segunda-feira, julho 01, 2019

Norman Geisler (1932-2019): defensor da Fé.



Os crentes brasileiros receberam uma triste notícia hoje  pela manhã: Morreu, após um forte derrame cerebral, o apologista, filósofo e teólogo evangélico Norman Geisler. Geisler foi um dos grandes apologetas do século XX e firme defensor da inspiração e inerrância bíblica e do método gramático-histórico de interpretação bíblica, tendo sido inclusive o presidente do International Council on Biblical Inerrancy (Concílio Internacional de Inerrância Bíblica), que reuniu teólogos e pastores de várias denominações em defesa da autoridade das Escrituras, dentre os quais R. C. Sproul e J. I Packer. O concílio resultou na publicação da Declaração de Chicago sobre inerrância Bíblica, um dos maiores documentos em defesa da Bíblia no século XX. Autor e editor de mais de 100 livros, sendo diversos deles publicados no Brasil, Geisler destacou-se com temas como Apologética clássica, predestinação e Livre-arbítrio e inspiração bíblica. Se tornou famosa a expressão que Geisler era uma ponte entre Tomás de Aquino (seu teólogo preferido) e Billy Graham. 

Juntamente com seu amigo e "rival" R. C. Sproul, Geisler foi um dos grandes promotores da abordagem conhecida como "Tomismo evangélico", que reinaugurou a teologia natural e o método clássico de apologética dentro da teologia evangélica do século XX. Geisler era tão admirador de Aquino que chegou a estudar em uma faculdade jesuíta, a Loyola University Chicago, para se aprofundar ainda mais! Todavia, sempre foi firme em seu compromisso evangélico, chegando a escrever dois livros críticos acerca do Catolicismo Romano, além de um importante artigo: Why I'm not a Roman Catholic (Porque não sou católico Romano)¹. Foi deão do Southern Evangelical Seminary (Atualmente ocupava o cargo de presidente Emérito e professor até se aposentar em abril deste ano), presidente da Evangelical Theological Society, onde lutou pela expulsão de Clark Pinnock, após este aderir ao teísmo aberto e outros pontos da teologia liberal. Sem sucesso, Geisler deixou a instituição em 2003.

Nesses últimos anos, Geisler destacou-se em sua batalha contra novas nuances da teologia liberal que estavam influenciando cada vez mais a academia evangélica, inclusive em maior escala através de escritos de teólogos famosos como Mike Licona, Peter Enns, Craig Blomberg e John H. Walton. Seu livro The Jesus Quest: the danger from within, em parceria com F. David Farnell,  causou certo rebuliço quando foi publicado de maneira independente pela Xilon Press e criticou várias personalidades e celebridades da academia evangélica americana. Em parceria com Farnell, Geisler lançou o site Defending Inerrancy, no qual tratava dos desafios contemporâneos levantados contra a doutrina da Inerrância.

Ainda que eu discorde de certos pontos de sua teologia, como por exemplo no que tange algumas incoerências na apresentação da doutrina calvinista e em sua adesão ao Texto Crítico do Novo Testamento, Geisler influenciou profundamente muitos aspectos dos meus estudos teológicos, em especial a  área da Bibliologia e Apologética Clássica. Em The Jesus Quest e Vital Issues in The Inerrancy Debate,  ele dedicou-se a combater as novas formas de liberalismo dentro da igreja, que lidam justamente com Hermenêutica bíblica, problema que assola certos setores assembleianos da atualidade. Dentre os livros do Geisler que recomendo se encontram A Inerrância da Bíblia, Enciclopédia de Apologética, Ética Cristã, Introdução Bíblica e sua Teologia Sistemática. Vou sentir saudade, mas que bom que ele deixou um legado fantástico com seus escritos e preparou uma nova geração contra as teologias liberais da atualidade. Agora, ele terminou a corrida. Agora, ele está em casa.

"Porque para mim, o Viver é Cristo, o morrer é lucro" (Fp 1:21).

 Soli Deo Gloria

Notas:
1. disponível em: https://normangeisler.com/why-im-not-a-roman-catholic-mp3-audio-file/

Nenhum comentário: