sexta-feira, novembro 25, 2011

Lendo para fugir e fugindo para ler.


"Desviei os meus pés de todo o caminho mau, para observar a tua palavra" (Salmo 119.101).

A luta contra o pecado é uma luta diária. Às vezes passamos por momentos "de trégua", mas isto não passa de ilusão, pois são nos momentos de aparente paz que tendemos a vigiar menos e, portanto, a cair quando menos esperarmos. E esta verdadeira guerra é travada de diferentes formas entre os irmãos em Cristo. O que para um de nós é uma grande batalha, pode não ser tão difícil assim de ser vencido para outro, e vice-versa. Mas, independente de qual seja o ponto fraco, cada um dos santos é tentado pelo pecado.

Entretanto, conscientizar-nos desta guerra feroz não é o bastante para vencê-la; assim como o simples saber que há um rifle apontado para a sua cabeça, não é suficiente para livrar da morte um soldado na guerra. É necessário sair da mira do pecado de modo ativo. Pois ficar esperando pela "sorte" de o nosso inimigo errar o alvo do nosso coração é simplesmente loucura! É imprescindível que corramos o mais rápido que pudermos para um lugar seguro, a fim de estarmos longe, bem longe, da mira do diabo.

Qual é, então, tal atitude de fuga ativa não somente das minhas grandes lutas, mas também as de todos os cristãos? A resposta é simples: a leitura bíblica. Isto pode aparecer frustrante para você, eu sei. Porque talvez você tenha buscado solucionar a sua falta de espiritualidade de muitas outras formas supostamente mais radicais como: jejuar por vários dias, não assistir televisão, não acessar o Facebook; e quem sabe você fez até um propósito de não acessar a internet durante um grande intervalo de tempo... Mas fique certo disto: em si mesmo, nada disso pode guardá-lo do pecado.

Eu sei que muitas vezes verdadeiramente é preciso fazer tudo isto que foi acima citado, mas o que estou afirmando é que sem ter a leitura bíblica como o fundamento sólido de sua fuga do pecado, todas estas coisas não passarão de superficialidade.

Portanto, analisemos o porquê de ler a Bíblia é a grande solução para vencermos a nossa luta contra a carne:

1) "Desviei os meus pés de todo o caminho mau..."

O salmista, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, descreve a primeira etapa de nossa vitória contra o pecado: desviar-se do caminho mau.

O desviar-se do mal é fruto de um coração sábio, como escreveu o grande rei Salomão: "O sábio teme e desvia-se do mal, mas o tolo encoleriza-se e dá-se por seguro"[1]. E esta tem de ser a nossa atitude sincera: afastar-nos do pecado. Nós conhecemos as nossas fraquezas e, ao invés de testar a nós mesmos tentando descobrir até que ponto podemos ficar perto do pecado sem cair nele, devemos fugir delas e dos caminhos que podem nos levar até elas. Isto prova o nosso coração. Pois alguém que de fato quer vencer o pecado não pode ser lerdo ou desatento nesta batalha: precisamos fugir sobriamente do pecado.

2) "...Para observar a tua palavra."

Eis o porquê de fugirmos do pecado: para observar a palavra de Deus.

Lembre-se que este é um verso só, que possui uma ordem importante. Pois fugir do pecado para fazer outra coisa que não seja observar a palavra do Senhor é "morrer à beira da praia". Fuga do pecado e leitura bíblica são coisas que sempre andam juntas, pois uma gera a outra ciclicamente. Ou seja, nós fugimos do pecado para ler a Bíblia, e lemos a Bíblia para fugir do pecado, e assim sucessivamente, de modo que isso é algo constante em nossa caminhada cristã.

Diante do que já foi dito surge uma questão: "se eu sou um pecador, como posso ter forças para me afastar da iniquidade e, no lugar disto, buscar a Palavra de Deus?" Isto é muito interessante de ser analisado, pois se nos atermos somente no verso 101 do maior de todos os salmos poderemos cair em um erro antropocêntrico e legalista: o de achar que a nossa santificação provém de nós mesmos, e que ela depende fundamentalmente de nosso desempenho em buscar a Deus, porquanto "o desviar-se do caminho mau" vem antes do "observar a palavra". Mas para não cairmos em tal erro é necessário lermos outros versos deste maravilhoso salmo. Vejamos alguns:

"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti"[2]: neste verso nós vemos que é o ato de guardar a Palavra no coração que irá nos preservar de pecarmos contra o Senhor;

"Considerei os meus caminhos e voltei os meus pés para os teus testemunhos"[3]: este verso mostra que a Palavra leva o cristão a considerar e discernir os seus caminhos, de modo que ele volte a observar os mandamentos de Deus em suas ações. Ou seja, por meio de Sua palavra, Deus nos repreende para que voltemos a obedecê-lo, e assim nos afastar do pecado.

"Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; pelo que odeio todo o falso caminho"[4]: e este verso é bem direto: é pelo conhecer os mandamentos do Senhor que somos capacitados a odiar o pecado, e, portanto, fugirmos das transgressões.

Logo, o início do verso 101 ("Desviei os meus pés de todo o caminho mau") é fruto de algo que o salmista já tem retratado no decorrer desta canção inspirada: a observãncia da Palavra do Senhor Deus. Logo, a fonte de nossas forças nesta guerra é a lei do Senhor; pois é a leitura bíblica que nos leva a fugir do pecado e, por conseguinte, nos capacita a fugirmos dos maus caminhos para lermos e obedecermos à Palavra.

Tal ideia também é tratada pelo apóstolo Paulo na epístola aos filipenses: "[...] Operai a vossa salvação com temor e tremor. Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade"[5]. Portanto, conhecer esta verdade tem de nos guardar de toda a confiança em nós mesmos, e do legalismo de acharmos que é o nosso desempenho e a nossa capacidade de fugir da carne que nos mantém santos.

Que Deus nos capacite a vivermos na Sua santa Palavra, para que assim sejamos preservados em todo o nosso caminho, por amor ao nosso salvador Jesus Cristo e capacitados pelo Seu Santo Espírito.

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] Pv 14.16
[2] Sl 119.11
[3] Sl 119.59
[4] Sl 119.104
[5] Fl 2.12b,13




Nenhum comentário: