domingo, janeiro 06, 2008

Um ichtus moderno?


Não há dúvida do valor dos símbolos da igreja primitiva ( ou pós-primitiva, se definirmos igreja primitiva apenas aquela do tempo em que os apóstolos estavam vivos). Dentre estes símbolos encontrava-se um que era um tanto quanto curioso: O peixe(em grego ICTHUS). O que o peixe tinha a ver com Cristo? Por si mesmo nada. Todavia, cada letra servia para um acróstico: Iesous Christous Théos Huios Soter(Jesus Cristo Filho de Deus e Salvador). Com o passar do tempo, a igreja deixou de utilizar este símbolo (ele era usado na época da perseguição da igreja para identificar outros cristãos), porém ele ressurgiu estes últimos dias como adereço prateado de carros de evangélicos. Eu vejo várias qualidades nisso, uma delas é a demonstração de fé dos cristãos atuais(tão livres que agora podem colar o peixinho na traseira de um carro), porém dentre os defeitos é o perigo e o fato de algo profundo se tornar extremamente banal e comercial. Isso pode se tornar( e está se tornando) uma realidade com relação ao ICTHUS. Todavia, o maior perigo que está assolando a igreja contemporânea é a idéia de termos um Jesus moderno, mais atual, ecumêncio, tolerante e relativo. Hoje muitos estão vendo Jesus como um gênio da lâmpada, um Jesus amigo de Buda e Maomé, e também de todos os homossexuais do Brasil. É necessário que permançamos firmes diantes das lutas que está se travando nas terras tupiniquis, e que em breve poderá vir sobre a igreja de tal forma que ainda usaremos o ICTHUS, todavia, não mais na traseira de um carro, mas na parede de um esconderijo. E então, apar das lutas para taparem nossa boca aí, deveremos bradar: JESUS CRISTO FILHO DE DEUS E SALVADOR!
Que Deus nos ajude neste propósito.

Soli Deo Gloria.

3 comentários:

Pastor Geremias Couto disse...

Há uma charge do Jasiel Botelho no blog do Daladier que muito se aproxima da tese desta postagem. A chrge fala de forma bem humorada da "teologia estragada".

É bem parecido com o ICHTUS, que cumpriu papel significativo na época da perseguição contra a igreja e, hoje, pode estar com o seu uso sendo vulgarizado.

Como diz a própria Palavra, Deus fez tudo perfeito, mas o homem buscou suas próprias invenções.

Abraços e continuem firmes nos fundamentos!

Victor Leonardo Barbosa disse...

Obrigado pelo apoio pastor geremias, e realmente é isto que está acontecendo na igreja moderna. Cada vez mais os cristãos buscam suas próprias formas e modos, ao invés de buscarem o modo de Deus, o egocentrismo cada vez mais reina na igreja de Cristo, e consequentemente, o pecado.

Obrigado mais uma vez pastor Geremias e Deus lhe abençoe!!!

- disse...

Olá, Victor!

Cheguei ao seu blog através de uma pesquisa no Google e acredito que as nossas idéias e motivações são semelhantes.

Portanto, peço que visite o meu blog e me diga o que pensa das minhas pretensões e idéias.

Estou apenas ingressando na blogsfera e sua visita seria muito apreciada.

Abraços fratenos!