segunda-feira, dezembro 31, 2018

Servorum 2018: sob a cruz e a glória.

O apóstolo Paulo certamente deve ser considerado como um dos homens mais notáveis da história do cristianismo. Inúmeros livros, pregações e polêmicas durante a história da igreja envolveram Paulo, sua teologia e seus escritos inspirados. Dentre os temas da teologia paulina, não há como não destacar a ẽnfase que o apóstolo dá à glória de Deus. Aos coríntios Paulo diz: Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus (1 Coríntios 10.31). O foco do apóstolo certamente é a glória de Deus. Essa glória se encontra em Cristo Jesus e este crucificado e ressurreto. Parafraseando Lutero, podemos dizer que a "teologia da glória" paulina se encontra na "teologia da cruz", ou então, a primeira é claramente exposta depois da última. Cristo é o Senhor pré-existente que,  vindo  a este mundo, voluntariamente se humilha até a cruz para depois ser recebido em glória (Fp 2.8-9 / 1 Tm 3.16). Ele que morreu de maneira humilhante, e por isso, Deus o exaltou de maneira inigualável (Fp 2.9-11). O tema da glória e do sofrimento se reflete igualmente na vida cristã, como bem demonstrou Paulo e os demais apóstolos no Novo Testamento.

No ano de 2018, mais do que nunca estes elementos se mesclaram. Tempestades vieram,  bonanças também. Em casa, bençãos,  bençãos e mais bençãos O Senhor Deus me abençou-me com uma bela menina, já meu amigo, Nilton Rodolfo, terá seu primeiro filho em 2019. No ministério, lutas e alegrias e depois, lutas novamente;  depois, mais alegrias.

O fato é de que aquele que segue ao Senhor Jesus sempre encontrará as bençãos e as lutas, mas até as lutas, estão no contexto das bençãos, pois assim é, enquanto estivermos nesta vida.

Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.
 As bençãos de Deus são incontáveis, e mesmo as aflições ou tribulações não se comparam com aquilo que Deus fez por nós neste ano, e acima de tudo daquilo que ele fez por nós em Cristo 

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. 

É por esse motivo que o apóstolo se gloria em tudo, pois tudo coopera para o bem na vida do crente, inclusive a tribulação, que produz experiẽncia e por conseguinte a experiẽncia e esperança (Rm 5.3-4).  
Muito Deus  fez aos editores deste blog, e temos convicção: muito Ele ainda vai fazer. Mas acima de tudo, devemos nos gloriar e alegrar de tudo o que recebemos, e sermos agradecidos, o que inclui os seguintes pontos:

a) Sermos agradecidos no ministério: As aflições ministeriais fazem parte daquele que milita no ministério da Palavra, todavia, isso não deve nos desanimar, mas reconhecer que em tudo teremos galardão, se formos fiéis (1 Co 9.15-16). Sirvamos mais, reclamemos menos.

b) Sermos agradecidos pela família: Depois da salvação, não há presente mais importante do que a família, devemos louvar a Deus  por nos ter dado maridos/esposa e filhos (Sl 127.3-4). Há muitos que se encontram longe de sua casa, longe de bons relacionamentos familiares e  alguns nem família possuem. Mesmos nestes últimos, casos, Deus sempre será o refúgio (Sl 68.6).

c) Sermos agradecidos por termos o Senhor Jesus Cristo: Não há benção maior do que esta. Em Cristo, alcançamos a reconciliação, Em Cristo, temos a bendita esperança e a firme certeza de estarmos resgatados do pecado e firmes em Deus para sempre.

 Tendo essas três perspectivas em mente, certamente teremos nossos corações agradecidos e confortados. É importantissímo termos em mente que, a despeito de qualquer tipo de benção material ou sucesso que que tivemos em 2018. A maior, sem sombra de dúvida, ter a graça da presença de deus em nossa vida. 

Que Deus continue derramando a sua benção neste ano de 2019. Não somente a nós, mas a todos os nossos leitores. Sob a cruz de Cristo, para a glória de Deus.

Um feliz ano-novo nas bençãos e na presença de Cristo!

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: