domingo, julho 13, 2014

Stanley Horton (1916 -2014): Um legado de erudição e piedade

 Como noticiado pela rede social Facebook, faleceu nesta manhã o teólogo pentecostal Stanley Horton. A notícia foi dada por Faith Horton, que cuidava do pai e o auxiliava em seu ministério. Horton estava com  98 anos. Nas últimas semanas, estava sendo submetido a um tratamento contra sepse, doença grave que carrega a corrente sanguínea com diversas bactérias.

Horton foi um autor primoroso e  prolífico escritor pentecostal, tendo muito contribuído para a maturidade doutrinária do movimento pentecostal. Seus livros O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo e O Livro de Atos causaram um grande impacto no entendimento da academia pentecostal acerca da obra do Espírito. Horton foi o editor e um dos escritores da Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal, que definiu distintamente a doutrina da Assembleia de Deus dentro do movimento pentecostal. ele também foi editor da Bíblia de Estudo Pentecostal comentada por Donald Stamps e publicada pela CPAD. Uma das obras de Horton que merece igualmente destaque é o seu magistral comentário do livro de Isaías (e particularmente a minha preferida), onde ele comentava, de maneira simples e profunda, cada versículo do livro do profeta Isaías (combinado igualmente com uma erudição singular, oriunda da tese de doutorado que ele fizera sobre o livro de Isaías).

Stanley Horton conseguia, como poucos, expor verdades bíblicas de maneira simples, mas igualmente temperadas com uma erudição evangélica firme, conservadora e ortodoxa, mantida pelo poder do Espírito. Sem dúvida, o movimento pentecostal perdeu um de seus mais brilhantes expoentes, que agora descansa no reino do Pai.

Segundo o relato de Faith Horton, sua cunhada estava lendo para o pai a passagem de Atos 3, quando Pedro foi instrumento do Senhor na cura do paralítico, após ler a passagem que dizia:

"Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus".Atos 3.6-8

Quando terminou de ler a última parte, "andando, e saltando, e louvando a Deus", Horton deu o último suspiro, e foi para os braços do Senhor. Agora, descansando, espera a Ressurreição para a vida, naquele grande dia, assim também como a sua coroa de glória.

Que Nosso SENHOR DEUS levante mais homens como Stanley Horton. Firmes, fiéis e bíblicos na seara do mestre.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: