terça-feira, fevereiro 17, 2009

Escolhas




Está chegando à hora de ser escolhido a próxima mesa diretora da CGADB e por isso achei interessante colocar este capitulo do livro “Por que caem os valentes? Uma análise bíblica e teológica acerca do fracasso ministerial” do Pr. José Gonçalves, devido ele expor de forma clara a maneira que um Ministro do Evangelho deve ser. E também pelo fato de que nesta eleição não será apenas escolhido um presidente como é tão vinculado por ambas as partes (como que se elegendo o presidente ganhasse de brinde o restante da mesa diretora), mas na verdade uma mesa diretora que pode muito bem ser composta por pessoas de “lados” diferentes.

Que estas placas de advertência possam auxiliar a todos que vão a Vitória, decidir o “futuro” da AD, mas também posso trazer a reflexão que tipo de Ministros temos em nossas Igrejas.


PLACAS DE ADVERTÊNCIA*


Desejo partilhar um alerta final com todos os valentes: não devemos ignorar as placas de advertências. Elas nos ajudarão a seguirmos seguros em nosso caminhar ministerial. Essas placas estão espalhadas por toda a Bíblia, bem como podem ter sido erguidas por quem já passou pelo percurso antes de nós. Se queremos seguir firmes, então precisamos levá-las a sério. Desejo expor aqui trinta e duas dessas placas. Dezesseis delas encontradas nas Escrituras Sagradas e outras dezesseis fincadas por outros homens de Deus:

  1. “Amará, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder” (Dt 6.5).
  1. “Quando jovens seminaristas e pastores sentem-se responsáveis por tornar o seu ministério famoso, rico e culturalmente pertinente, acabam tornando-se mercadores da fé; obcecados dinheiro pela glória só vão compromissos com grandes multidões. Ensandecidos pelo dinheiro vendem a alma ao Diabo” (Fim de Milênio – Ricardo Gondim).
  1. “Porque eu sou o Senhor, vosso Deus; portanto, vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo” (Lv 11.44).
  1. “Para começar, todos nós sabemos e concordamos: a Palavra de Deus é absolutamente essencial para nossa vida pessoal e ela somente vai assumir o lugar devido quando optamos por lê-lo diariamente e exercitarmos esta atividade. Sem Desculpas!” (Jack Haiford).
  1. “Retirai-vos, retirai-vos, saí daí, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do Senhor” (Is 52.11).
  1. “Não podemos alimentar a carne e esperar vitória no Espírito. Precisamos matar a carne de fome e alimentar o espírito, pois, ao fazermos isso, a lei do espírito vai se sobrepor à lei do carne” (Tony Evans).
  2. “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).
  1. “Integridade moral arruinada significa que o líder espiritual renunciou ao direito de liderar” (Charles Swindoll).
  1. “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isto cm jejuns, com choro r com pranto” (Jl 2.12).
  1. “Satanás sabe que a queda de um profeta de Deus é uma vitória estratégica para si, por isso não descansa dia e noite, inventando armadilhas ocultas e fossos para o ministério. Talvez um exemplo melhor seria o dardo envenenado que apenas paralisa sua vítima, pois acho que Satanás tem pouco interesse em matar sem rodeios o pregador. Um ministro ineficaz, meio-vivo, é uma propaganda melhor para o inferno do que um bom homem morto. Por isso, os perigos do pregador, provavelmente, serão espirituais, em vez de físicos” (A. W. Tozar).
  1. “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8).
  1. “O ministério é uma profissão de caráter. O chamado de Deus o coloca em categoria distinta, com um padrão mais severo do que todos os outros “(A Noiva de Cristo – Charles Swindoll).
  1. “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).
  1. “Você é um desses crentes que vivem em desespero silencioso, na escravidão do medo, da fúria, da depressão, de hábitos que não pode controlar, de pensamentos ou vozes interiores que não sabe fugir, ou de comportamento pecaminoso que não consegue se livrar? Não estou dizendo que todos os problemas espirituais são resultado de atividades demoníacas diretas. Todavia, você pode estar escravizado porque negligenciou, ou negou, a realidade das forças demoníacas operando no mundo de hoje” (Quebrando Correntes – Neil T. Anderson).
  1. “Foge, também, dos desejos da mocidade” (2 Tm 2.22).
  1. “Não devemos nos afastar do pecado do mesmo modo como fazemos com um amigo, com o objetivo de, no futuro, ter a mesma familiaridade de antes ou, talvez, até maior... Devemos tirá-lo de nossas mãos do mesmo modo que Pal atirou ao fogo a víbora que lhe picara” (Erwin Lutzer).
  1. “Não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós” (Js 7.12).
  1. “Mostre-me um povo que ande intimamente com Deus – que odeie energicamente o pecado, e se tenha separado do mundo, e reconheça a sua voz – e eu lhe mostrarei um povo que não precisa de muita oração e ensinamentos sobre fé” (Faminto por mais de Jesus – David Wilkerson).
  2. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2).
  1. “Penso no homem que encontrou há vários – um professor itinerante da Bíblia. Ele dissera que estava guardando uma lista confidencial de homens que um dia foram estupendos expositores das Escrituras, respeitados e capazes homens de Deus... os quais afundaram sua fé nas correntes da depravação. Na semana anterior, ele havia incluído o nome da vítima número 42 na lista. O homem advogava que esta pesquisa sórdida e triste fazia com que ele fosse ainda mais cuidadoso e agisse com discriminação em sua própria vida. É possível que sua lista tenha agora mais uma dúzia de nomes” (Bruce H. Wilkinson).
  1. “Fugi da prostituição” (1 Co 6.18).
  1. “Saio periodicamente para fazer retiros, sozinho ou com minha esposa. Em tempos de grande necessidade, saio por uma semana, normalmente para uma cabana do Estado de Oregon. Não saio de férias, mas um tempo em que a falta de necessidade imediatas e ausência de ruído dão claridade à calma e doce voz de Deus, tão facilmente sufocada no corre-corre de minha vida diária” (Randy Alcorn).
  1. “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor do Senhor” (2 Co 7.1).
  1. “E o que fazer se a tentação estiver perto – na casa ao lado ou no trabalho? A semente da sensualidade deve ser esmagada antes que tenha uma oportunidade de firmar suas raízes na mente e no corpo. Faça o que for necessário para contê-la” (Erwin Lutzer).
  1. “Sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Tm 4.12).
  1. “Se o crente permanecer carnal, eles (os demônios) irão introduzir nele noções que aparentemente concordam com seu temperamento e suas avaliações, levando-o a crer que tudo isso é seu pensamento natural” (O Homem Espiritual vol. 3 – Watchman Nee).
  1. “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção” (Ef 4.30).
  1. “Como um adolescente, eu estava amarrado pelo pecado da cobiça sexual. A maioria dos males da América está relacionado com a cobiça e a impureza. Isso não me deixou assim que recebi a Cristo no coração, mas permaneceu me atormentando. Vez após outra, clamava a Deus, implorando seu perdão. Eu pensei que quando me casasse isso me deixaria, mas, infelizmente, descobri que estava errado. Isso atrapalhou meu relacionamento sexual com minha esposa, que amava tanto. Estava atormentado por esse pecado. Estava amarrado [...] em 1985, ausentei-me para jejuar durante quatro dias. Estava preocupado com aquele pecado. Eu sabia que estava ferindo a Deus e que Jesus já havia pagado o preço para que ficasse livre. No quarto dia de jejum, Deus me dirigiu numa oração de libertação e o espírito de concupiscência da carne me deixou! Eu estava livre! E estou livre até hoje!” (A Unção Profética).
  1. “Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5.16).
  1. “Tudo começa de forma bem inocente. Não há planos de atrair nem prejudicar quem quer que seja, somente o desejo de expressar o que se sente: ‘Você é uma pessoa muito legal; é mesmo! Nunca conheci alguém que me compreendesse como você!’ Ou simplesmente: ‘Como a gente se divertiu!’ Essas palavras têm o poder de fazer brotar a vida dentro de nós, e aí se forma a conexão. Só há um problema: um de nós ou os dois somos casados – com outra pessoa.

A tentação de deixar entrar em nosso coração alguém que não possui esse direito espreita-nos em todas as formas de ministério. Os dirigentes do louvor, os músicos, os ministros de jovens, os pastores, as secretárias e os conselheiros estão cedendo a essa tentação em um número alarmante de casos” (Líderes à Beira do Abismo – Joyce Strong).

31. “Não deis lugar ao diabo” (Ef 4.27).

32. “Você esteve com alguma mulher esta semana de uma maneira que tenha sido imprópria ou que possa ter parecido aos outros que você tenha agido com falta de bom senso? Você esteve completamente acima de qualquer censura em todas as suas transações financeiras esta semana? Você se expôs a qualquer material pornográfico esta semana?

Você passou tempo diariamente em oração e nas Escrituras esta semana?

Você cumpriu o mandato da sua vocação esta semana? Você separou tempo para passar com sua família esta semana? Você acabou de mentir para mim?”(A Noiva de Cristo – Charles Swindoll).


*O texto acima é a transcrição do capítulo 10 do livro “Por que caem os valentes? Uma análise bíblica e teológica acerca do fracasso ministerial” do autor José Gonçalves.


Que Deus abençoe a todos os leitores . . .


A Paz do Senhor !!

12 comentários:

Mayalu Moreira Felix disse...

Olá, rapazes! Seu Blog foi premiado com o selo "Olha que Blog Maneiro!" Peço que você vá até o Blog da Maya (http://mayafelix.blogspot.com)e leia as condições da premiação e o que significa este selo! Ah, e também tem um prêmio!

:)

Maya

Victor Leonardo Barbosa disse...

Importante postagem Eduardo, que as "dicas" apresentadas aqui possam genuinamente levar á reflexão, não somente a nós, mas a todos aqueles que genuinamente buscam seguir a Jesus cristo!

Um forte abraço e Paz do Senhor!

Carlos Eduardo disse...

Muito obrigado e que Deus te abençoe!!!

Ana Paula disse...

Indiquei este blog ao prêmio "Olha que Blog Maneiro".
Melhores informações: http://anapaulalopespinheiro.blogspot.com/2009/02/meu-blog-foi-presenteado.html

A Paz!

Ana Paula

nao sei disse...

Um convite muito especial é um site que é uma bençao voce pode ouvir ate os cultos ao vivo de quinta as 20:00 e domingo as 19:00 tenho certeza que Deus vai falar tremendamente com tua vida, há e nao deixe de entrar no blog que tbem é muito bom . www.horadaverdade.com .Se possivel mande respostas.

Sidnei Moura disse...

Companheiros GQL,

Parabéns! Acabo de indicar este blog ao prêmio "Olha que blog maneiro"!! para maiores informações, consultem minha ultima postagem!

Abraço!

Sidnei Moura
www.sidneiemoura.blogspot.com

Wilma Rejane disse...

Meu Deus! Quanta indicação! E chegando mais uma. Vocês foram indicados por: www.atendanarocha.blogspot.com

Que Deus abençoe à todos.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Irmãos e irmãs, nós só temos é que agradecer pelo imenso carinho que vocês têm pelo nosso blog.

Que Deus abençoe a todos e que Ele possa usá-los cada vez mais em Sua obra.

Obs: Olá irmã Wilma, obrigado por sua participação neste espaço(primeira). Gostaria de lhe parabenizar pleo blog a Tenda na rocha. muito bom, em breve o colocarei nos nossos links favoritos.

Abraços e Paz do Senhor!!

Edson Dorna disse...

Esta chegando a hora a Mini-Brasilia diz qeu vai reavivar a Assembleia de Deus no Brasil. Você acredita???

Tem gente que acredita em Papai Noel?

Em Cristo

Edson Dorna

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Eduardo, Vítor e toda GQL!
O texto é totalmente pertinente neste momento, para os candidatos à presidência, aos demais candidatos e até mesmo para cada um de nós eleitores participantes de tão relevante pleito.
Continuem firmes nessa caminhada de transparência e firmeza na maneira de pensar.
Um grande abraço!
Agora ficou melhor, estou acompanhando vcs. de perto.
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Carlos Eduardo disse...

Muito obrigado Pr. Carlos por esse comentário de tão grande pertinência, que Deus venha lhe abençoar grandemente e que possamos continuar firmes nesta caminhada.

A Paz do Senhor!!

Pr:Gesanias de Oliveira disse...

Que na hora de escolher o caminho sejamos coerentes a o que vemos, hoje so a detrimentos e muito desgasto por parte de pessoas que querem chegar sem ter um preparo para presidir a maior convenção do pais. para esse cargo tem que ser pessoas ilibadas que conduza a obra de Deus com muita seriedade, e não ficar falando mal da instituição que pertence e que esta pleiteando o cargo. cuidado na hora de votar vote conciente...