sábado, julho 11, 2015

O Evangelho da Graça (subsídio para Lições Bíblicas).

"...Contanto que cumpra com alegria a minha carreira e
o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho
do Evangelho da Graça de Deus" At 20.24

A cidade de Éfeso recebeu a forte presença do Apóstolo Paulo, que solidificou e praticamente fundou a igreja na região, pois lá encontrou pessoas que não haviam sido batizadas nem sabiam que havia o Espírito Santo (At 19: 1-2). A visita de Paulo causou confusão na cidade, que era marcada por uma grande idolatria à deusa Diana. Os ourives da cidade, influenciados por Demétrio, que estava preocupado com seu emprego, desencadearam uma perseguição ao apóstolo, que só foi parado pela providencial mão de Deus sobre o escrivão da cidade (At 19:35-41). O fruto na cidade de Éfeso foi muito grande, pois milhares de livros místicos foram queimados.

A igreja também teve em sua companhia o amado Timóteo, que era como um filho adotivo de Paulo. Quando Paulo partiu definitivamente de Éfeso, para não mais voltar, ele alertou à igreja que se introduziriam falsos profetas que não poupariam o rebanho, o alerta foi em especial aos líderes daquela igreja (At 20: 28-32). Alguns comentaristas sugerem que os falsos obreiros a quem Paulo se refere são certos hereges gnósticos primitivos, o que é possível, mas tal sugestão é apenas especulativa, haja vista que o gnosticismo se torna mais latente na igreja primitiva no final do primeiro século. Mas então, o que aconteceu a Éfeso depois disso? Ao que tudo indica realmente a palavra que Paulo pronunciou se cumpriu. Todavia, ele também sabendo da sua responsabilidade, enviou para a igreja seu filho Timóteo, o que foi uma grande benção para aquela igreja, apesar de logo no inicio, o rapaz apresentar timidez e ser novo demais para o pastorado, como Paulo revela na epístola para o jovem, que também fala que ele deveria refutar as falsas doutrinas e ser um exemplo de liderança na igreja (1 Tm 4.12). 
Um dos exemplos que Timóteo deveria apresentar para a igreja em Éfeso era certamente uma doutrina pura, um evangelho genuíno e não diluído por discussões inúteis e espiritualidade pueril. É por isso que logo no versículos seguintes Paulo exorta Timóteo a ter cuidado e perseverar na doutrina genuína, tanto para o bem dele quanto dos ouvintes da igreja. O alerta de Paulo é extremamente relevante para nós hoje, e especial para aqueles que trabalham na Palavra e na doutrina. No tempo de paulo e Timóteo, a igreja de Éfeso vivia em uma cidade que valorizava o misticismo e religiões de mistério do oriente. Ali havia o culto a Diana, feitiçaria e prostituição sagrada. Não é de admirar que a epístola aos Efésios ( que também  serve como um carta circular para as regiões da ásia menor) é a que mais destaca o tema da guerra espiritual na teologia Paulina. Os efésios deveriam permanecer firmes diante dos problemas, tanto de fora, quanto de dentro, causados por falsos mestres.

Era dever de Timóteo proclamar o genuíno evangelho de Cristo. No dizer do apóstolo Pedro, Timóteo deveria alimentar a igreja com leite racional, não falsificado, para que assim genuinamente crescessem na graça e no conhecimento de Cristo Jesus (1 Pe 2.2; 2 Pe 3.18). Isso só poderia acontecer se Timóteo proclamasse o santo e bendito Evangelho da Graça de Deus em Cristo. Só o evangelho, que é a mensagem do Cristo crucificado e ressurreto, que há de voltará para julgar vivos e os mortos, é que tem poder pra  salvação por meio da fé. A salvação não é algo a ser conquistado pelo esforço humano. Como diria Lutero, não é uma "teologia da glória", ou seja, um mero conhecimento das obras de Deus e utilização do raciocínio humano é que podemos ser salvos, mas sim pela fé naquilo que Deus fez de maneira grandiosa e escandalosa para a razão humana contaminada pelo pecado: salvar pecadores por meio da cruz de Cristo, de seu sacrifício na cruz. É por isso que Paulo não se envergonhava do evangelho pois era o poder de Deus para a salvação de todo o que cresse nessa boa notícia. O evangelho poderia ser escândalo para os judeus e loucura para os gregos, mas os que são salvos, pois é o poder de Deus. Diante de tal realidade, o que fazer? A Resposta do apóstolo era clara:

a) Timóteo deveria guardar esse evangelho (1 Tm 1:18).

b) Timóteo deveria combater por esse evangelho (1 Tm 6.12).

c) Timóteo deveria pregar esse evangelho destemidamente (2 Tm 4.1).

As guerras e os combates por vezes provém da estupidez, depravação e soberba humana. Porém o que voluntariamente combatem por Cristo genuinamente combatem por uma boa causa. é por isso que o resultado dessa luta é o troféu de Glória (1 Tm 6.12). O genuíno lutador e que consegue vencer é o que vence, no dizer de Hans Bürki "a partir da fé". E é essa a conjuração que Paulo faz a Timóteo: "Prega a palavra". Só assim seremos bons soldados de Cristo. E bem certo que essa é a mensagem de Deus para todo o soldado cristão, que faz parte do batalhão espiritual de Deus.

Amém.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: