quinta-feira, outubro 21, 2010

A Mamãe Não Precisa Adulterar



Carlos Moysés, Vocalista do Voz da Verdade


Domingo passado foi um dia muito especial para mim. Na Escola Dominical Deus orientou a meus amigos e a mim para exercitarmos os nossos alunos na meditação das Escrituras. Foi algo muito bom. Mas o que me deixou mais feliz ainda, foi ouvir a voz de Deus pela Sua Palavra, que é viva e eficaz, no culto à noite. O pregador ensinou usando o salmo 23 de maneira simples e abençoada. Verdadeiramente a igreja pôde se alimentar com a Palavra neste culto.


Entretanto, em meio a tantas alegrias no Evangelho, temos passado por momentos bem dolorosos em nossa cidade. Infelizmente, é em Belém do Pará que ocorre uma das maiores festas idólatras: o Círio. Em que milhares de pessoas padecem de inúmeras formas afim de cultuar a um falso deus. O que é triste, pois ao invés dos indivíduos se arrependerem de seus pecados e confiarem na obra realizada por Cristo na cruz, eles procuram justificar os seus pecados através do cumprimento de promessas penitenciais hipócritas. E o pior de tudo isso, as crianças também são envolvidas neste processo idólatra- na manhã do domingo passado foi realizado o chamado 'círio das crianças'.

Porém, esses não são os nossos maiores problemas. Quando eu pensava que este mês já estava por de mais idólatra, sou informado do seguinte: a igreja a qual eu faço parte irá realizar uma chamada "Conferência do Espírito Santo"; e o grupo convidado para fazer parte de tal evento é(nada mais, nada menos...) o Voz da Verdade.


Você entendeu a incoerência doutrinária? É a igreja-mãe, berço do Pentecostes no Brasil (rumo ao centenário)- a qual crê que Jesus cura, salva, batiza no Espírito Santo e que em breve voltará- recebendo um grupo modalista¹ que não crê no Espírito Santo.
Judá e Tamar, Pintura de Horace de Vernet (1789-1863)

Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu? (Dt 32.6)



Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o.Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando já em si mesmo condenado. ( Tt 3.10,11)


Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (1 Co 2.9-13)


Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós.Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo.( 1 Co 5.6-13)


O que está em jogo nesta conferência não é uma simples questão teológica. Não, não é. O que está em jogo é a glória de Deus, o louvor das pessoas e todo o culto. Como ser conduzido na adoração por pessoas que não conhecem ao Espírito Santo que nos guia ao Senhor Jesus, e que em Cristo nos leva a adorar o Pai? Se fizermos isso, é certo que Deus não receberá o nosso louvor. E não importa o quanto ele aparente ser piedoso e emotivo, pois Deus só pode receber a adoração daqueles que foram unidos a Cristo por meio do Espírito.

Oh, meus irmãos, eu sinceramente não estou interessado em denegrir a imagem da "mamãe" e ter o que falar durante os dias 25 a 29 de outubro. Pelo contrário, oro para que Deus nos repreenda por meio deste artigo e faça com que esta conferência NÃO aconteça. Pelo amor de Deus. Tem tanta gente boa para ser convidada para nossas conferências... Não precisamos de trevas.

Que Deus tenha misericórdia de Sua amada igreja.

Que Deus nos perdoe.


[1] O Modalismo é uma antiga heresia da história da igreja ocidental, promovida primeiramente pelo mestre cristão romano Práxeas e depois por Sabélio, sendo conhecida também como Sabelianismo, devido a este último. Tal doutrina ensina que O Pai, o Filho e o Espírito Santo não são pessoas distintas, mas apenas manifestações do único Deus. Esse ensino herético foi duramente combatido pelo pai da igreja Tertuliano, quem em sua magnum opus Contra Praxeas, afirma: "Práxeas serviu ao diabo...introduzindo a heresia, expulsando o espírito e crucificando ao Pai". Tal doutrina antiga ressurgiu com o unicismo moderno em torno do "Nome de Jesus" e é adotada pelo Grupo Voz da Verdade, sendo este grupo combatido fortemente pelo conceituado Instituto Cristão de Pesquisas e conceituados apologistas pentecostais.O Conjunto de doutrinas unicistas pode ser encontrado no próprio site do grupo (http://www.vozdaverdade.com.br/estudos/). O apologista Paulo Romeiro escreveu uma excelente refutação bíblica da doutrina sabeliana do grupo, disponível neste endereço: http://www.agirbrasil.org.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=146&sg=39&id=235

Em 2007, os blogueiros do GQL Victor Leonardo e Carlos Eduardo entrevistaram pessoalmente o líder do Grupo, Carlos Moysés. Nessa entrevista, o líder do grupo confirmou seguir as doutrinas sabelianas. O conteúdo integral da dessa entrevista está disponível neste link: http://gqlgeracaoquelamba.blogspot.com/2007/08/gql-entrevista-carlos-moyss.html

10 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Nilton Rodolfo e amigos do GQL,

A Paz do Senhor!

Imagino a dor que vocês estão sentindo.

Infelizmente aqui em SP, recentemente a sede estadual da AD Madureira (AD Braz) também levou o mesmo grupo.
Não pertenço à Madureira, mas inquietação e também murmuração foi geral.

Não há o que fazer, senão continuar alertando e orando.

Um grande abraço!

Vosso conservo,
Pr. Carlos Roberto

Cidinha disse...

A paz do Senhor!

O pior foi em minha igreja,uma irmã disse que vai colocar uma música desse grupo para circulo de oração louvar ,pois Deus havia mostrado essa música.
Que Deus nos ajude a combater isso.

Wes Rocha disse...

A Paz do Senhor!
Pra quê isso? Quem falou que eles não acreditam no Espírito Santo? Por favor, estude mais antes de faler dos outros algo que ouviram falar de outros. Quem os conhece sabe a posição deles Sobre o Espírito Santo. A questão divergente é que eles são unicista. Apenas. E isso não impede de se achegar a Deus. Ficou Claro?
Não é bom espalhar mentiras!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Meu caro Wes Rocha,

se eles são unicistas, como você bem mesmo disse, então é claro que eles não creditam no Espírito Santo como pessoa; logo, se eles não acreditam no Espírito Santo como pessoa logo eles não acreditam no Espírito Santo à luz da genuína interpretação da palavra de Deus.Sugiro que você leia a nota post scriptum do texto.

Sendo que aceitar uma doutrina tão forte como a modalista mostra claramente que eles não estão perto de Deus como você tão enfaticamente afirma.

Que Deus o ilumine e o oriente nesta questão.

Carlos Eduardo disse...

A paz do Senhor Jesus. Parabéns meu amigo pelo post.

jurandir alves disse...

Paz seja convosco!
Esse grupo participa em muitas de nossas igrejas Asembleias de Deus, seria o momento de a Convencao Geral exigir uma declaracao por escrito de grupos contraditorios , principalmente o Voz da Verdade e seu lider Moises, ou e so na politica presidencial que importa o ponto de vista do grupo e dos lideres? Acabamos patrocinando essa confusao que eles proclamam, pela compra de cds e nos caches pagos nessas apresentacoes. Passou a hora de dar um basta. Se eles nao pensam como nossa interpretacao Biblica, nao deveriam adentrar as nossas portas e agirem como se nada houvesse. Fora com esses polemicos e fora esses caca niqueis.
abracos

vagner ribeiro disse...

A música deles "escudo" é linda.
Eles só batizam em nome de Jesus, foi o que eles disseram em entrevista, deveriam ler Mateus 28 vers 19.
Ah, quase me esqueço eles são HEREGES

Elton Morais disse...

Caro amigos do GQL, Paz do Senhor!

Que triste, imagino o que vocês estão sentindo. Aqui na minha cidade, sofro com um problema parecido.

Aqui, os jovens amam esse Conjunto e sempre cantam as suas músicas. Como me recuso a cantá-los, acabo ficando "excluído" do grupo de jovens e acabo sendo criticado por muitos.

Graças a Deus que não estou só.

Deus vos abençõe. Já estou seguindo o blog. Se puder visita o meu.

Em Cristo,
Elton Morais

edmar disse...

Amigos e irmãos do GQL,
A paz do Senhor Jesus Cristo!
As igrejas que convidam esse grupo HEREJE não tem noção desta gravidade.
Quando informamos que o referido conjunto diz que a doutrina bíblica da Trindade é de intenção CARNAL E DIABÓLICA as pessoas acham "nada demais" e afirmam: "o que importa é que seus hinos são lindos"...
Esses cristãos não sabem o que significa amar e ao mesmo tempo defender a Palavra de Deus.1ª Pe 3.15

ÍtaloNGLA disse...

É fio, parabéns pelo post! =) A guerra tá ae e combater é preciso... Deus nos abençoe e nos ilumine!