seu Santo Espírito o Senhor nos capacite a lutar contra o pecado em obediência à Sua Palavra. Pois é isto que o salmista responde a cada um de nós- “observando-o conforme a tua palavra.”

E este contínuo observar de nossos atos em conformidade com a Palavra de Deus é chamado de santificação pessoal. De modo que somos chamados por Deus a considerar os nossos caminhos de modo bíblico e racional. Não nos baseando em sentimentos ou em “santas inclinações”, como se a nossa vida fosse transformada por osmose. Pois o agir de Deus em nós envolve as disciplinas normais da vida cristã, como a leitura bíblica e a oração.

Penso que este ponto é o centro de muitos de nossos (calvinistas) problemas. Porque é dada tanta ênfase no agir de Deus na salvação que se gera uma espécie de “senso comum calvinista” no sentido de que, se caso alguém enfatizar a responsabilidade humana na santificação, pode indicar que tal pessoa credita a sua salvação a si própria. Mas isto não é verdade. Vejamos alguns textos em que somos chamados à santificação ativamente:

" Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus." [1]

"E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." [2]

E dentre estes textos que nos convocam ativamente à purificação, creio que o primordial, para que não caiamos em legalismo, é o seguinte:

"...assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade."[3]

E agora chegamos à conclusão de todo este texto: Nós podemos nos purificar, e se somos cristãos de fato, devemos purificar nossos caminhos pela Palavra de Deus. Mas a verdade é que soberanamente sobre o nosso agir, é a graça de Deus que está operando em nós. Pois à parte de Cristo, a santificação é impossível para nós. E além disso, todos os nossos esforços, capacitados pelo Espírito Santo, em direção à santificação diária são operados em nós por Deus. De modo que em todas as coisas, somente Deus é glorificado.

Que Deus nos capacite a obedecê-Lo diariamente. E que o Senhor nos ajude a conformarmos o nosso caminho à Sua maravilhosa Palavra.
Que Deus seja glorificado.

Notas:
[1] 2 Co 7.1
[2] 1 Jo 3.3
[3] Fl 2.12,13.





Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1
Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1





quarta-feira, fevereiro 01, 2012

A Vitória de Cristo na Cruz - Carlos Eduardo (Conferência Graphe)

Finalmente estamos lançando na rede os vídeos da Conferência Graphe 2011, que abordou temas relacionados com a morte do Senhor Jesus na Cruz do calvário. Nesta, Carlos Eduardo fala sobre a vitória alcançada pelo Mestre na Cruz. Confira!





Soli Deo Gloria