quarta-feira, abril 01, 2009

A Fé Mercadológica


                  Nada na história da Igreja tem diminuído tanto a verdade da suficiência da Palavra de Deus no tocante a "todas as coisas que conduzem à vida e à piedade" (2 Pe 1.3) como a introdução da pseudociência da psicoterapia no meio cristão. T.A.McMahon

Nos dias de hoje é impressionante o número de denominações evangélicas que surgem a cada dia, desmembrando-se e rebelando-se das denominações de origem e fundando “um mundo melhor”, pelo menos a seu ver. Novas igrejas que eram contra a doutrina ou conceitos de seus ”locais de origem” montam seu espaço com doutrinas mais “leves”, deturpando a palavra de Deus e a adaptando para seus próprios desejos egoístas e suas necessidades carnais,para que as pessoas possam seguir sem se sentirem compromissadas com alguma coisa, ou como eles dizem, uma adoração “despreocupada” e “moderna”. Puramente hipócritas.  Montando hoje verdadeiros impérios de igrejas vendendo uma falsa fé ao gosto do freguês uma fé mercadológica.

A questão é que essas denominações conhecidas também como neo-pentecostais propõem evangelizar através de técnicas de marketing. Primeiro eles realizam uma pesquisa com os não crentes com o objetivo de saber o que os motivaria a assistir um culto evangélico e até mesmo o que eles acham que deveriam ser retirado dos cultos e os resultados dos questionários indicam as mudanças que devem ser feitas para que um maior número de “fiéis” seja alcançado, mas fiéis ao quê?

Essas igrejas não poupam despesas na sua “missão” de atrair as massas, constroem mega templos, estruturas dignas de um shopping center do mais moderno possível, adicionam quadras de esporte, salas de concerto, peças teatrais que  fazem mais pessoas rirem do que pregar a palavra de Deus, montando verdadeiros circos e entre essas, muitas outras coisas absurdas para atrair os não crentes ou os que se desviaram do caminho do Senhor e fazem tudo isso para o progresso do Evangelho. Pelo menos é o que dizem.

Segundo essas igrejas, o seu alvo é alcançar os perdidos e os que se desviaram, o que é bíblico no que se diz respeito em cumprir o ide de cristo (Mt 28:18-20) , mas o que é questionável são os métodos que elas utilizam para proporcionar tal coisa. Falemos primeiramente sobres as técnicas de markenting. O marketing tem como objetivo traçar o perfil dos consumidores e oferecer a eles um produto que com certeza atenderam sua necessidade da forma que eles desejam de forma rápida,prática e eficaz . George Barna, a quem a revista Christianity Today (Cristianismo Hoje) chama de "o guru do crescimento da igreja", diz que tais métodos são vitais para a igreja de nossa sociedade consumista. Líderes evangélicos do movimento de crescimento da igreja reforçam a idéia de que o método de marketing pode ser aplicado – e eles o têm aplicado – sem comprometer o Evangelho.  Será?

Em primeiro lugar para se falar em evangelho,evangelismo e evangelizar temos que falar sobre o Senhor Jesus cristo e seu ministério, o que não necessita de nenhuma estratégia de mercado, pois Jesus não pesquisou o que o mundo queria que ele falasse pois o mundo e a opinião humana é corrupta e enganosa, assim como seu coração (Jr17). O mundo é inimigo de Deus (1Jo2:15-17). Sua palavra possui suficiência e deve ser pregada de acordo com um dos princípios da igreja primitiva, que deixou de ser utilizada por muitos:  o “Sola scriptura”(somente as Escrituras).
Então trazer o mundo para dentro do evangelho é uma ação abominável perante Deus e uma demonstração de que o homem tem amado o mundo mais do que a Deus ,de tal forma a perverter a palavra de Deus por amor ao mundo maligno. Essas “igrejas “, denominações ou seja lá o que eles se considerem, tem contribuído para enganar as pessoas e pregar um falso evangelho,um evangelho corrompido e baseado nas necessidades carnais. O evangelho não é um produto a ser vendido a ser testado e aprovado pelas pessoas ele é único puro e perfeito pois o nosso senhor Jesus e sua palavra é pura e perfeita bem como possuí suficiência ,  portanto não deve ser modificado e nem adaptado para atender as necessidades de nossa sociedade consumista e corrompida. 

Qualquer uma das ações acima põe a verdade do evangelho e de Jesus Cristo, o nosso Senhor, em comprometimento sim, pois o evangelho deve ser pregado do jeito que é de forma verdadeira, sem adaptações ou modificações (1Co 2. 1-5 e 1Co 3. 10-17 e em Gálatas 1; 9). 

“Se você quiser atrair os perdidos oferecendo o que possa interessá-los, na maior parte do tempo estará apelando para seu lado carnal. Querendo ou não, esse parece ser o modus operandi dessas igrejas. Elas copiam o que é popular em nossa cultura – músicas das paradas de sucesso, produções teatrais, apresentações estimulantes de multimídia e mensagens positivas que não ultrapassam os trinta minutos. Essas mensagens freqüentemente são tópicas, terapêuticas, com ênfase na realização pessoal, salientando o que o Senhor pode oferecer, a essa pessoa."                                                                                                                                                                                                                                                     T.A.McMahon.


Muitos pastores parecem estar cegos diante de toda essa situação deplorável mais cegos do que os próprios seculares. Em seu livro The Little Church Went to Market (A Igrejinha foi ao Mercado), o pastor Gary Gilley observa que o periódico de marketing American Demographics reconhece que as pessoas estão:"...procurando espiritualidade, não a religião. Por trás dessa mudança está à procura por uma fé experimental, uma religião do coração, não da cabeça. É uma expressão de religiosidade que não dá valor à doutrina, ao dogma, e faz experiências diretamente com a divindade, seja esta chamada "Espírito Santo" ou "Consciência Cósmica" ou o "Verdadeiro Eu". É pragmática e individual, mais centrada em redução de stress do que em salvação, mais terapêutica do que teológica. Fala sobre sentir-se bem, não sobre ser bom. É centrada no corpo e na alma e não no espírito. Alguns gurus do marketing começaram a chamar esse movimento de "indústria da experiência" (pág. 20-21).

O mais impressionante é a atual postura das denominações origens dos rebeldes, é que muitas delas andam sendo influenciadas pelas “ovelhas negras” do evangelho e abrindo mão da doutrina e dos ensinamentos de Cristo, que outrora pregavam de maneira agradável aos olhos de Deus, para se tornarem verdadeiros circos de espetáculos, assim como os rebeldes do evangelho. Isso não é bíblico; a igreja é para amadurecimento e crescimento dos filhos de Deus que saem pelo mundo para pregar o evangelho de cristo, para amparar os que sofrem e procuram a Deus, mas através da palavra verdadeira de Jesus Cristo. Essas igrejas tem atraído através do entretenimento e da conveniência para que os novos membros e os antigos também possam se sentirem confortáveis dentro da igreja e continuando a freqüenta – lá, pregando palavras positivas e anti-bíblicas sem o mínimo de exortação, contribuindo para o mal e o pecado incluindo a hipocrisia perante Deus. 
 
Muitos líderes das igrejas que andavam nos caminhos do verdadeiro evangelho  de Cristo tem se “empolgado” pelos números de agregados à igreja de seus membros rebeldes e deixado entrar a mentira, utilizando as mesmas estratégias deploráveis aos olhos de Deus se desviando e agindo também como rebeldes. Muitos líderes tem aceitado essas falsas doutrinas e todas as que são criadas nos dias de hoje dentro do chamado neopentecostalismo e alimentando seus liderados com comida podre e artificial bem como os que procuram a casa do senhor para receberem o alimento da vida vindo do senhor Jesus Cristo e recebem um energético de açúcar e quando precisam usar a força do alimento que receberam percebem que não há mais energia ou força, pois a “pilha” acabou, sendo alimentados pela mesma dieta biblicamente anêmica, inicialmente elaborada para não-cristãos. Na melhor das hipóteses, eles recebem leite aguado; na pior das hipóteses, "alimento" contaminado com "falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam" (1 Tm 6.20). Certamente uma igreja pode crescer numericamente seguindo esses moldes, mas não espiritualmente.

Portanto pastores, líderes e todos os filhos do senhor que crêem no verdadeiro evangelho de cristo, não vos desvieis dos verdadeiros caminhos, mas lutem contra isso lutem contra o evangelho que vai contra a palavra e os olhos de Deus, não vos deixem contaminar, mas como a palavra de Deus nos instrui em Rm 12:2” E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. ”E nós só podemos fazer isso através do conhecimento do coração e da vontade do nosso senhor que foi revelada para nós em sua palavra (1Co 2.6-16). Pois a maioria das igrejas de hoje tem desenvolvido uma mente fraca, sem conhecimento da palavra de Deus por isso caem em tantas ciladas , armadilhas e infiltrações do inimigo na casa de Deus ,o que não agrada a Deus, e essas igrejas pensam que estão em um cruzeiro; uma viagem de recreio, de diversão, de shows e atrações, e isso os levará a um naufrágio espiritual. Os pastores dessas igrejas rebeldes e todos os que desejarem se juntar a eles precisam se arrepender e ler a palavra de Deus aos membros da igreja de Laodicéia (Ap 3. 14-22); eles eram "ricos e abastados" e, no entanto, deixaram de reconhecer que aos olhos de Deus eram "infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus”  Mas Jesus foi a porta dessas igrejas e ofereceu Sua palavra e Seus conselhos,portanto arrependei-vos e caiam perante o senhor Jesus com o coração contrito negando o mundo e adorando a Deus(Lc  9:23-27) e apartem os falsos profetas de perto de vós; atentando e tomando cuidado com suas palavras enganosas buscando sempre a luz da palavra de Deus a verdade de Sua  palavra  o único meio de passar por esse mundo realizando e vivendo segundo a vontade de Deus e alcançar o alvo maior que devemos buscar , estar com Jesus na glória,ou seja, a salvação a vida eterna ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo! 

Amém.

Por: Janyson C. Ferreira*

*19 anos, membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Templo-Central, Belém-Pará.


11 comentários:

Marcos Serafim disse...

Caro Leonardo:
Graça e Paz!
Li este texto postado como A Fé Mercadológica , como pastor de uma modesta igreja na grande São Paulo, vejo isso acntecer vez por outra;
As vezes estes que gostam de mercadejar a Fé , ligam-me perguntando se para o domingo(culto sem duvida mais frequentado)tem alguem para pregar,ai fico pensando , o que é que estou fazendo na igreja? Não estou para ministrar?
A conversa e sempre a mesma , bom, hoje estou sem agenda , ai me pergunto outra vez , o que é que eu tenho com a agenda do sem agenda?
Enfim o que o Pastor quer é ganhar alguns trocados, vender sua fitas,ops! agora DVD'S do Conferencista tal.
Já tive varias ideias , e qualquer hora vou postar no meu blog.

Excelente postagem , em Cristo no amor de Deus Marcos

Janyson C. Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Janyson C. Ferreira disse...

A PAZ DO SENHOR PR.MARCOS AGRADEÇO SUA PARTICIPAÇÃO E COMENTÁRIO SOBRE O ARTIGO CONCORDO PLENAMENTE COM A SITUAÇÃO QUE O SENHOR DESCREVEU E INFELIZMENTE ESSES ACONTECIMENTOS TEM SIDO FREQUENTES NA CASA DO SENHOR O QUE NÃO DEVERIA ACONTECER,ESPERO COM ANSIOSIDADE A POSTAGEM DE SUAS IDÉIAS EM SEU BLOG.
UM GRANDE ABRAÇO E A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Janyson Ferreira,
A Paz do Senhor!

Que benção seu texto!

Para usar muito mal um ditado popular: "Você acertou na mosca" rsrsrs!!!

Parabéns!

É exatamente isso que está acontecendo, infelizmente, em todo território nacional.

Que Deus tenha misericordia de nos!

Um forte abraço a vc., ao Victor Leonardo e a todos do GQL.

Pr. Carlos Roberto

Janyson C. Ferreira disse...

Caro Pr.Carlos
A PAZ DO SENHOR
AGRADEÇO SEU COMENTÁRIO E PARTICIPAÇÃO NO BLOG,INFELIZMENTE PASTOR ESSE TIPO DE ATITUDE ANTICRISTÃ TEM SE MANIFESTADO NÃO SÓ EM NOSSO TERRITÓRIO MAS POR TODO MUNDO DESAGRADANDO A VISTA DO SENHOR E DETURPANDO O EVANGELHO DE JESUS QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS E QUE POSSAMOS LUTAR CONTRA ISSO PELA GRAÇA DE NOSSO SENHOR JESUS,UM FORTE ABRAÇO.
Janyson costa ferreira.

soli deo gloria

Victor Leonardo Barbosa disse...

Grande Janyson, a Paz do Senhor!

Saiba que foi uma honra para mim ter publicado tal artigo neste espaço!

Que Deus lhe abençoe grandemente!!!

A Paz do Senhor!

juberd2008 disse...

Caros Victor e Janyson,

Esse texto mostra o que vem acontecendo no meio evangélico. Triste, mas é verdade. Muitos não fazem diferença entre culto e entretenimento. Show e adoração. Pregação ou palavra de auto-ajuda e por aí vai. Parabéns pela postagem.

Graça e Paz.

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor a todos.

Gostaria de comentar o quanto que este tema tratado pelo Janyson é atual e importante.
Ontem num programa secular foi discutido sobre a "juventude evangélica", tendo como entrevistados três jovens; sendo um Batista, uma da Sara Nossa Terra e outro da Bola de Neve. A grande discussão foi falar sobre a "modernização" do jovens cristãos. O que envolve muitas estratégias de "ganhar" novas pessoas para Cristo( um Jesus funkeiro, lutador de artes marciais ou qualquer outro, talvez)como Noitadas, Lutas em pleno "culto" e outras coisas.
Fiquei triste por ver que os jovens tem se modernizado de uma forma pagã. Não é uma mudança ocasionada pela Palavra de Deus, que se reflete em atitudes cristãs. Mas é uma mudança que tem mais a ver com "se moldar ao mundo".
Que Deus nos use para sermor e fazermos novas pessoas a serem verdadeiros cristãos. Abraço.

...Que Deus nos perdoe.

Edson Dorna disse...

Que Deus continue iluminando cada integrante deste blog, para revelar as verdades bíblicas.

Em Cristo
Edson Dorna

Carlos Eduardo Leite disse...

Caro amigo Janyson,na verdade não tenho muitos palavras a dizer, pois vc disse tudo nessa postagem. Parabéns e que Deus tenha misericordia de nós!!!
Fique na Paz do Senhor!!

Denise Rosario disse...

Uau!Parabéns Janyson!

tu fez uma pesquisa de mercado?este texto que fez está perfeito.
Que Deus continue te abeçoando.

Paz