terça-feira, maio 10, 2016

O cristão introvertido

O seguinte texto de Tim Challies foi escrito em janeiro de 2013 (original aqui). Ele aborda a questão da introversão de maneira interessante, e tanto eu quanto o irmão Victor entendemos que ele pode ser de grande valia para todos nós.

Que Deus seja glorificado.

              ******************************************************************************
Quando 2012 chegava ao fim, blogs e meios de comunicação rapidamente foram dominados por dicas dos melhores livros do ano. Um dos livros que eu vi em muitas daquelas listas foi o de Susan Cain: Silencioso: O poder de introvertidos em um mundo que não pode parar de falar. Ele é um livro que eu já estava desejando ler durante o ano inteiro, até que finalmente baixei a sua versão em áudio e o ouvi nos feriados. Foi uma experiência interessante para mim e me proporcionou muitas oportunidades para reflexão e autoexame. O que escrevo hoje não é uma resenha do livro, e sim mais uma reflexão sobre seu conteúdo - uma reflexão sobre o cristão introvertido. 

Não há dúvida de que sou um introvertido. Se pusermos introversão e extroversão em lados opostos de uma reta e dissermos que cada um de nós cai em algum lugar entre os dois extremos, eu estaria bem longe do centro, em direção ao lado introvertido da escala. Posso não estar tão além do centro como algumas pessoas, eu ainda gosto de alguma exposição a milhares de pessoas, mas no íntimo eu adquiro energia e perspectiva na solidão e então eu a gasto em uma multidão. A minha reação padrão diante de uma multidão é correr para encontrar um lugar de tranquilidade. Amo e gosto de pessoas, mas lido melhor com pequenos grupos do que com grandes. Mesmo depois de muitos anos falando em público, estar diante de uma multidão ainda toma bastante esforço e exige renúncia. Eu ando em direção à frente de um salão devagar e, quando termino, volto rapidamente para trás. 

Silencioso fez com que eu entendesse melhor acerca de mim mesmo. Em algumas maneiras, Cain apresentou-me a mim mesmo. Eu tive todos aqueles tipos de momentos de "Aha!", onde as coisas que eu pensava há tempos, ou sentido repentinamente, fizeram sentido. Foi refrescante. Contudo, à medida que eu avançava na leitura, achei que isto estava inesperadamente fazendo algo profundo no meu interior. Comecei a sentir um tipo de paz com minha introversão que pode ter ido um pouco longe demais. Até mesmo Aileen [esposa do autor] notou isso em mim e o destacou. Ela notou que eu comecei a me sentir justificado em fugir de multidões e estar sozinho. Ela disse que eu estava me tornando egoísta. 

Creio que Deus me fez introvertido. Parece claro que alguns de nós são mais desinibidos enquanto outros são inclinados naturalmente a serem calados. Eu sou introvertido de natureza e isto é parte do bom projeto de Deus. Um não é inerentemente errado nem é intrinsecamente melhor que o outro. Mas o que Cain não reconhece, escrevendo de uma perspectiva secular como ela o faz, é que nós habitamos num mundo de pecado onde qualquer peculiaridade ou qualidade pode ser usada para fins que glorificam a Deus ou para fins de autoglorificação. Não apenas isso, mas Deus nos chama para estarmos sempre dispostos a negar nossos desejos a fim de servir a outros. Tanto introvertidos quanto extrovertidos enfrentarão tentações particulares para pecar. A minha tentação como um introvertido é de rapidamente distanciar-me de pessoas ao invés de servi-las. É ser egoísta ao invés de altruísta. 

A vida cristã é uma vida de renúncia. É uma vida de dizer, "Ainda que isto seja o que eu quero, o dever me leva a fazer algo diferente." Há muitas vezes que nego meus próprios desejos a fim de servir os outros. Até mesmo o desejo de estar sozinho. David Powlison trata disso bem: 

"A vida cristã é um grande paradoxo. Aqueles que morrem para si, encontram a si mesmos. Aqueles que morrem para seus desejos receberão muito mais nesta era, e, na vindoura, vida eterna (Lc 18.29). Eles encontrarão novas paixões pelas quais é digno viver e morrer. Se eu desejo felicidade, receberei miséria. Se eu desejo ser amado, receberei rejeição. Se eu desejo significado, receberei futilidade. Se eu desejo controle, receberei caos. Se eu desejo reputação, receberei humilhação. Mas se anseio por Deus e Sua sabedoria e misericórdia, eu receberei Deus, sabedoria e misericórdia. Durante o caminho, cedo ou tarde, também receberei felicidade, amor, significado, ordem e glória." 

Eu não tenho nenhum direito de desejar a solidão introvertida. Em vez disso, o evangelho me leva a negar até mesmo essa característica e todos os seus desejos a fim de servir outras pessoas. Eu sou introvertido, porém isto não me dá um chamado diferente na vida em relação aos cristãos gregários [que vivem em grupo]. 

O que tive de enfrentar enquanto ouvia o livro Silencioso é que introversão é o que eu sou, não quem eu sou. E isto é onde a discussão de introversão e extroversão geralmente parece tomar um caminho errado. Nós elevamos tanto essas características e as utilizamos para justificar o egoísmo em vez do altruísmo. Tenho de ser cauteloso ao me definir em categorias não bíblicas. Isto não é dizer que é errado falar que sou introvertido, mas que esta é uma distinção que a Bíblia não faz. Sendo este o caso, eu não quero permitir que a introversão me defina ou dite o meu comportamento. A introversão é uma descrição útil, mas também uma definição pobre. 

Um comentário:

João Emiliano Martins Neto disse...

Santa Teresa d'Ávila diria que o introvertido é superior ao extrovertido. O primeiro é o coração do mundo e é o coração por não ser os pés, as mãos, segundo a religiosa carmelita, a partes mais ativistas e açodadas a agir no mundo. Uma vida reclusa de oração, penitência e estudo vale mais que a azáfama e correria do dia a dia em que o homem como uma Marta é capaz de fazer tudo menos agir como sua irmã Maria que preferiu quedar-se aos pés do Mestre Jesus para aprender d'Ele do que se preocupar com muitas coisas. A fé católica por ser integral sempre colocou as obras ao lado da fé como condição para salvação, pois ao contrário do Protestantismo que não crê como acessível ao homem o conhecimento cabal de si mesmo, ontologicamente, pois supostamente o homem seria totalmente depravado, então, o homem no Protestantismo supostamente alcançado pela fé sairia, ato contínuo, pelo mundo todo proclamando o Evangelho convicto de sua salvação. Enquanto isso a fé católica seria a fé que cai bem para os introvertidos, ensina ao homem a assegurar-se se no mais fundo de sua alma ele é uma pessoa convertida, convida a como o filósofo Sócrates a conhecermo-nos a nós mesmos, convida a ser a parte principal do mundo que é o coração, aonde o verdadeiro cristão como Maria diz com Jesus, unum est necessarium, ou seja, uma só coisa é necessária.