segunda-feira, julho 23, 2007

As Sete Igrejas da Ásia(parte 1): A igreja em Éfeso, um exemplo que não devemos imitar?



Fica claro no início do livro de Apocalipse que este se dirigia especificamente para as igrejas da Ásia: “João, às sete igrejas que estão na Ásia: graça e Paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e dos sete espíritos que estão diante do seu trono;”(Ap 1:4).
Pouco depois, Jesus aparece a João e ordena que ele escreva para as igrejas da Ásia, a começar por Éfeso: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta. Que dizia: Eu Sou o Alfa e o ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro. E envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia”(Ap 1:10-11).

Da cidade para uma igreja: Éfeso, uma introdução.

A cidade de Éfeso recebeu a forte presença do Apóstolo Paulo, que solidificou e praticamente fundou a igreja na região, pois lá encontrou pessoas que não haviam sido batizadas nem sabiam que havia o Espírito Santo (At 19: 1-2). Alguns crentes da ala pentecostal que encontro acabam, por incrível que pareça, afirmando que foi daí que existiram a s Igrejas históricas, que não creem no Espírito Santo!!! Absurdos à parte, a visita de Paulo causou confusão na cidade, que era marcada por uma grande idolatria à deusa Diana. Os ourives da cidade, influenciados por Demétrio, que estava preocupado com seu emprego, desencadearam uma perseguição ao apóstolo, que só foi parado pela providencial mão de Deus sobre o escrivão da cidade (At 19:35-41). O fruto na cidade de Éfeso foi muito grande, pois milhares de livros esotéricos foram queimados.
A igreja também teve em sua companhia o amado Timóteo, que era como um filho adotivo de Paulo. Além dele, também tiveram o apostolo João, que permaneceu nessa igreja até a sua morte.

A carta de Jesus a Igreja em Eféso:

Jesus começa elogiando grandemente a igreja em Eféso: “conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que se dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste” (Ap 2:2).
O elogio de Jesus é importantíssimo para entendermos o contexto daquela igreja. Quando Paulo partiu definitivamente de Éfeso, para não mais voltar, ele alertou à igreja que se introduziriam falsos profetas que não poupariam o rebanho, o alerta foi em especial aos líderes daquela igreja (At 20: 28-32). Alguns comentaristas sugerem que os falsos obreiros a quem Paulo se refere são certos hereges gnósticos primitivos, o que é provável. Mas então, o que aconteceu a Éfeso depois disso? Ao que tudo indica realmente a palavra que Paulo pronunciou se cumpriu. Todavia, ele também sabendo da sua responsabilidade, enviou para a igreja seu filho Timóteo, o que foi uma grande benção para aquela igreja, apesar de, logo no inicio, o rapaz apresentar timidez e ser novo demais para o pastorado, como Paulo revela na epístola para o jovem, que também fala que ele deveria refutar as falsas doutrinas e ser um exemplo de liderança na igreja.
Depois de Timóteo, veio o Apóstolo João
Levando isso em conta, vemos porque Éfeso foi elogiada por Cristo, ela havia lutado pelo Seu Nome, ela pôs à prova os que se diziam discípulos e não eram, em outras palavras, Éfeso guerreou e permaneceu firme, e não se cansou!!! Ou seja, ela foi como um boxeador inabalável mesmo levando golpes e pontapés dos hereges, refutou as heresias e os mestres que a pregavam mostrando que eles eram falsos apóstolos. Ela era equipada para isso, havia sido treinada por “um time de feras” experientes, “perfeitos”, por isso, Éfeso era puramente ortodoxa!!! A batalha foi grande, “E sofreste...”, a igreja passou por tribulação e angústia, porém trabalhou e não se cansou, continuaria o trabalhando a serviço de Cristo, pelejaria o quanto fosse necessário. “tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor...” infelizmente há um porém em tudo isso, Éfeso havia perdido o seu primeiro amor. Todavia, cabe a nós perguntarmos: o que significa o primeiro amor? Os comentaristas não são tão unânimes como se imagina, alguns afirmam que o primeiro amor se referia ao amor pelas almas perdidas, que não era mais o mesmo dos tempos do apóstolo Paulo, outros afirmam que o primeiro amor se referia à aquela busca por Cristo, que não era mais fervorosa. Essas conclusões são complementares e não contraditórias. Todavia, falta algo mais. Muitos comentaristas são sensatos quando afirmam que na verdade o problema de Éfeso é que ela ERA UMA IGREJA EM POSIÇÃO DE BATALHA O TEMPO TODO. As lutas fizeram com que Eféso se concentrassem tanto em batalhas e lutas doutrinárias que deixaram o seu primeiro amor, não somente a busca por Cristo, mas a comunhão com os irmãos, onde se mostraria o amar a Deus e amar ao próximo. Nessa hora, lembramos da carta do apóstolo João – que, quer seja coincidência ou não, foi provavelmente escrita em Éfeso e destinada as igrejas sobre a sua supervisão, o que incluiria também a Eféso – que diz: “Se alguém diz: eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama seu irmão, a qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele também temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão”(1 Jo 4:20-21), ou seja, as brigas estavam “esquentando” o ânimo da comunidade com ira e a contenda deviams ser grande e deveriam vir de muito tempo, talvez foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu a Timotéo sobre aquela igreja:” quero pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mão santas, sem ira nem contenda.”( 1 Tm 2:8). A igreja não podia “sofrer”( que aqui, significa “suportar”) os maus, por isso estavam constantemente desconfiados, ou seja, o relacionamento cristão estava abalado naquela comunidade. A repreensão de Jesus é clara: “lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu Castiçal, se não te arrependeres”, a igreja precisava voltar a ter aquela comunhão com Cristo e com os irmãos, ela não podia deixar que as lutas doutrinárias tomassem todo o tempo da sua atenção, tirassem a alegria da Salvação, a busca por Cristo e o amor ao próximo. Porém não podemos nos esquecer o que Jesus fala para aquela que era uma das principais igrejas dos tempos bíblicos: “tens, porém, isto: que odeias as obras do nicolaítas, as quais também eu odeio” havia algo em Éfeso que fazia com que Jesus não derramasse sua ira, pelo menos temporariamente, ou então abrandasse o seu Juízo: ela odiava os nicolaítas. As opiniões sobre esse grupo divergem, alguns dizem que eram seguidores do pervertido Nicolau, um dos sete diáconos escolhidos em atos dos apóstolos, o prosélito de Antioquia. Hoje essa não é a opinião dominante, alguns afirmam que eram pessoas que provocavam fornicações e outros pecados no povo de Deus. Independente quem exatamente eram, o importante é saber que eles eram hereges.

A igreja em Éfeso: um péssimo exemplo?

É comum ouvirmos hoje em muitas pregações que a igreja está perdendo o seu primeiro amor por Cristo, o que é realmente uma verdade, porém muitas vezes isso se dá por causa da constante iniqüidade e não exatamente por aquilo que aconteceu a Éfeso. Muitos menosprezam essa igreja taxando-a de sem Cristo e sem fervor, uma igreja fria e seca, um péssimo exemplo para o cristianismo. Mas será que isso é verdade? Devemos lembrar de tudo aquilo que Jesus disse sobre ela, a luta que ela teve, os sofrimentos que passou, a paciência que exercitou, a Palavra que cumpriu. Tudo isso revela que Cristo verdadeiramente amava aquela igreja e jamais deixaria de reconhecer tudo aquilo que Ele fez de bom através dela, porém nosso Senhor falou, por amor a ela, que ela precisaria se arrepender, ela precisaria voltar aos primeiros anos, ela precisava lembrar de onde ela tinha caído, o problema aqui não é ela ser uma igreja que refutava as heresias, não, Cristo as elogia e até diz que ela tinha uma coisa importantíssima, ela odiava as obras más, que odiava, não os nicolaítas, mas suas obras diabólicas. Muitos crentes hoje fazem uma divisão brutal entre ortodoxia e experiência, porém tal diferença não existe, só teremos uma experiência correta com um pensamento correto, um pensamento correto acerca de Deus, Salvação, fé perseverança e Cruz.
Devemos sim imitar a Éfeso na luta contra as heresias, todavia devemos tomar cuidado, principalmente os que pelejam bastante pela fé: não podemos esquecer de nosso primeiro amor, não podemos deixar de nos relacionar, não podemos deixar de amar. Devemos ter nossa consciência limpa, tanto para com Deus como para os homens. Sabendo que para com os homens que sempre praticamos o bem para a glória de Cristo. E ainda que não sejamos compreendidos, estejamos livres do sangue de todos, pois nunca deixamos de anunciar todo o conselho de Deus. Para com Deus, vigiemos, e nunca desviemos-nos de nosso primeiro amor para com Ele, lembrando que não estamos sós, pois Ele constantemente nos encoraja dizendo: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”

Soli Deo Gloria.

Obs: este artigo foi baseado em Ap 2:1-7.





4 comentários:

Esdras Costa Bentho disse...

Kharis kai eirne.
Meus parabéns pela iniciativa de escrever a respeito de um tema tão importante quanto este. Continue incentivando e motivando os leitores dos seus post com artigos de qualidade.
Esdras Bentho

Carlos Roberto, Pr. disse...

Olá pessoal!
Sejam bem vindos após merecidas férias!
Parabéns pelo artigo!
Recentememte proferi palestra sobre Excelência no Ministério, partindo justamente do referido texto da carta à Igreja de Éfeso.
Nosso Deus é um Deus de excelência.
Vejamos que a exemplo da certificação ISO, ainda que o Pastor de Éfeso tivesse acertado em praticamente todos os ítens exigidos, Jesus não deixou por menos, exigindo retorno para conserto no único ponto de reprovação: a caridade.
A oportunidade para reparação do erro foi concedida
É pegar ou largar.
100% de qualidade ou reprovação.
Que o Senhor nos dê a Sua graça para voltarmos, nos arrepender e recomeçar.

Victor Leonardo Barbosa disse...

obrigado pastor Esdras e pastor Carlos pelo apoio e incentivo. Que bom que o blog está tendo um bom fruto.
Os blogs P.R. e T.G são muito bons e os assuntos são interessantssímos. Parabéns para vocês e que Deus os abençoe.

Obs: pastor Carlos, as férias foram, ( e estão sendo) muito boas e importantes... Obrigado!!!
Victor Leonardo

Unknown disse...

quais são as sete igrejas irmãs?