quinta-feira, dezembro 31, 2015

Como Finalizar Mais de 100 Livros em 2016 (e alguns comentários próprios)

O seguinte texto foi postado por Tim Challies em seu site (original aqui), hoje pela manhã. Achei bastante interessante a sua abordagem e, por isso, aventurei-me a traduzi-lo - desculpem-me os erros :) Após o texto do Challies, eu faço alguns poucos comentários, esperando que eles sirvam para um 2016 melhor. 

            * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *  
Como Finalizar Mais de 100 Livros em 2016

Você irá assumir o desafio de leitura para 2016? Eu conversei com minha família acerca disso e nós decidimos formar um time para cumpri-lo. Nós já temos o plano, estamos prontos para começar, e estamos apenas esperando o dia primeiro de Janeiro. Se você faz isso só ou com outros, 100 livros num ano pode soar intimidador. Mas ainda muitas pessoas (eu me incluo) leem regularmente neste ritmo. Meu amigo Bryan DeWire escreveu um pequeno artigo para dizer como ele leu 112 livros em 2015, e como ele deseja encorajá-lo a tentar a ter como objetivo a leitura de muitos livros também.

Neste ano passado, o meu objetivo foi finalizar 111 livros. Pela graça de Deus, eu finalizei 112. Por que 111? Meu record anterior foi 110. Isto significa que eu tipicamente planejo finalizar pelo menos 2 livros por semana.

Isso pode soar totalmente fora de seu alcance. Mas você pode ser surpreendido em ouvir que isso é bastante factível. Eu não sou um leitor rápido. Meu forte é notar detalhes.  Eu amo o copyedit. Ou seja, eu leio cada palavra e as leio bastante lentamente. E eu sou o tipo de nerd que não considera que li um livro se eu não li também as notas de rodapé - e tudo da capa - e todo o conteúdo da frente e da costa. Sim, mesmo a página do copyright! Conclusão: Se eu posso fazê-lo, então você pode! [Nota: Você não precisa ler todas as coisas para considerar um livro completo!]

De fato, o número de livros que você lê é algo arbitrário. O principal objetivo é amar a Deus com toda a sua mente à medida que você se engaja em vários trabalhos de teologia, negócios, ficção, e assim por diante (Mateus 22:37). Seria melhor dominar poucos livros que pincelar levemente centenas de livros apenas para dizer que você os leu. Este não é o ponto. Mas eu tenho verificado que posso, surpreendentemente, completar a leitura pelo estabelecimento dos três seguintes hábitos:

1. Tenha um Objetivo Específico em Mente

Muitas vezes, nós falhamos em realizar muito, simplesmente porque nós não planejamos bastante fazê-lo. O princípio se aplica à leitura bíblica e à oração, e isso é aplicável também à leitura de outros livros. Então, eis aqui algumas ideias: 

Talvez você possa listar os 20 livros que você deseja ler, e mesmo colocá-los em ordem de seu interesse. Então você pode se comprometer em lê-los durante 2016. Isto não resulta nem em 2 livros por mês. 

Ou talvez você possa assumir o Desafio de Leitura de 2016 de Tim Challies. Dentro deste desafio, você pode escolher 13, 26, 52, 104, ou (com crédito extra) todos os 109 livros durante o ano. Este desafio é atraente para mim porque o plano de Tim me encorajará a ler diferentes tipos de livros além do que eu leio normalmente. Mais, estão havendo algumas grandes discussões sobre isso no grupo de Boas Leituras,  TV Desafio de Leitura (TV é abreviação para Teologia Visual, a série de imagens que Tim posta em seu site). O grupo tem me dado prestação de contas, recomendações, e amizade. 

Muito frequentemente, quando você não deseja nada, você bate a meta! Então faça um plano.

2. Anote os Livros Que Você Finalizar

Enquanto eu tenha feito isso durante certas temporadas antes, 2015 foi o primeiro ano em que eu consistentemente guardei uma lista de livros que completei (a qual inclui audiobooks que eu ouvi e alguns livros infantis de 100 páginas). Eu simplesmente guardei uma lista numerada de títulos que eu finalizei e as datas que eu os completei. Por exemplo, eis um "print" dos livros que li em Novembro (meu melhor mês do ano):

Vendo esta lista ficando maior ao longo do ano, me motivou a continuar. É encorajador ver o que você pode fazer quando você simplesmente se lança em algo consistentemente. Mais, se você tomar o Desafio de Leitura de 2016, é muito mais fácil controlar o que você está lendo!  

3. Estabeleça Limites para o Uso de Entretenimento 

Eu já disse que meu record anterior foi 110 livros em um ano. O que eu não disse foi que eu li todos estes muitos livros em 2004. São 11 anos atrás! Desde então, as distrações em minha vida se multiplicaram: tendo um iPhone, MacBook, Twitter, Facebook e muito mais.

Então, eu decidi: Eu posso fazer isso. Eu apenas preciso ser mais intencional. Eu preciso definir limites melhores e talvez mesmo abandonar certas coisas, pelo menos temporariamente, se não para o bem. Eis aqui algumas pequenas mudanças que você poderia considerar fazer:

- Apenas cheque Twitter, Facebook, YouTube, e e-mail em certos períodos. Apenas não os cheque continuamente! Nós estamos literalmente reprogramando nossos cérebros quando nós checamos essas coisas de novo e de novo e novamente.

- Apenas use o seu computador, smartphone, e a TV após o jantar (ou 19h00 ou qualquer outro horário que funcione para você).

- Resolva gastar apenas um certo tempo todo dia nessas tecnologias. Defina um horário e siga-o. 

Se você tem esquecido como é isto, siga alguns passos e redescubra a alegria de se perder em um grande livro!
            * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * 

O texto de Challies é bastante pertinente. Ele pontuou algumas coisas que já havia pensado antes, especialmente em relação ao gastar tempo demasiado nas redes sociais. Durante este ano, busquei trocar o tempo no Facebook por uma boa leitura - embora nem sempre eu tenha sido bem-sucedido.

Outro aspecto importante, é que se ficarmos brincando (sem propósito definido) nas redes sociais, sofreremos grandes tentações devido ao ócio e, portanto, estaremos vulneráveis a pecar - seja pela procrastinação de nossos compromissos legítimos, seja pela tendência de vermos ou ouvirmos o que não convém.

Sobre o desafio de leitura, de fato, mesmo com as dicas que ele dá, ler cem livros em um ano ainda me parece um tanto quanto difícil. Sejam pelas questões financeiras envolvidas (os livros são caros no Brasil), sejam pelos outros compromissos que demandam bastante tempo. Contudo, se conseguirmos manter um ritmo de 24 livros por ano, ou seja, de lermos pelo menos 2 livros por mês, creio que será um grande progresso para todos nós. O hábito de ler é ferramenta indispensável para o nosso crescimento pessoal e espiritual. E, sem dúvida, se de fato gastarmos menos tempo no Whatsapp, Facebook e cia, conseguiremos ler os 24 livros (fora a Bíblia inteira) de nossa meta, muito bem.    

Concluo os meus comentários, esperando que Deus nos ajude a usar o nosso tempo bem, para a glória de Seu Nome, sabendo que o tempo com boas literaturas é fundamental neste contexto. Em outra possibilidade, quem sabe nós do Servorum Dei possamos indicar alguns livros que têm sido nossos companheiros e outros que estamos paquerando - os quais podem compor a nossa meta de 24 livros para 2016. 

Que Deus seja glorificado.  

Nenhum comentário: