segunda-feira, outubro 10, 2011

Devocional: Você crê na Soberania de Deus?


"O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" (Salmos 103.19).

A soberania de Deus é o tema central da doutrina bíblica. Sem ela não temos nada. Crer num deus que não é soberano sobre tudo e todos em nada difere de crer num deus feito por mãos humanas, um deus inútil e nada diferente dos homens, e, mais que isso, inferior aos próprios homens. Pensar em um deus que não tem soberania é conceber um deus que não é criador, e sim criatura; um deus que não é rei, mas súdito; um deus que não é auto-suficiente, e sim completamente dependente de homens.

Mas o verdadeiro Deus é soberano. E a Sua soberania não tem limites: exatamente tudo o que ocorre neste mundo e no universo é controlado pelo Senhor. E Deus não está preocupado se Sua vontade será feita, como um rei que fica a caminhar ao redor de seu trono- confuso e ansioso; mas Ele está assentado em Seu trono com soberania completa, como o nosso texto declara: Ele tem o "seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo".

Esta verdade traz aplicações bem práticas para nossas vidas. Eu gostaria de trazer neste texto apenas uma:

Saiba que o contexto em que você está inserido, as pessoas que você conhece, as pessoas que você irá conhecer ou se deparar não são por acaso ou por coincidência- nem mesmo por sorte. Mas a verdade é que cada uma delas é controlada pela perfeita soberania de Deus. Cada coisa em sua vida é provida por Deus de modo soberano, e dada a você como um presente.

Que esta verdade nos faça repensar nossas vidas e nosso papel neste mundo. Que Deus nos conceda graça para que não enxerguemos nossas vidas e as pessoas que nos cercam como "meramente naturais". A fim de que O glorifiquemos em tudo isso. Termino esta reflexão com esta oração por nossas vidas:

"Senhor, não permita que nosso legado seja somente falar de modo teórico sobre Ti e Tua salvação em Cristo Jesus, Teu Filho. Mas que o Senhor nos use como teus instrumentos para que o Teu Nome seja glorificado em nossas vidas, famílias, amigos e aqueles que levares até nós por Tua maravilhosa soberania, através da pregação ativa de Teu Evangelho."

Que Deus nos perdoe.

Nenhum comentário: