sexta-feira, outubro 06, 2017

Top 10 Reforma Protestante: Os melhores livros de (e sobre) Lutero

Martinho Lutero


Neste ano, a Reforma Protestante completa 500 anos e tanto no Brasil quanto no mundo, abundam as propagandas e o marketing editorial lançando obras dos reformadores ou sobre a Reforma, sendo que obras há muito já publicadas no exterior estão sendo lançadas e relançadas no Brasil. Certamente quem ganha com isso é o leitor brasileiro, que agora conta com um catálogo bem mais amplo de obras eruditas e excelente conteúdo. Destaquei aqui, dentre essas excelentes obras, algumas obras introdutórias para que o leitor que queira se aprofundar mais sobre o monge alemão que causou profundo impacto na igreja de Cristo. Tais obras variam no nível de complexidade, mas que contam com um excelente conteúdo informativo sobre a pessoa do reformador alemão, assim como algumas de suas obras mais famosas. Vejamos:







1. Lutero (Editora Vida): Essa biografia, escrita em 1916 e republicada em 2005 com linguagem atualizada, é uma pequena porém boa obra introdutória acerca da vida de Lutero. Os fatos são narrados de maneira simples, porém sem cair na superficialidade e sem deixar  também de dar detalhes importantes acerca da vida do reformador. Uma das melhores obras introdutórias acerca de Lutero.




2.  O Cativeiro Babilônico da Igreja (Martin Claret)- Umas das primeiras obras de Martinho Lutero, que juntamente com Da liberdade Cristã e À Nobreza Cristã da Nação Alemã, deram vazão à profundidade do movimento da Reforma. Nesse livro, um jovem Lutero é implacável contra a estrutura papal da Igreja católica. Aqui, o reformador anula a missa como sacrifício e a maioria dos sacramentos, atacando inclusive, a transubstanciação. Aqui temos Lutero no início, sendo que essa obra revela um importante passo dado pelo reformador rumo à maturidade espiritual como estudioso da Palavra de Deus.







3. A Teologia de Martin Lutero - Oswald Bayer (Sinodal) - Nessa obra, o teólogo alemão Oswald Bayer discute acerca da rica teologia de Lutero, revelando assim as profundezas do pensamento teológico-dialético do Reformador.






4. Da Autoridade Secular (Concórdia) - relançada neste ano, aqui temos Lutero defendendo  o princípio da distinção entre a autoridade secular  ou da "espada"(o estado) e a autoridade "da palavra" (igreja). Pode-se notar a influência de Agostinho, porém com um forte substrato bíblico-teutônico na pena do reformador. Vemos aqui que Lutero começa a defender algo pouco usual para a época: uma distinção clara entre igreja e estado, o que contribuirá para o conceito da liberdade de consciência. Livro essencial para entender a ética bíblico-política de Lutero, que pouco mudou no decorrer dos anos.







5.  Cativo à Palavra (Vida Nova) - Roland Bainton - Essa obra, lançada nos anos 50, até hoje é um clássico acerca da vida e obra de Lutero. Aqui, vemos detalhes minuciosos da vida do reformador e análises precisas acerca do contexto histórico do século XVI, tudo isso contado em uma linguagem simples de Bainton. Talvez seja a melhor biografia popular escrita sobre o reformador.







6. Lutero e a Teologia da Cruz (Cultura cristã)- Alister McGrath - Importante livro escrito sobre uma das maiores contribuições de Lutero à teologia: A teologia da cruz, esboçada por Lutero, contra a "Teologia das obras" esboçada pelo catolicismo romano. Escrita pelo conceituado escritor anglicano Alister McGrath, essa obra é recomendada inclusive por teólogos luteranos confessionais para um entendimento introdutório da obra de Lutero.







7. Da Liberdade do Cristão (Unesp) - Essa obra é uma das mais conhecidas de Lutero. Dada a questão que o ser humano é justificado pela fé e não pelas obras, como deve proceder o cristão com tal liberdade? Lutero elabora um conceito paradoxal de liberdade, expressa de maneira sucinta e por vezes citada por estudiosos: "Um cristão é um senhor submisso não sujeito a ninguém. O cristão é um servo submisso a todos". A edição da Unesp traz ainda em paralelo a tradução o texto original em alemão.






8. Educação e Reforma (Concórdia) - Obra clássica do reformador, onde ele descreve o inovador conceito protestante de educação. Ao contrário do pensamento elitista da época, todos deviam aprender a ler e a escrever, para que assim pudessem se instruir na Bíblia e nas ciências, tornando-se assim bons cidadãos e cristãos exemplares. Um livro extremamente recomendado para todos os profissionais de educação cristãos.







9. Nascido Escravo (Fiel) - esse livro, que serviu como uma resposta ao teólogo humanista Erasmo acerca do livre-arbítrio, mostra a capacidade argumentativa e firmeza bíblica de Lutero, além de seu talento como polemista. A obra foi uma das primeiras a debater um tema que se tornaria ponto de discórdia no protestantismo pós-reforma. Ao mostrar a depravação total do homem, Lutero mostra que este não tem como contribuir em nada para a sua salvação, dependendo exclusivamente da misericórdia de Deus. A edição da Fiel é uma versão abreviada da edição norte-americana feita por Clifford Pond e adaptada para um vocabulário atual. Para quem quiser conferir o texto completo deve conferir a edição da volumosa coleção "Obras de Lutero" editada pela Comissão Interluterana de Literatura, que hoje se encontra no 12° volume.


10. O Livro de Concórdia (Sinodal/Ulbra/ Concórdia) - Esse livro é o documento máximo e padrão para a fé luterana e confessional. Neles se encontram o Catecismo menor e Maior de Lutero, A Confissão de Augsburgo, Os Artigos de Esmalcade, entre outros. Neste documento, se encontram todos os fundamentos comuns a todos os cristãos protestantes e evangélicos, assim como as particularidades confessionais da Teologia luterana. Livro excelente para estudiosos da Reforma, teólogos e professores de escola dominical.






 Há outros livros e edições que merecem menções honrosas, como por exemplo a Compilação feita pela editora Vida Nova, que contém alguns livros dessa lista e outros principais escritos do Reformador. A biografia feita pelo professor luterano Martin Dreher também merece destaque nos estudos, assim como a edição comemorativa da editora Vida que juntou as 95 teses e o livro O Cativeiro Babilônico da Igreja em edição de bolso. O leitor que adquirir tais obras será grandemente abençoado ao conhecer um pouco mais sobre a vida e escritos do reformador alemão que sacudiu o mundo há quinhentos anos atrás. Boa leitura!

Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário: