terça-feira, dezembro 31, 2019

Servorum 2019: Servindo ao Deus Triunfante


O Rei Vindouro, arte de David Ramsey

Qual é a medida do sucesso? Quais são os parâmetros que definem uma vida vitoriosa? Se olharmos livros de auto-ajuda mundanos produzidos em 2019, logo constataremos que o conteúdo não é diferente dos anos anteriores. Mas, quais seriam os padrões bíblicos para julgar uma vida de sucesso, ou vitoriosa? Certamente muitos farão esta pergunta nas últimas horas deste ano: Fui produtivo? Realizei meus sonhos? Tive muitas conquistas? Ainda que essas perguntas, feitas na devida proporção, são bastante cabíveis, é importante atentar que o caminho que a Palavra de Deus aponta é profundamente distinto, e até mesmo diferente, de possíveis interrogações temporais. Ainda que dificilmente alguém encontrará, mesmo em versões mais recentes da Bíblia, a palavra sucesso, certamente encontrará com relativa facilidade, as palavras "vitória" e também, "triunfo". Acerca dessas palavras, o apóstolo Paulo tinha muito o que nos dizer:

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou". (Rm 8:35-37))
A despeito de todos os problemas e dificuldades enfrentados, o apóstolo Paulo tinha uma certeza absoluta: Nada poderia afastar os que creem em Cristo do seu santo amor, nem mesmo a fome, nudez ou espada. Cristo nos amou e se deu por nós, por isso podemos nos alegrar, pois somos mais do que Vencedores. Não uma conquista humana, uma glória temporária, mas algo eterno, que durará para sempre. Teremos sempre a presença de Deus conosco. Isso significa, então, que, em nossa vida Cristã, não teremos "vitórias" no âmbito humano? Certamente que sim, mas mesmo em nossos fracassos, em tudo estaremos diante de Deus, que nos leva à vitória, como o próprio apóstolo nos diz em 2 Coríntios 2:14-15:

"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem".

A despeito dos supostos "fracassos" ministeriais, Paulo sabia que Cristo o conduzia em triunfo em todas as coisas. Isso foi profundamente sentido por alguns membros deste blog em 2019. Diante de várias lutas ministeriais ocorridas em 2018, que muito nos levou ao desânimo, pudemos sentir o refrigério, superação e até mesmo triunfos alcançados em 2019, com grandes vitórias ministeriais e pessoais, o que, obviamente, não excluiu momentos de lutas e dificuldades, porém, uma das maiores lições que temos que guardar sempre em mente é o quanto é bom dependermos de Deus, o que certamente nos leva a louvar grandemente o Senhor por sua misericórdia e graça para conosco. É necessário, também, termos alguns princípios em mente quando estamos às portas de um novo ano:

a) Confie na Providência de Deus: Servimos ao Deus  verdadeiro, que não somente é o Criador do céu e da terra, mas também é Aquele que sustenta os céus e a terra, e que nunca desampara aqueles que o buscam. Ora, se Deus tem cuidado de nós com tanto afeto todos esses anos, podemos ter certeza que ele cuidará de nós em 2020. Que as palavras divinamente inspiradas de Isaías possam alegrar nossos corações:
"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera". (Is 64:4)
b) Prossiga para o alvo: A Palavra de Deus sempre nos incentiva a olharmos para trás e vermos os poderosos atos que Deus já realizou, assim como para nos levar ao arrependimento dos pecados. Todavia, em nenhum momento o passado deve ser visto como uma prisão que nos leve à murmuração, quer por acontecimentos bons ou ruins. Salomão em Eclesiastes tem algo importante a dizer acerca disso:


"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque nunca com sabedoria isso perguntarias". (Ec. 7:10)

Podemos nos emocionar por tudo o que já passamos e por aquilo que Deus fez por nós no ontem, mas devemos ter um coração grato por aquilo que ele tem feito por nós no hoje. Nosso foco deve estar em sintonia com o do apóstolo:

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". (Fp 3:13,14)

Não se pode parar de correr simplesmente para olhar o quanto já foi percorrido. Isso é verdadeiro, tanto em uma competição, quanto na vida cristã. Sigamos o conselho de Paulo: Corramos de tal forma que alcancemos o prêmio ( 1 Co 9:24).

c) Louvemos a Deus por tudo: O fato de continuar firme na corrida da fé resvala neste ponto. Tudo que ocorre em nossa vida é por um bom e santo propósito de Deus, por isso, não podemos jamais exalar uma murmuração rebelde e incrédula, mas 

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. (1 Ts 5:18)

O homem que é genuinamente salvo não pode deixar de sempre render graças a Deus, por tudo de bom que Ele já fez e ainda vai fazer.


Quando tivermos esses princípios em mente, seremos bom lutadores e competidores de Cristo, guerrearemos o combate da fé, correremos nossa corrida cristã, sabendo que em tudo somos mais do que vencedores, pois em tudo, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos faz triunfar. Como Paulo nos diz, reverberando e explicando as palavras de Isaías:

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. (1 Coríntios 2:9)

O Deus de Israel é o Deus que trabalha para aqueles que n'Ele esperam, é o Deus que nos enviou seu amado Filho Jesus, nem mesmo seu Filho poupando. Que em 2020 confiemos no Senhor, que certamente trabalhará por nós e nos dará a vitória no Senhor Jesus Cristo!

O blog Servorum Dei deseja aos seus leitores um Feliz 2020 nas bênçãos de Cristo!

Soli Deo  Gloria

Nenhum comentário: