sábado, julho 04, 2015

As Pastorais: Uma mensagem à igreja local e a liderança (subsídio para as Lições Bíblicas)




É comum ver nas pinturas de Paulo a Bíblia e a espada.
Aqui, uma pintura feita por  Peter Paul Rubens. (1577-1640)
Introdução

Perto do início de 70 d. C. , os apóstolos Paulo e Pedro escreveram suas epístolas, sendo martirizados
não muito tempo depois. Os cooperadores dos apóstolos, como o escritor de Hebreus e Judas, encorajaram e exortaram o povo de Deus nesse período. Por fim, da primeira geração de apóstolos havia apenas um, João (que provavelmente era o "caçula" do colegiado apostólico), o qual será o escritor mais prolífico do Novo Testamento depois de Paulo.

I. As Pastorais – as últimas cartas de Paulo.

Pouco depois de sua libertação de Roma, ele continuou seu trabalho de plantar igrejas, sendo que é dito inclusive que ele viajou para a Espanha. O certo é que ele implantara várias igrejas, sendo que para garantir a saúde dessas igrejas, ele envia Tito, antes ele envia Timóteo a Éfeso, ambos seus cooperadores.
Essas três últimas cartas são chamadas de “pastorais” e nunca receberam contestações até o século XVIII, quando questionou-se a autoria de Paulo como o autor dessas epístolas, devido a mudança de vocabulário e teologia, e supostamente por que a igreja já havia se organizado, tendo até ministros pagos.

Nenhuma dessas proposições convence, pois a mudança de vocabulário e teologia se dá por causa da mudança de assunto e propósito. Não há nada nas pastorais que contradiga a teologia e biografia de Paulo.

A igreja primitiva já era organizada desde a sua origem, que contava com presbíteros/bispos e diáconos, assim também como ministros que recebiam remuneração, algo aprovado pelo próprio Paulo ( 1 Co 9.1-19).

Analisemos, então, o conteúdo das pastorais:

A) 1 Timóteo (65 d. C.):

Paulo, após a sua libertação da prisão em Roma (At 28), viajou para a Espanha (conforme Clemente de Roma, 96 d. C.). Depois de ministrar a Palavra de Deus, Paulo voltou a região do mar Egeu (em especial Creta, Macedônia e Grécia), continuando seu ministério ali, foi quando enviou Timóteo a Eféso. Assim, posteriormente, ele escreve a Timóteo sua 1º epístola a este jovem.

Propósito: 1 Timóteo foi escrita para encorajar a Timóteo em seu ministério, vencendo a  timidez que parecia ser característica dele (1 Co 16.10; 2 Tm 1.7). Paulo tem um propósito tríplice em escrever a Timóteo:

1. Exortar a Timóteo a respeito de seu ministério e vida pessoal.
2. Exortar  Timóteo a defender a pureza do evangelho e seus santos padrões por causa da corrupção dos falsos mestres.
3. Instruir Timóteo a várias questões de natureza eclesial da igreja de Éfeso.

Mais que qualquer outra epístola paulina, 1Timóteo urge em necessidade da responsabilidade pastoral de pregar o evangelho fiel e verdadeiramente.  
Conteúdo:
I. A sã doutrina (cap. 1).
II. Oração Pública ( cap. 2).
III. Qualidades ministeriais (3.1-13).
IV. Doutrina falsa (3.14-4.11).
V. Instruções pastorais (4.12-6.2).
VI. Exortações finais ( 6.3-21).
Versículos-chave: 1 Tm 1.15;2.4-6.

2 Timóteo (67 d. C.)
Tema: Perseverança na Fé.
Paulo voltara a Roma (1.16-17), sendo que devido a perseguição efetuada por Nero, foi novamente encarcerado, estava sofrendo as privações de um prisioneiro comum (2.9), abandonado pela maioria de seus amigos (1.5) e tinha consciência que seu ministério chegara ao fim e sua morte se aproximava (4.6-8,18). Então ele escreve seu testamento espiritual a Timóteo (e também a todos nós). Encorajando-o firmemente a ser um genuíno ministro de Cristo e não deixar-se levar pela timidez, mas ser firme diante das perseguições, não se envergonhando do Evangelho de Cristo.

Propósito: Sabendo que Timóteo era um jovem tímido e dos problemas internos (heresias) e externos (perseguição) que estavam cada vez mais intensos, Paulo escreve para Timóteo exortando-o a:
A) Defender o Evangelho.
B) Pregar a Palavra.
C) Perseverar na tribulação.
D) Cumprir sua missão.

Resumo:
I. Introdução (1.1-5).
II. Exortações referentes aos sofrimentos e perseguições futuras (1.6-2.13).
III. Exortações referentes a apostasia atual (2.14-26).
IV. Exortações referentes a apostasia futura (3.1-4.8).
V. Conclusão (4.9-22).

É interessante vermos as exortações sucintas de Paulo a Timóteo:
“Despertes o dom de Deus” (1.6).
“Não te envergonhes” (1.8).
sofre pelo evangelho (1.8).
Sê diligente na Palavra (2.15).
“Evita os falatórios profanos” (2.16)
“pregues a Palavra” (4.2).
“faze a obra de um evangelista” (4.5).
Obs: 2 Timóteo têm o versículo mais claro acerca da natureza das Sagradas Escrituras e sua importância para o ministério e igreja.
Versículos-chave: 2 Tm 1.10; 2.19; 3.16.


Tito (65/66 d. C.).

Tema: A Sã doutrina e as boas obras.

Tito era um gentio convertido, provavelmente grego (Gl 2.3), tornou-se companheiro íntimo de Paulo no ministério. Especula-se que na verdade era irmão de Lucas, e por isso não foi citado por ele em Atos. Após ser liberado de sua primeira prisão em Roma, Paulo viajou com Tito por um breve período em Creta, sendo que Paulo deixou Tito em Creta cuidando da igreja e organizando-a ali (1.5). Nesta carta, Paulo e diz que enviará Ártemas ou Tíquico para substituiu-lo, sendo que Tito deveria encontrá-lo em Nicópolis, onde Paulo planejava passar o inverno, em ocasião posterior, Paulo designou Tito para a Dalmácia(2 Tm 2.4).

Propósito: Paulo tem com objetivo ao escrever a Tito  algo semelhante ao de Timóteo, porém Tito tem a tarefa de terminar de estabelecer a igreja que Paulo deixou em Creta. É bem parecida com 1 Timóteo, porém possui algumas distinções devido a natureza particular da igreja em Creta.

Resumo:
I. Introdução (cap. 1.1-4).
II. Informações pessoais e organização da igreja (1.5-16).
III. Organização da Igreja, informações pessoais e profissão de fé (2.1-15).
IV. Organização da igreja e informações pessoais (3.1-11).

Versículo-chave: Tt 2.11.


Conclusão:

As epístolas pastorais possuem várias características especiais. Aqui vemos Paulo na intimidade, como um experimentado líder, que é divinamente inspirado a orientar não somente dois jovens ministros, mas certamente toda a liderança da igreja cristã. As lições das pastorais permanecem atualíssimas, tanto para ministros, como para a igreja. Quem as lê e medita em seu santo conteúdo saberá "como convém andar na casa do Deus vivo. Coluna e firmeza da Verdade" (1 Tm 3.15)

Soli Deo Gloria


Nota: Para compor esse estudo, o editor fez uso de obras como Introdução aos Escritos do Novo Testamento, de Erich Mauehofer e A Bíblia Livro por Livro, de Myer Perlman, ambos publicados pela editora Vida.

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