quarta-feira, agosto 08, 2007

Corte, o que é corte ??


Bom, com um breve comentário vamos tentar esclarecer um pouco nossas dúvidas sobre esse assunto.

A Corte é um estilo de namoro diferente dos “normais”. Seu maior fator é de que não se pode beijar a namorada ou namorado. Mas com que intuito? Os pregadores dessa “tese” dizem que o beijo desperta os desejos ou instintos tanto no homem quanto na mulher, levando assim, ao sexo. Mas será verdade?

Primeiramente quero dizer que a Corte, como já falei, é uma “tese” pois não tem nenhuma base bíblica. Mas não podemos descartar a possibilidade da corte; em nenhum momento vou falar que ela está totalmente errada, pois devemos atentar para o que Paulo fala lá em 1 Co 7. 7: “Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo, mas cada um tem de Deus o seu próprio Dom, um de uma maneira e outro de outra.” Paulo está falando sobre seu dom de não se casar, onde ele deixa bem claro que isso é um dom de Deus.

Podemos aplicar de certa forma, eu disse de certa forma, esse versículo à Corte, pois Paulo não está falando de corte e sim de não tocar em mulher. Para podermos honrar o pacto da corte precisamos ter esse dom de Deus. Devemos fazer essa escolha com muita oração, buscando de Deus, vendo se esse é o nosso dom. Mas o que vemos hoje não é isso, pessoas ouvem essa “tese” e muitas vezes movidas pela emoção acabam fazendo esse pacto com Deus.

Mas deixo uma pergunta no ar: Será que o beijo leva ao sexo? Estamos certos que o ato de beijar pode despertar desejos, mas também temos inúmeros casais que mesmo beijando conseguiram esperar até o casamento, ou seja, literalmente o beijo não leva ao sexo. Só nos levará se permitirmos, porque sempre seremos tentados; mas só vamos cair se escolhermos pecar. Temos que ter um namoro baseado em jejum e oração, para que com a graça de Deus tenhamos vitória.

Creio que o namoro ou a corte não estão totalmente certos ou totalmente errados, a vontade de Deus é que tenhamos de uma maneira ou de outra um namoro com santidade, sem as obras da carne mencionadas em Gálatas 5. 19.

Que com nosso namoro possamos alegrar o coração de Deus, e assim permanecer na sua inteira vontade.

Abraço.

28 comentários:

Carlos Roberto, Pr. disse...

Olá Renan Diniz!
A Paz do Senhor!
É a primeira vez que me deparo com seu texto!
Parabéns!
Acredito que pessoas solteiras precisam conhecer seus próprios limites e avaliá-los pelo prumo do temor do Senhor.
Se é possível beijar respeitando a pessoa amada e os limites do Senhor, amém. se não, é melhor que se abstenha e aguarde o momento certo.
Agora, se alguém tem o dom do Apóstolo Paulo, melhor ainda, está livre da tentação!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá meu querido e grande amigo Renan Diniz, parabéns pelo primeiro texto no blog. Você realmente demosntrou sabedoria e simplicidade baseado no exemplo do Apóstolo Paulo.
Que Deus o abençoe e que este seja o primeiro de muitos outros artigos que virão..
Abraços e Paz do Senhor!!!

Lucas Parisi disse...

Parabéns...otimo texto...

paz

Unknown disse...

Parabéns irmão Renan Diniz, que bom que em Bélem há muitos jovens com amor pela Palavra!

Gutierres Siqueira
www.teologiapentecostal.blogspot.com

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Paz do Senhor amados,

parabéns pelo blog.

Estou vos adicionando aos meus favoritos, e ao mesmo tempo convidando os irmãos para participarem do projeto de divulgação dos blogs cristãos na internet.

Um abraço!

altairgermano.blogspot.com

Renan Diniz disse...

Irmãos obrigado pelo inCentivo, agradeço o tempo que vocês reservaM para prestigiar nosso Blog.

Paulo Silvano disse...

Caros irmãos do GQL,

A paz do Senhor. Vcs estão entre os dez que eu mais frequento. Obrigado por me incluirem nos seus favoritos.

Um abraço
pr Paulo Silvano

Carlos Eduardo Leite disse...

Caro amigo,gostei muito do seu artigo, pois vem em boa hora certa para combater algumas deturpações bíblicas.... um forte a braço e continue continuando.

Allyson Aires disse...

kra..falando sem medo de ser feliz..ou de pecar...pra mim...repito.."Pra mim" isso nao tem nada haver..nada mesmo!!!pode-se até dizer que é uma heresia..fala sério!!!as pessoas nao podem aplicar esperiencias pessoais, como algo que seja a regra...td bem q pra um ou pra outro, isso possa ter funcionado...mas nao é a regra e sim a excessao...entao..vamos ler a biblia e interpreta-la à luz do espirito santo, ou entao seremos como marionetes daqueles que nos ensinam heresias!!! bakna o blog..os crentes,,jovens,adolescentes.,enfim...estao precisando de esclarecimentos biblicos..paz de Cristo a Todos!!

joaldo disse...

Olá Renam,shalom,li seu comentario achei interesante,porém,sem muita experiencia sobre o asunto,não sei o que vç sabe sobre a corte ou o que te falaram,más,se for examinar a alavra claramente verá que o namoro tabem não existe na biblia tanto quanto a corte,más se for examinar os paramentos para namoro e corte encontrará mais respaldo para corte que para namosro,e se quiser mesmo viver uma vida de santidade não vai ser testando suas capacidades de resistir que vai conseguir ,lembre-se de sansão,que ficou testando sua capacidade e quebrou a cara,pois é o pricipio da santidade no namoro vai muito mais além que beijar ou não nosso jovens fazem parte de uma cultura ocidental totalmente distorcida no que tem haver com santidade,e o beijo queridão nada mais é que um coito interompido,pois já foi comprovado cientificamente que tanto o homen quanto a mulher podem chegar ao orgasmo num beijo,e se for examinar livros de hostoria da igreja o beijo só era permitodo depois do casamento,então avalie bem seus comentarios pois nem sei se vç é casado namora ou o que mais se quiser formar uma opnião que seja ao menos biblica,shalom.

Unknown disse...

olá Renan Diniz!
A paz do Senho!
Gostei muito ta sua explicação de corte, ela é muito realista...meus parabéns!
quero dizer que a sua postagem no blog me deu uma direção, estou no início de uma corte e você me deu uma luz.
Que Deus abençoe sua vida, e continue usando a sua vida.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Caro irmão Joaldo, você se equivoca quando diz que faltou conhecimento bíblico ao Renan, e digo isso não porque ele é meu amigo, mas por que você se equivocou mesmo em sua tese. você analisou de forma superficial, namoro X corte e não namoro e Corte Vs Bíblia.

O Renan apenas aplicou certos princípios Bíblicos sobre ser solteiro e casado sobre a Corte(que não envolve a pratica do beijo) e o namoro convencional.

Ele de forma alguma quer testar sua resistência ao sexo, que tipo de beijo é esse que o cara tem até um orgasmo? Com certeza esse tipo de beijo é muito mais forte do que um beijo comum.

Renan de forma alguma é contra a corte, mas ele mostra apenas que isso é uma liberdade de consciência... os que usam de corte não condenem o namoro, e os que utilizam do namoro não condenem quem faz corte.
Simples assim...

Renan Diniz disse...

Caro irmao Joaldo, escrevi o artigo no intuito de mostrar para as pessoas que mesmo beijando durante o namoro, podem viver em Santidade e agradar a Deus, ao contratio de muitos que pregam essa TESE, que acabam condenando o namoro, e fazem as pessoas pensarem que se beijarem estão em Pecado, nunca esqueca que Experiêcias pessoais "SÃO PESSOAIS", é que nem identidade sabe?! intransferivel, e não podem virar regra.

Pode ser ate verdade o que você falou sobre o orgasmo durante o beijo, ( que beijo é esse heim ?! ) entretando isso nunca aconteceu comigo.

Irmão se no seu caso você quer namorar com CORTE tudo bem, vá em frente Deus abençoe, mas nao venha me falar que o ato de beijar é quase uma relaçao sexual!

ABC MIX disse...

Olá querido irmao !
Eu faco corte a mais de um ano,logo que entrei na igreja que pertenço hoje aderi a essa visao. Acredito que seja o melhor de Deus, pois na biblia em momento algum se fala sobre namoro ou melhor so ha uma historia de namoro que foi entre Sansao e Dalila e sabemos o final tragico da historia.
As igrejas estao acustumadas a tirar o sexo do namoro apenas isso, e introduzir esse namoro carnal e mundano pra dentro das suas portas.
Eu faço corte e com toda certeza do mundo vou contra a tese que isso é um dom,porque corte nao é apenas nao beijar, é estabelecer uma vida de santidade com Deus e confiar que Elepode suprir todas as carencias ate que Ele revele o melhor para a area sentimental.

bruno disse...

RADICAIS DA ULTIMA GERAÇÃO

amado se vc diz que beijo não desperta desejos... desculpa ai...mas concordo com vc quando vc diz que ha muitos casais que namoraram e casaram sem nunca terem praticado o sexo, mas pergunte a um deles se nunca tiveram vontade de tocar um no outro e veja qual a resposta.
A corte nao é uma tese, e sim uma das caracteristicas quando o jovem deixa da mesmisse e torna-se um radical, tendo seu estilo de vida diferente do mundo sendo na contra mao do pecado, o mundo diz que vc deve beijar na boca mas o radical tem sua identidade, ele vive inconformado com o mundo, investi seu tempo,dinheiro, sua vida em busca de avivamento e de resgata toda um geração perdida, que teve como estilo de vida o mundo.
Nos radicais nao namoramos ou nao beijamos por causa da corte estamos na corte pq nao queremos esse estilo de vida, somos escravos de orelha furada, somos servo, temos uma vida voltada para o senhor, queremos o melhor de deus para nossas vidas.
amado Renan Dinis, não é de foram ironica, mas jamais diga que nao houve base biblica houve sim referencias, leia com mas atenção o livro.
fiquem na paz de deus
fui

Unknown disse...

caramba como uma mensagem pode render até hoje ja q o artigo é de 2007. Irmão devemos para de olhar pra essas duas palavras corte e namoro, olhar o que a biblia diz em galatas romanos em fim as cartas de paulo, que são bm diretas sobre a santificação, a santidade de um cristão deve ser embasada nos frutos do espírito,(dominio proprio), então o que namora com dominio proprio nao critique qm faz corte e assim qm faz corte nao critique nao faz, uma questão de respeito amor ao proximo, ao irmao d radicais livres, deixo uma reflexão, de exemplo cristão conheço um casal de senhores esse me discipularam por muito tempo eles e me ensinaram a andar no caminho da santidade, com isso fiz corte, por um periodo tudo findou em amizade, amem(embora tenha tido uma infidelidade da outra parte, depois namorei, em santidade, e teve dias q com minha namorada falei hoje nao t tocarei porq sinto minha carne muito acessa por vc,
tínhamos momento de leitura da biblia e cantar tal e etc. tudo veio com a orientação q recebi.
irmão devemos ser racional e nao emotivos. nao condeno qm faz ou deixa d fazer, mas nao pode haver discriminação d ambas as partes.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Caro Radicais Teens...

Sua comparação de namoro cristão sem "corte" com Sansão e Dalila é puramente absurda, pois não leva-se em conta os seguintes pontos:

- Sansão infelizmente não levava uma vida de obediência aos caminhos do Senhor certos pontos de sua vida, em especial a este.

-Dalila não era uma mulher temente à Deus, e por conseqüente, traiu Sansão ao negociar com seus inimigos.

- Por certo o relacionamento de Sansão não seguia os padrões de Deus, sendo que este acabou por destruir sua vida.

Comparar tal relacionamento com o assunto discutido aqui, ou seja, entre a questão da "corte" e o "namoro", é absurdo.

Renan Diniz disse...

Dou gracas a Deus pela vida do Tiago que entendeu o que quiz dizer com o artigo, pois não escrevi esse artigo para discriminar a Corte e sim para mostrar que podemos viver com Deus tanto no namoro ou na corte.
Entretanto outras pessoas falaram que não me aprofundei no assunto ou nao tive muita base bíblica para escreve-lo, lembro que na época desse artigo quiz fazer somente um comentário breve tentando mostrar que as pessoas que defendem a corte não podem aniquilar o namoro, é tiago já estamos em 2010 e continuamos a ter comentários, mas esse é um assunto polêmico.
Creio que esse artigo merece uma reformulação, podendo ser postado de uma forma mais abrangente, pensarei nisso.

PAZ A TODOS!

Unknown disse...

GCM(GERAÇÃO NA CONTRA MÃO)
CORTE UM RELACIONAMENTO RADICAL E COM CERTEZA NASCEU NO CORAÇÃO DE DEUS E POR ISSO MUITAS REDES STÃO SE RELACIONANDO NESSA MANEIRA,A MANEIRA DE DEUS,MUITAS PESSOAS RECLAMAM PQ ACHAM QUE É SÓ NÃO BEIJAR,E MUITO MAIS QUE ISSO É CONVERTER VERDADEIRAMENTE SEU CORAÇÃO A DEUS,E PLANTAR BONS FRUTOS PARA COLHER NO KSAMENTO,E FAZER A DIFERENÇA
No kso do não beijar,para quem não concorda me diz,que diferençao vc sta fazendo no mundo,se o namoro de lá tb beija,e assim que somos a luz do mundo,pra quem concorda em esperar até o ksamento continue firmr pois Deus irá honra-los.
Não critico os que não aceitam,mas tenho um pensamento corte é somentye para radicais,incomformados,esses sim querem ser luz do mundo!!!!

Renan Diniz disse...

Olá Naylla.

Ainda me pergunto quantas pessoas faltam postar um comentário aqui sem realmente ler o artigo e entender minha posição.

De tudo que você comentou Naylla so quero fazer um observação, você disse o seguinte:

"No kso do não beijar,para quem não concorda me diz,que diferençao vc sta fazendo no mundo,se o namoro de lá tb beija,e assim que somos a luz do mundo,"

Creio que seu erro e o mesmo do Joaldo que disse: "beijo e um coito interrompido e que podemos chegar ao orgasmo só beijando".

Vocês dois acham que estou aqui defendendo esse tipo de beijo? onde o rapaz ou a moça quase engole seu companheiro durante o beijo?

Naylla eu namoro a 5 anos, beijo minha namorada e posso te dizer com toda certeza existem diferenças absurdas entre o meu namoro(namoro cristão) e o namoro do mundo, ou você nao sabe o que acontece em um namoro mundano?

Paz...

Unknown disse...

Pastor Renan Diniz sou um jovem de 20 anos e tenho adotado o próposito de corte, e como uma pessoa que tem estudado um pouquinho do assunto discordo de sua citação, pois a escolha que Paulo fez,essa sim é para aqueles que tem o dom. Etretanto a corte não é uma questão de dom, mas sim uma questão de escolha de ter um compromisso que não interfira na sua vida com Deus, e sim acrescente, contruindo um relacionamento saudável. Não é fácil, mas faço isso pensando no meu futuro ,na minha salvação a bíblia diz que os impuros não herdarão o reino de Deus Galátas 5.19-21. Então preciso me manter com pureza, sempre, não só depois do casamento,Corte é para aqueles que aceitam fazer primeiramente um propósito com Deus, e depois com a pessoa que o Senhor preparou, e ambos poderão demonstrarar o seu amor durante esse periodo pré- matrimonial, esperando até o casamento,sem beijos e amassos. pode parecer loucura, mas a palavra de Deus nos diz:Ora, o homem naqtural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente.1 Corintios 2.14. Obrigada pela oportunidade de postar minha opiniao que Deus continue a os abençoar tremendamente de sua irmã em Cristo Hennely.

Renan Diniz disse...

Paz do Senhor, Hennely Cristine.

Primeiro quero dizer que fico muito feliz em ver novos comentários nesse artigo pois já fazem 3 anos que ele foi postado.

Eu ja comentei aqui mas creio que você não então repetirei para você, em momento nenhum em meu artigo disse que a corte e errada ou demonstrei uma opinião contraria a ela, o que digo e repito é que o beijo em si não e pecado, o fato de você dar um "selinho" em sua namorada não representa uma afronta a Deus entretanto se ele te leva a pecar ou seja a coisas que vem após um beijo deixe de Beijar e espere o momento certo (casamento)

Lumin disse...

Eu sei que já faz tempo qe esse blog foi escrito, mas gostaria de deixar claro um pequeno detalhe. Na corte pode sim existir o beijo, mas como já foi dito cada um tem seu limite! E alguns dos princípios da corte é que deve ter permissão de Deus e que ambos os envolvidos procurem uma vida de santidade.

Anônimo disse...

Galera, boa tarde.Que a graça do nosso senhor nos acompanhe.Eu queria dizer duas coisas mediante ao texto e comentários.Primeiramente não analisem o fato de paulo estar solteiro e que alguns devem buscar isso.Quando interrogaram JESUS(palavra do Mestre)sobre divorcio e casamento eles disseram:Então não nos convém casar.Jesus porém respondi: Nem todos são aptos para receber este conceito,mas apenas aqueles a QUEM É DADO!Não somos nós que devemos buscar isso.Tomem cuidado.Ah e Paulo por não casar sofria tentaçoes sim.Eu vi em um comentário ai que ele estava insento disto.Não existe isso todos nós estamos pronto pra receber as tentações mas não cede-las.E outra coisa,eu não sou a favor de um ou outro,sou a favor de santidade más não posso deixar de falar uma coisa:O beijo de língua envia a mesma quantidade de sangue para o pênis do rapaz como no sexo.Ou seja você entra nisto(PRESTE BEM A ATENSÃO )ENTRA NISTO SABENDO que irá sair tentado!!A chaleira vai esquentar de toda forma.Vejamos,não é a mesma coisa desses "Cristãos" que vão as festinhas mundanas e diz:Não é pecado.Verdade não é pecado eles irem ,más,sabem que vão entrar em um ambiente tentador.E a maioria cedem as tentaçoes.Jesus não procurou ser tentado.E você expressou muito bem que várias pessoas e pastores conseguiram casar beijando sem fazer sexo.Também conheço muitos.Se sexo for só a penetração né.Por que a mão,língua e pensamento estavam viajando em outros lugares.Se eu dizer a vocês que toda vez que beijarem de língua no namoro estarão pecando,vocês acreditam:??
kkkkkk....Lembrem-se o pecado primeiramente passa na mente,depois vai ao coração.Más só de pensar,já pecou.
Deus abençoe....
O brasil é livre de opinioes.
Respeito a de todos mas não posso deixar de expor as minhas.
Abraçao galera
Neemias Rayner,19 anos,MG

M.Manoel disse...

pasto porque quando ta fazendo corte nao pode pegar na mao, ta erado ? é pecado pegar na mao da pessoa que voce ta fazendo corte ?(isso é duvida) me respode por favor !

Renan Diniz disse...

Não caro irmão. Pode ficar tranquilo para pegar na mão de sua namorada.

Daniel Rocha disse...

olha irmão falar que o corte não tem base bilbica me faz pensar duAS COISAS OU que vc não conhece a palavra de Deus ou não quer enchergar a verdade, EU TE PAERGUNDO : QUE RELÃO SÃO TEM O NAMORO COM A FESTA PAGÃO DA LUPERCILIA? DESDE DE QUANDO O NAMORO CONVENCIONAL FAZ PARTE DA SICIEDADE?
me mostre na biblia onde Deus incentiva o namoro da forma convencional?
Toda a palvra de Deus aponta para um relacionamento pré matrimonial onde ele é o centro e não o corpo e do outro, e se beijar não faz diferença então case-se e viva sem beijar sua esposa... Deus reservou algo muito maior para o casal do que só sexo ele reservou tudo que podemos desfrutar um do outro, mas isso não quer dizer que no namoro devemos ser restritos só ao sexo, e a defraudação e a desonra ou vc não se emporta de outras pessoas beijarem sua esposa leia proverbio e vc vera que a mulher virtuosa honra seu marido TODOS OS DIAS DE SUA VIDA e não só depois de casada eo coração de seu MARIOD ESTÁ NELA e não em outra vc pode não ser casado mas sua esposa está em algum lugar...
"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus"

Se liga crente!!!!!!!

Cidade Poesia disse...


Caro amigo que realizou esta postagem. Seu texto até está rezoavel. Mas quero chamar sua atenção para que corrija algo que está errado, muito errado!


Logo no inicio você diz o singnificado da palavra "corte", conforme o dicionário aurélio. Meu amigo, está tudo errado.


Existem palavras com grafia idêndia mas com fonética e significado diferente. Por isso observe abaixo a desambiguação:

Corte, com o siginificado de talhar dividir, diminuir. Se lê cÓrte, o som é de "ó" tônico.

Corte, do ato de cortejar (verbo), ou seja, "fazer a corte". Tem som fechado e se pronuncia cÔrte, o som é de ô.

É a mesma diferença sonora na pronuncia de avô e avó.


Após a padrônização e utilização do novo acordo ortográfico da língua portugues foi convencionado o desuso do acento diferêncial. Porém isso não muda o significado da palavra que pode ser identificado pelo contexto onde foi empregado.

Agora, entenda que uma vez que identificamos esta podemos ir ao aurélio e buscar o significado da palavra cortejar.

cortejar

Significado de Cortejar

v.t. Fazer cortesia, cumprimentar.
Fazer a corte a, adular com o intento de obter algo: cortejar os poderosos.
Requestar, galantear: cortejar uma dama.

Sinônimos de Cortejar

Sinônimo de cortejar: galantear e namorar

Definição de Cortejar

Classe gramatical de cortejar: Verbo transitivo
Tipo do verbo cortejar: regular
Separação das sílabas de cortejar: cor-te-jar