sexta-feira, agosto 08, 2008

O Neo-Evangelicalismo e a Palavra de Deus(Águas Ardentes e Pronfundas2)


Como foi dito anteriormente, as duas alas que compõem o fundamentalismo, que intitulo como Esquerda e Centro-esquerda são bastante influentes na américa do norte e também no Brasil. Porém com o passar do tempo começou a existir um "novo fundamentalismo", mais conhecidos como "neo-evangelicalismo" que apresentava distinções significativas do movimento fundamentalista maduro e também se aproxima um pouco mais do "formato" original do fundamentalismo, que teve como porta-voz o célebre teólogo calvinista Gresham Machen. Por sinal, este movimento caracteriza-se por uma presença bem maior de calvinistas de várias denominações como a anglicana(ala baixa), presbiteriana, e batista. Esse grupo tem como visão de Cristo não somente como redentor de homens, mas consequentemente também da cultura humana. Para eles, a cultura deve ser redimida e também debatida e discutida. Caracterizam-se por buscar conhecer as mais diversas áreas de conhecimento humano, como filosofia, matemática, biologia e outros. Possuem um forte senso de cosmovisão, e trabalham fortemente nessa área delicada da igreja. Possuem fortes elementos calvinistas como a visão do do trabalho e da profissão como vocação, além de buscarem sintetizar o conceito de VERDADE. Utilizam grandemente o lema:"Toda a verdade é verdade de Deus", por isso o cristão deve aproveitar o que há de "melhor" na cultura humana e também ser um agente de modificação e santificação da mesma. Para ficar mais claro vejamos certo exemplo: Enquanto que um neo-evangelical afirma: "olhe, a Bíblia é a verdade, ela dá testemunho de Cristo ao homem e todas as respostas e é nosso guia para todas as questões dessa vida. Não há erros nela, todas as evidências e conceitos são genuínos, por isso ela é digna de crédito". Um fundamentalista de Centro-Esquerda afirma: "Jesus é a verdade, e esse conceito de verdade é muito profundo e extremamente necessário para a nossa vida, Jesus não afirmou que 1 +1 é igual a dois e as pessoas não creram, mas sim porque ele revelou a Deus, a salvação, a vida eterna e as pessoas não creram, o conceito de verdade vai mais além do que uma simples verdade básica e cientifica, é claro que essas verdade básicas são importantes, mas a Verdade que Jesus afirma é infinitamente superior, vai muito mais além". O Neo-evangeliscalismo possui grandes representantes como Nancy Pearcey, Charles Colson, J. I. Packer, John Stott e Francis Schaffer. Esse grupo também defende grandemente o lema " Nas coisas essenciais, unidade, nas não essenciais, liberdade, em todas as coisas, amor". No âmbito da crítica textual, defendem muito mais o texto crítico da Bíblia( um texto grego mais recente) e não seguem o criacionismo de forma rigorosa, alguns inclusive são simpáticos à teoria do Intelligent Design, porém cabe ressaltar que nenhum deles defende categoricamente a evolução em seu sentido genuíno. Esse tipo de fundamentalismo pode ser classificado como fundamentalismo de Centro-Direita.

Para complementar basta falar da ala mais controversa, talvez nem deva ser classificada como necessariamente fundamentalista. Essa Ala ficou classificada como Fundamentalismo de Direita, sendo que ela não defende a inerrância nem mesmo a inspiração Plenário-Verbal, preferindo o conceito de inspiração dinâmica da Bíblia. A Bíblia agora não devereia ser considerada inerrante, mas sim "infalível", sem dúvida, argumentam eles, a Bíblia possui erros históricos e científicos, mas é infalível com relação a assuntos de fé e moral. Essa ala se aproxima bastante da neo-ortodoxia e do próprio liberalismo teológico. É extremamente ecumênica, a tal ponto de defender inclusive o polêmico Concílio Mundial de Igrejas(CMI) ,que possui altas doses de heresias e teologia liberal em seu bojo doutrinário. Talvez seja um equívoco colocar tal grupo no ramo de fundamentalista, na verdade ele está aí simplesmente por que muitos de seus membros ainda professam as doutrinas ortodoxas da Bíblia, mas tal definição será posta à prova na parte final desta série. Dentre os que fazem parte ou concordam com algumas das posições dessa ala encontram-se Roger Olson e muitos teólogos simpáticos à neo-ortodoxia.

Continua...

Soli Deo Gloria

Obs: Para uma compreensão melhor desse assunto, recomendo ao leitor que leia a primeira parte.

2 comentários:

Cleber disse...

Paz mano!
No meu blog coloquei um estudo comparativo sobre os grandes movimentos teológicos...

Pr Cleber.
http://confraria-pentecostal.blogspot.com

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá pastor Cleber, obrigado pela visita, que parece ser a primeira, dei uma olhada no quadro comparativo e fiz umas observações...

Abraços e continue com a gente, fique na Paz do Senhor!