terça-feira, outubro 11, 2011

Deus é soberano, então ore!


Deus é soberano sobre tudo e sobre todos. Nada deste mundo foge à Sua vontade soberana. Nem mesmo o circuito realizado por uma poeira em algum lugar do globo foge do decreto divino. Deus, de fato, reina sobre tudo- exatamente tudo!

"Mas o nosso Deus está nos céus, e faz tudo o que lhe apraz." [1]

E o que dizer do coração humano? Será que temos que ficar amedrontados com a livre agência das pessoas? Será que temos de nos desesperar ao vermos tanta iniquidade nas obras de nossos colegas e amigos? Claro que não. Como diz o sábio rei Salomão:

"Como ribeiros de águas é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o seu querer." [2]

Não estou desprezando a responsabilidade humana em suas escolhas. Cada homem dará conta de si mesmo a Deus. E aqueles que forem lançados ao inferno, serão lançados por causa de seus próprios pecados. Ninguém pode dizer que, ao pecar, "está fazendo a vontade de Deus, porque Deus é soberano". Deus não participa do pecado de ninguém, os homens são os únicos culpados de suas próprias iniquidades. Como Tiago ressalta:

"Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado por sua própria concupiscência." [3]

Mas estou focando mais intensamente nossas mentes na soberania de Deus, porque é exatamente esta doutrina que nos encoraja a orarmos. É saber que Deus reina, que nos dá esperança ao lutarmos em oração por nosso próximo, mesmo que este tenha o coração tão duro como o diamante, por causa de seu pecado. É saber que Deus tem poder para conceder arrependimento e fé até ao mais perverso pecador, que nos motiva a orarmos.

Então, oremos! Não importa qual seja a densidade das trevas à sua volta, ore. Mesmo que pareça não haver mais esperança para seus amigos e colegas, ou para este mundo como um todo, não pare de orar. Deus é soberano, e esperemos inteiramente em Sua graça sempre.

Que Deus seja gracioso conosco em nos conceder a graça de vermos acontecer ao nosso redor o mesmo que ocorreu com os ninivitas após a pregação de Jonas:

"E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos? E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez." [4]

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] Sl 115.3
[2] Pv 21.1
[3] Tg 1.13,14.
[4] Jn 3.5-10.






Nenhum comentário: