sábado, dezembro 13, 2008

Mais uma matéria super(des)interessante


No mês de dezembro, a grande mídia se volta para as comemorações de natal, muitas vezes não do jeito que deveria(o foco são compras e Papai Noel), mas obviamente que há exceções, o que não foi o caso da revista Superinteressante desse mês.
O que vi foi uma matéria que utiliza não somente poucas, mas duvidosas fontes(duas apenas), sendo que uma delas é a ex-freira Karen Armstrong, que já publicou vários livros, dentre os quais destaca-se Uma História de Deus. Conhecida pelo seu liberalismo teológico, os argumentos dela já foram rebatidos, direta e indiretamente, por vários apologistas norte americanos como Willian Lane Craig e Norman Geisler.
Fora isso, vemos teorias como a dos vários escritores do pentateuco, a inclusão do episódio da mulher adúltera em João(Algo já refutado pelo Texto Recebido e Majoritário grego, além do testemunho do próprio Agostinho), a semelhança da história de Gilgamesh com os primeiros capítulos de Gênesis( o que não enfraquece, mas sim fortalece o relato bíblico), e outros.
Conhecida por tentar atacar a fé cristã, mais uma vez a Superinteressante dá para o público uma matéria parcialíssima, mal pesquisada, com argumentos liberais há muito, pela graça de Deus, rebatidos. Juntamente com os claros tendenciosismos e sensacionalismos, marcas registradas da revista quando o assunto é religião.
Pode-se dizer que a linha adotada pela revista é claramente anti-religiosa, mas acima de tudo, sensacionalista. Simplesmente lamentável. O pior é que muita gente que não possui conhecimento bíblico acaba caindo nesta enrascada.
Detalhe interessante: segundo a revista, o trecho bíblico de 1 Timóteo 2:12 foi um acréscimo posterior, adicionado por um escriba, haja vista que o cristianismo sempre pregou a igualdade entre os sexos. Hum, será que senti um cheiro de mulheres no pastorado? Creio que não, mas com certeza isso pode servir como um prato cheio para os desavisados. Cuidado igualitaristas!

14 comentários:

Ronaldo Junior disse...

Graça e Paz!

Boa reflexão. Assim como Veja, Galileu e outras, surge mais essa super(des)interessante para querer denegrir a imagem de Cristo.
Lamentável!

Em Cristo,
Junior

Clebio Lima disse...

Irmão Victor,A Paz do Senhor Jesus!

Mais uma vez vemos o desesperados ateus procurando encontrar provas que sirvam de base para suas teorias, provas estas que não existem. Quem conhece um pouquinho de Bíblia logo percebe que não há como homens terem escrito por sua própria sabedoria um livro tão maravilhoso e que deixa o homem humilhado e pequeno por causa do seu pecado como a Bíblia. O homem diria em seus escritos que todos os homens são bons,a Bíblia diz que todos pecaram, o homem diria que todos vão para o céu, a Bíblia diz que muitos sofrerão tormento eterno,o homem diria que um criminoso não tem perdão, a Bíblia diz que se confessarmos os nossos precados seremos perdoados pois Deus nos ama independente de nossas ações, vejam só, não é da mente do homem que surgiu a idéia de que Deus é somente com os bonzinhos? Ainda bem que Deus nos amou, sendo nós ainda pecadores e nos transformou, pela fé, em seus filhos! Glórias a Deus pela Bíblia que não é palavra de homem, mas a Palavra de Deus!

Que Deus abençoe irmão Victor Leonardo!

Att,

Clébio Lima de Freitas
clebiolima.blogspot.com

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá irmão Júinior e Cléber! Obrigado por sua participação neste espaço.

Foi simplesmente lamentável o foco dado pela revista, que ao invés de buscar mostrar pelo menos um pouco do lado religioso, pelo contrário, achou que consultando alguns especialistas dito cristãos estavam cumprindo seu papel(claro que esse "achou" foi bem intencional).

Muito boa a sua explanação irmão Clébio. Jamais o homem natural, diante de tantas maldades e adversidades criaria um deus como é revelado o Deus cristão da Bíblia.

Um grande abraço e Paz do Senhor!!

Unknown disse...

Victor, a paz!

Eu fiquei impressionado com a superficialidade acadêmica dessa matéria. Pecou bastante como uma matéria jornalística. Como você bem disse, só ouviu liberais mal informados e desprezou todo o academicismo presente entre cristãos conservadores. E as interpretações que ele faz de alguns textos bíblicos (como Gn 6.1)? É de fazer rir!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Realmente irmão Gutirres, o que aconteceu foi uma falta tremenda, tanto acadêmica quanto jornalisticamente. Além de fraca, essa matéria é puro sensacionalismo.

Lembro-me de uma reportagem da revista Terra, que se intitulava "A ciência encontra a Bíblia" que destruía todos esses argumentos levantados pela revista Superinteressante, e olha que a Terra não é uma revista com conteúdo jornalístico dotado de uma visão cristã!

Agnaldo disse...

Não dá para esperar nada de diferente mesmo em relação a Biblia e Jesus Cristo, da mídia secular.
Um abraço,
Agnaldo Gomes
www.despertaigreja.com

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá irmão Agnaldo!

Com certeza esse tipo de comportamento era de ser esperado. Mas pelo menos deveria haver uma ética jornalistica na reportagem, mostrando os dois lados, mesmo que a matéria concordasse com a posição liberal.
Como citei anteriormente, a revista Terra, que ao que tudo indica não possui nenhum vínculo com alguma organização cristã, publicou há alguns anos uma matéria que destruía tal visão.

Além do que, a Superinteressante publicou uma edição especial mês passado sobre as sociedades secretas, e o tom dado foi de espanto, assombro e a admiração, essa edição respeitou as crenças dessas sociedades em todos os sentidos(as ironias que ela dá a Klu Klux Klan e a Opus Dei nem se comparam com a edição atual).
Quão bom seria se tivessémos o mesmo tratamento!

Obrigado por sua participação amado, que Deus te abençoe!

juberd2008 disse...

Victor,

Essa matéria da Superinteressante foi péssima. Faltou imparcialidade e mais pesquisa. Me lembro quando há uns cinco anos atrás, esta revista publicou uma matéria, tentando desacreditar alguns personagens bíblicos como Moisés, Davi e Salomão. Mandei um comentário via email, relacionando a Bíblia com dados históricos já confirmados, mas eles não publicaram. É uma pena.

Abraço.

Victor Leonardo Barbosa disse...

É uma pena mesmo Irmão Juber, mas isso só demonstra claramente o sensacionalismo e a falta de ética editorial dessa revista.

Infelizmente são poucas as revistas apologéticas que o povo de Deus dispõe para lutar contra isso, assim também como uma revista de apologética de grande circulação nacional.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Prezado Vítor Leonardo,
A Paz do Senhor!
Estou passando por aqui, para em primeiro lugar, dizer que o tempo neste final de ano foi muito escasso, por isso não tenho comentado matérias como gostaria e deveria, no entanto, preciso externar a satisfação que a blogosfera cristã me proporcionou, de conhecer, ainda que virtualmente, pessoas especiais, assim como o dileto irmão.
Que o Senhor possa abençoar a vc. e toda sua família, não somente no Natal, mais por todos os dias do ano novo.
Que o irmão continue nessa sua inspirada carreira de pregar e escrever segundo os princípios genuinos da Palavra de Deus.
Não desista, não pare.
O Senhor o tem separado, dentro de uma classe bem restrita de jovens nesta geração, como o Gutierrez e outros poucos, que apesar da pouca idade, decidiram nao se contaminar com os modismos lançados pelos veículos de manipulação de massas, e viverem um evangelho pleno, mas puro.
Deus continue te abençoando. Espero ter o prazer de, um dia, conhecê-lo pessoalmente.
FELIZ NATAL!
Pr. Carlos Roberto

Victor Leonardo Barbosa disse...

Pastor Carlos, é uma grande honra receber seu encorajamento e sempre recebê-lo neste espaço. O senhor foi um dos primeiros a entrar neste blog e dar seu tempo carinho e amor cristão ao postar neste espaço.

Por isso de novo lhe digo: muito obrigado mesmo por sua atenção e carinho pastoral.

A GQL toda agradece.

Anchieta Campos disse...

Caro amigo e irmão em Cristo, Victor Leonardo, a paz do Senhor.

Mais um ano se vai e mais um ano chega. 2008 se vai e não volta mais, mas suas lembranças ficarão, lembranças de momentos agradáveis e outros nem tanto, mas encerramos mais um ano em pé pois temos uma mão potente, mão que não se cansa de nos sustentar, a misericordiosa mão do nosso Deus.

Neste momento renovo nossos laços de irmandade e fraternidade, e que estes laços possam se fortalecer ainda mais neste 2009 que se avizinha. Que o vínculo da paz e da defesa/anúncio do evangelho possam sempre nos unir cada vez mais por meio deste nosso santo e árduo ministério dos blogs cristãos. Que nós, como jovens que somos, possamos ser sempre luz e referencial para a nossa geração.

Um ótimo Natal, cheio da luz e paz que Jesus nos trouxe, e um 2009 bem melhor do que 2008, sempre com a presença do nosso Deus e da sua Palavra, é o que desejo para você e todos os seus. Amém.

Fortes abraços.

Anchieta Campos

Victor Leonardo Barbosa disse...

Caro irmão Anchieta, só tenho a lhe agradecer por suas belas palavras...que Deus lhe abençoe grandemente neste ano de 2009!!!! Muitas felicidades na Paz do Senhor Jesus, que nesse próximo ano a Luz do Senhor Jesus brilhe com ainda maior intensidade em nossos corações e nossa amizade seja ainda mais fortalecida.

Que Deus me conceda o privilégio de conhecê-lo pessoalmente!!! Felicidades e que Deus lhe abençoe!!! Feliz natal!!!

Anchieta Campos disse...

Caro amigo e irmão Victor, a paz.

Que nossa amizade possa realmente se fortalecer e estreitar cada vez mais.

Seria motivo de muita aleria conhecê-lo pessoalmente. Vamos trabalhar em prol desta causa para 2009.

Abraço caro amigo.

Anchieta Campos