quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Devocional: Faça tudo para a glória de Deus (parte 2)


"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10.31)

Fazer tudo para a glória de Deus é o mesmo que fazer tudo no contexto da Sua glória e santidade. O apóstolo Pedro nos exorta: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."[1]

"Os que vivem para a glória de Deus são aqueles que vivem em santidade- a qual é operada nos cristãos pelo Santo Espírito de Deus."[2]

A partir disto, conseguimos compreender melhor as palavras do Senhor Jesus Cristo: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus."[3]

Ou seja, fazer tudo para a glória de Deus não está ligado somente à nossa motivação de dar toda honra a Deus em todas as nossas ações- é muito mais que isso; é viver conforme os Seus mandamentos, Sua Palavra: para que assim, O glorifiquemos em tudo o que fizermos.

E isso é muito importante, pois existem muitas pessoas que sinceramente querem dar todo o louvor a Deus em suas obras; entretanto, tais obras são baseadas no seu coração pecaminoso- e não na Palavra de Deus- ou nos seus sonhos- e não nos estatutos do Senhor. Prestemos bem atenção no que fazemos, pois muitas vezes "o nosso melhor para Deus" pode ser aquilo que Ele mais odeia. Reflita no que o próprio Deus adverte ao povo de Israel:

"Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal."[4]

Não importa o quanto queiramos dar toda a glória a Deus no que realizarmos, se não fizermos todas as coisas segundo a Sua vontade. Precisamos andar em boas obras- as quais provém da obediência a Deus ensinada nas Escrituras-, para que assim O glorifiquemos verdadeiramente.

Que nossas atividades "mais religiosas" sejam para a glória de Deus- o louvor, a pregação, o evangelismo, etc-, assim como as "menos religiosas" também- o estudo, o trabalho, o falar, o brincar, etc...[5]

Que Deus nos conceda mais de Sua infinita graça para que "quer comamos quer bebamos, ou façamos qualquer outra coisa, façamos tudo para a glória de Deus"!

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] 1 Pe 1.15,16
[2] Frase para sintetizar o meu pensamento
[3] Mt 5.16
[4] Is 1.13-16
[5] Na vida cristã não existe esta divisão entre coisas religiosas e não-religiosas, pelo menos não no sentido de "isto farei com santidade e aquilo não". Ou seja, até as coisas "seculares" (que não se envolvem diretamente com a igreja) devem ser realizadas em santidade.

Nenhum comentário: