quarta-feira, setembro 19, 2007

Já Chega de NÃO!?!?


“E o mandamento que era para vida, achei eu que era para morte”.
Rm: 7: 10


Bom hoje são 27 de agosto de 2007 são exatamente 08:31h da manhã, acabei de acordar e já me entristeci olhando a televisão, uma apresentadora de um certo programa está falando o pensamento do dia para seus telespectadores, onde diz assim:

“Quando eu era criança, queria crescer logo, virar adulta. Tinha idéias fantasiosas de que um adulto podia tudo, desde dormir na hora que bem entendesse até não precisar ir ao dentista. Parecia o supra-sumo da liberdade. Mas um dia fazemos 18 anos e a partir de então não podemos dirigir sem carteira, não podemos nos isentar de votar e não podemos permanecer solteiros......Não podemos reagir aos assaltos. Não podemos falar ao celular no carro. Não podemos fazer sexo sem camisinha. Não podemos fumar, não podemos beber, não podemos odiar fazer exercícios físicos. Não podemos nos descuidar.....

Não podemos negar um convite. Não podemos ser anti-sociais. Não podemos ser excessivamente honestos...

Quase todos os 10 mandamentos da igreja católica começam com não: não matarás, não roubarás, não cobiçarás a mulher do próximo, não pronunciarás o santo nome do senhor em vão. Não...

Depois de tanto NÃO o dia de hoje nos faz um convite à transgressão.”

Quero deixar bem claro que no site do programa tem esse texto, para quem quiser ler, mas essa ultima parte da transgressão não encontrei, creio ela foi adicionada ao texto pela apresentadora.

Interessante como Deus é, estava eu fazendo a minha leitura bíblica matinal sem procurar nada para tentar esclarecer isso, mas o meu problema era que estava lendo Romanos, não tinha como não ter alguma resposta para isso.Então continuando minha leitura de cara me deparei com “E o mandamento que era para vida, achei eu que era para morte”.(Rm 7: 10) Paulo estava falando de como a Lei revelou o pecado, distinguindo o certo do errado, e aí logo em seguida Paulo ainda fala: “Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” (Rm 7. 11-12). Podemos aplicar esses dois textos no pensamento da apresentadora, claro que nem todos os mandamentos bíblicos começam com NÃO, entretanto no “pensamento do dia”, foram mencionados os 10 mandamentos BÍBLICOS, mas o que quero dizer é parece que o NÃO é uma coisa ruim ao qual não devemos dar ouvidos, entretanto Paulo está falando que a lei é boa que muitas vezes o NÃO é bom, e que devemos obedecer, todavia devemos estar atentos ao NÃO, pois nem todo NÃO é de Deus, por exemplo: Não podemos ser excessivamente honestos... SIM podemos e devemos ser excessivamente honestos.

Para todo NÃO, principalmente os da Bíblia, existe um porque. Mas o que me entristeceu mesmo foi a última parte (a parte adicionada ao texto) sei que aqui estou falando a crentes, entretanto só quero lembrar que para a transgressão de uma lei existe uma penalidade. E a penalidade para o pecado e a morte como está lá em Rm 6: 23.

Que possamos ficar firmes obedecendo o NÃO de Deus para nós
.
Um Abraço.

9 comentários:

Eveline disse...

Lembrei de uma passagem bíblica que resume muito bem tudo qual a postura que devemos ter diante de pensamentos como os desta apresentadora. Está em Romanos 12.2:"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus".
Ah, Victor, só acho uma pena que você ache caro o preço da Ensinador. Acredito que diante de tamanha qualidade editorial (articulistas, entrevistados, dinâmicas, subsídios etc) e gráfica e, visto que sua periodicidade é trimestral, seu valor é coerente com o que oferece. Não acha?
Ah, ainda tem sempre um brinde (que nessas últimas edições tem sido um curso!).
Pense que se trata de um investimento na qualidade do ensino que estará oferecendo aos seus alunos e verá que vale a pena. Vamos lá! Que Deus o abençoe ricamente!

Edu Neves disse...

Paz do Senhor,
esta apresentadora retrata a escuridão na qual vivem os ímpios.
Que possamos ficar firmes obedecendo o NÃO de Deus para nós, e dizer Sim a Luz que resplandece em nossas vidas.

Que Jesus nosso Deus e Salvador te abençoe.Amém.
Eduardo Neves.

Obs.: Inseri seu blog nos links de "Entendes tu o que lês?" e "Panorama Teológico".

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

A paz do Senhor Jesus Victor!

O fato do próprio crente não se acostumar com um ´´NÃO``, tem seus princípios remotos no nosso próprio sistema. Não duvidoque um dia a palavra não irá falecer de nossos vocábulos.

O Incrível, é que muitas igrejas tem adotado esta ´´filosofia`` do NÃO de uma maneira preocupante. Por exemplo: ´´NÃO tem problema, você tomar um golinho de cerveja`` ´´NÃO tem problema você se separar!``.

Deus o abençoe!
Vitor Hugo.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá irmãos,
Obrigado postarem no blog, só que tem uma questõa aí, se vocês repararem não fui eu que escrevi este artigo, mas sim meu companheiro de obras Renan Diniz, foi ele que escrevu este artigo(risos).
Abraços e Paz do Senhor!!!

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

CONVITE PARA ENTREVISTA.

Nobre Victor, gostaria de lhe convidar para dar uma entrevista para UBE. Caso positivo, as perguntas são as seguintes:

- Quem é o Vitor Hugo e o que faz?
- Como foi a primeira experiência e contato com blogs?
- Qual a importância dos blogs para o irmão?
- Como anda a difusão dos blogs em Belém-PA?
- Comente um pouco sobre o seu blog e nos fale da razão do título "geração que lamba"
- Quais blogs acessa com maior frequência?
- Dê uma palavra para os blogueiros e para a blogosfera evangélica e faça suas considerações finais

A entrevista será publicada com uma foto sua (pode enviar também por e-mail)

No amor de Cristo,

Pr. Altair Germano

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Em tempo:

e-mail: altair.germano@gmail.com

Unknown disse...

Irmão Victor, fico feliz por inspirar o irmão (risos). A sua idéia de criar um blog de notícias cristãs é importante, pois será mais um canal de informaçaõ sob visão evangélica. O texto de Renan Diniz é uma boa refexão. Parabéns aos ortodoxos meninos do Blog Geração que lamba.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Renan

Quem não é espiritual não consegue acompanhar o raciocínio divino.

Sobre essa filosofia, que confunde libertinagem com liberdade, postei algum tempo atrás:

AS DIREÇÕES QUE DEUS DÁ


Quando Deus diz “não":

•Não se entristeça. Ele sempre quer o seu bem-estar;

•Não queira insistir. Se tentar, vc conseguirá o objetivo desejado, mas não será o melhor para vc, pq Ele sempre dá a direção que te levará para o melhor;

•Se não entender a razão do "não". Pergunte, Deus responde aos que O procuram com um coração sincero.

À vontade de Deus para que o nosso bem-estar aconteça está posta muito claramente lá nos Dez Mandamentos, conhecido também como Decágolo (Êxodo 20).

São:

• não ter outros deuses;

• não adorar imagens;

• não falar sobre Deus de forma irreverente;

• dedicar um dia da semana ao Senhor;

• honrar os pais;

• não matar;

• não adulterar;

• não roubar;

• não ser testemunha mentirosa;

• não cobiçar o (a) cônjuge e nem os bens que são dos outros.

Normalmente quem lê esse capítulo, olha-o negativamente. Mas são coisas positivas para cada um de nós. Deus quer que outros creiam nEle igual você crê, que respeitem a você por meio do respeito a Ele primeiro, que você encontre os irmãos de fé ao menos um dia na semana; e, se você já é uma mãe ou pai que seus filhos te honrem; Deus proíbe ao assassino que te mate; Deus proíbe que o ladrão te roube; Deus não quer que você seja prejudicado nos tribunais por um perjurador; Deus não quer que o mentiroso te engane; Ele não quer que ninguém cobice seu / sua marido / esposa e nem os seus bens materiais.

Essas coisas ruins acontecem, às vezes, mas nada é de acordo com a vontade de Deus para você. Todos os males que aconteceram, ou acontecem, por causa de pessoas desobedientes a Deus.

Pense: como o mundo seria maravilhoso se todos cumprissem os Dez Mandamentos! Nós estaríamos muito bem!

Deus sempre quis e quererá seu bem-estar!


Eliseu A Gomes

Paulo Silvano disse...

Caro Victor Leonardo,

Paz do Senhor. Que bom recebê-lo no Sinergismo. Em breve postarei tema de lavra minha. Sou pastor da Assembléia de Deus Betesda.

Um abraço
Paulo Silvano