segunda-feira, junho 16, 2008

E o "Não" Venceu....



Com 34 votos, a enquete sobre a questão: "É Lícito o Crente Praticar Artes Marciais?" se deu por encerrada com uma íncrível reviravolta no resultado: Com 38% dos votos, o "Não" foi a reposta vencedora. É de se admirar pois no início quem parecia que iria vencer seria a resposta "Depende do Tipo de Arte" ou a resposta "Sim". Ambas obtiveram respectivamente 32% e 29% dos votos. O resultado da enquente demonstra que o assunto não é tão fácil de ser resolvido quanto parece, uma vez que as artes marcias possuem, em sua maioria, uma filosofia com raízes no xintoísmo e taoismo, sem falar no budismo. Segundo os mestres e lutadores, as artes marciais não possuem nenhum vínculo com religião e podem simplesmente serem praticadas por qualquer pessoa. Há evangélicos que concordam com tal opinião, com por exemplo o celébre ator e lutador de Karatê,Judô, Jiu-Jitsu e outras artes mundialmente Famoso Chuck Norris. Todavia, a maioria dos crentes não concordam com tal prática, pois não há como separar as artes marciais de seu propósito,filosofia e origem. Pelo menos de início, não quero parecer dogmático nesse assunto, além do que meu conhecimento do assunto ainda não é tão abrangente quanto deveria ser, mas de início, sendo eu um ex-praticante de judô e Karatê(meu pai treinou o último e meu tio já foi inclusive presidente da federação paraense de Judô) e pelas leituras e apostilas com que me deparei, as artes marcias não possuem uma menção de alguma divindade. Mas em contrapartida, buscam certo aperfeiçoamento corporal, mental e espiritual do praticante, inclusive com mudança de caráter e do coração, ainda que tais coisas, a luz da plavra de Deus, só são possíveis pelo Espírito do Senhor. Todavia, creio que uma reflexão e ressonãncia das pessoas que votaram e não votaram seja presente neste espaço com comentários. A GQL aguarda desde Já.

Soli Deo Gloria....

2 comentários:

Paulo Silvano disse...

Caro Victor Leonardo,

Vc sabe melhor que eu que, por não estar submetida aos critérios estatísticos, essa pesquisa não pode ser utilizada para balizar tendência ou convicção. Mas tenho por certo que aponta, como bem coloca vc no final do post, uma certa incompreensão dos crentes, acerca desse tema, já que não conseguem dicotomizar, distinguindo o exercício físico do exercício espiritual. Um bom exemplo é a brasileiríssima capoeira, cuja prática não conseguimos dissociar do culto afro.

Um abraço
Paulo Silvano

Victor Leonardo Barbosa disse...

Obrigado por sua participação pastor Paulo, em breve colocarei a sua opinião junto com a de João cruzué num post separado, pois como é o aniversário da AD, estou pensando em fazer uma nota especial para ela...

abraços e continue com a gente aqui no GQL