sexta-feira, janeiro 06, 2017

Três Maneiras de Não Lidar com Disciplinas Espirituais

Li o seguinte texto a partir de um tweet de David Platt. Creio que ele é bastante pertinente para nossas resoluções de ano novo. O original, escrito por David Burnette, pode ser acessado aqui. Boa leitura. Que Deus nos abençoe e ajude.
                                                                                
                                                         ***
Embora Cristãos devam praticar as disciplinas espirituais sempre, muitos escolhem reanimar seus esforços no início de um novo ano. Um plano de leitura bíblica, um guia de oração, uma estratégia para limitar a rede social, ou um esforço intencional para compartilhar o evangelho mais - tudo isso são coisas boas. Mesmo que você não goste de fazer resoluções de ano novo, esperançosamente você está planejando continuar a prática de disciplinas espirituais no próximo ano. Qualquer que seja o caso, este [texto] ajuda a buscá-las na maneira correta. 

Quero oferecer três cuidados em relação a três modos de abordar disciplinas espirituais. Há muito mais a ser dito sobre este tópico, mas espero que esses cuidados sirvam como encorajamentos para buscar a semelhança a Cristo de maneiras que são bíblicas e sábias.

1. Não pratique disciplinas espirituais para estar quite com Deus

Nenhuma quantidade de oração, leitura bíblica, testemunho ou jejum - ou qualquer outra disciplina - tem o poder de mudar sua posição diante de Deus. Aqueles que estão em Cristo são declarados justos e não podem ser separados do amor de Deus (Romanos 8.31-39). Se esquecermos da graça de Deus em nos preservar, então o resultado será exaustão, desencorajamento, ou alguma forma de justiça por obras. Lutar para crescer em disciplinas espirituais é importante, com certeza, mas isso não pode ser o tipo de luta que provém de medo ou ansiedade. Disciplinas espirituais devem fluir de nosso amor por Aquele que deu seu próprio Filho para nos resgatar enquanto ainda éramos pecadores (Romanos 5.8). Isto colocará vento em suas velas espirituais para relembrar que a misericórdia salvadora de Deus tem sido abundante sobre você, um pecador merecedor de seu julgamento, e que a habilidade de buscar disciplinas espirituais em si mesma é um dom de Deus.

2. Não evite disciplinas espirituais por medo de legalismo

Enquanto disciplinas espirituais podem se tornar em uma forma de mero moralismo, elas não têm de sê-lo. Não há nada inerentemente errado em esforçar-se para crescer em piedade. Palavras como treino e disciplina não são não cristãs. Na verdade, a Escritura nos fala "treine a si mesmo para a piedade" (1 Timóteo 4.7), e Paulo falou de disciplinar seu corpo para guardá-lo sob controle (1 Coríntios 9.27). Devemos ser intencionais se queremos obedecer à exortação de Paulo à Timóteo: "foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz" (2 Timóteo 2.22). Este tipo de esforço é alimentado pela graça de Deus, com certeza, mas crescimento em semelhança a Cristo não acontece pelo sentar-se no sofá, esperando que um surto de alegria tome você. Isto não é como Deus planejou. Somos ordenados a "correr com paciência" à medida que olhamos para Jesus (Hebreus 12.1), e isto toma certo exercício espiritual.

3. Não trate disciplinas espirituais como uma busca de tudo ou nada

Alguns cristãos puxam o plugue [ligado] em uma disciplina espiritual simplesmente porque eles não estão alcançando seus objetivos. Eles começam um plano de leitura bíblica com entusiasmo, mas então o trabalho se torna frenético ou os prazos começam a se amontoar na escola: eles estagnam. Após falhar em alguns dias, eles tornam-se frustrados e param toda a leitura. Mas pense sobre isto: não seria melhor ler o máximo da Palavra de Deus em um ano ao invés de desistir no final de fevereiro? Lembre-se, o objetivo final não é completar um plano de leitura bíblica ou orar por quinze minutos em um dia; esses são meios para um fim. O objetivo final é crescer em seu amor por Deus. Espere contratempos temporários e recomeços ocasionais, e peça pela graça de Deus para avançar e crescer. Maturidade espiritual não é construída em um dia, ou mesmo em um ano.

Nenhum comentário: