sábado, junho 11, 2011

A Festa Começou!


Estamos a uma semana do aniversário de 100 anos da Assembléia de Deus em Belém e em todo o Brasil (18/06), mas as comemorações e homenagens a esta, que é a primeira igreja pentecostal do país, já começaram. Aqui em Belém não se fala de outra coisa, não só os membros da igreja como a cidade aguardam ansiosos pelo início desta que será uma data marcante para cada assembleiano na face da Terra (independente do seu posicionamento).
Como parte das comemorações a Assembléia Legislativa do Pará (ALEPA) no último dia 09/06 (quinta-feira), celebrou uma solenidade em homenagem aos 100 anos da Assembléia de Deus, marcada por grande emoção e gratidão a Deus por tudo que tem feito por nós até aqui. Leia abaixo a reportagem "Emoção marca sessão solene em comemoração ao centenário da Assembleia de Deus"¹.

A sessão solene de celebração pelos cem anos de fundação da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Pará e no Brasil realizada nesta quinta-feira (08/06), na Assembleia Legislativa do Pará, foi marcada pela emoção dos oradores. A sessão ocupou além do plenário principal , as galerias, o salão plenário João Batista, a sala VIP e o hall de entradas, que contaram com telões que transmitiram ao vivo o evento. Dezesseis parlamentares acompanharam a sessão.

A solenidade contou com apresentações artísticas e culturais diversas: Orquestra Filarmônica e o Coral da Assembleia de Deus; ‘As Belemitas’, conjunto de Forró; Coral de Surdos da Igreja, o Coral Vale da Bênção, o grupo Celebrar e o cantor Orlando Vilhena que entoou a música “Sublime Amor”, acompanhado no teclado pelo deputado estadual Raimundo Santos (PR), pastor da igreja e autor do pedido da sessão de homenagem.

A sessão foi coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Manoel Pioneiro (PSDB) e contou coma participação dos deputados Zequinha Marinho (Federal) e Raimundo Santos (Estadual); além dos pastores Samuel Câmara, Firmino Gouveia e Carlos Ari Gomes; e de representantes do Tribunal Regional do Trabalho, do IV Distrito Naval, e do I COMAR. O evento foi marcado ainda pela distribuição do Diploma de Homenagem Especial a 11 assembleianos destacados pelo trabalho em serviço do Pará.

Foram destacados e homenageados com títulos post morten os pastores: Gunnar Vingren eDaniel Berg, fundadores da Igreja; Joaquim Pereira dos Santos e Josias Camilo. E ainda os pastores Samuel Câmara, Firmino Gouveia, Raimundo Anselmo, Ananias Gomes, Filnésio Soares, Itamar Cursinho e Ilário Mendes.

Para o deputado Raimundo Santos, pastor da igreja o momento foi de comemoração e de alegria. “A sessão foi um grande marco e podemos perceber um sentimento uníssono dos deputados dos mais diversas origens políticas em se manifestar para homenagear a trajetória, os pioneiros que construíram a igreja, os pastores e a história da Assembleia de Deus. Acho até que a sessão trouxe contribuições não só para a própria igreja mas para o Poder legislativo”, referindo-se ao momento tormentoso que a Assembleia Legislativa está atravessando.

O pastor Firmino Gouveia que em seu pronunciamento fazia pausas grandes para expressar sua profunda emoção, manifestou que não tinha palavras para demonstrar o sentimento que lhe tomava conta. “Simplesmente gratidão ao Deus todo Poderoso, pois essa data representa um profundo contentamento na vida de quem teve, como eu, a experiência de conhecer o Cristo que esta igreja prega, o Espírito Santo que nela se manifesta, e a liberdade que Ele tem para operar uma vida de cada um de nós que fomos redimidos pelo sangue de Jesus”, falou Gouveia.

O deputado Manoel Pioneiro deu um testemunho de gratidão à igreja centenária homenageada, devido ao histórico político pessoal e ao apoio recebido quando dela precisou. Pioneiro destacou especialmente o pastor Firmino Gouveia que pelo parlamentar muitas vezes intercedeu. Pioneiro aproveitou ainda para fazer um pedido aos pastores presentes, de oração pelo Poder Legislativo que atravessa um momento de atribulações devido às denúncias que estão sendo apuradas pelo Ministério Público.

IGREJA - A fundação da Igreja no Brasil aconteceu no dia 18/06/1911, em Belém do Pará. A Assembleia de Deus é a maior e mais importante Igreja Evangélica Pentecostal do Brasil, da América Latina e do mundo, com mais de 20 milhões de fieis em todo o planeta. Belém é o berço do movimento pentecostal. A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram na capital paraense em19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.



Como podemos ver a festa já começou, além da solenidade na ALEPA também já tivemos no último dia 10/06 o Casamento Comunitário, o maior já feito na cidade com 1000 casais recebendo as bençãos do Senhor Jesus; e ainda temos muito mais comemorações pela frente: 15/06 às 09h na Câmara Municipal de Belém haverá uma Sessão Especial em homenagem ao "Dia Municipal da Assembléia de Deus", e de 16 a 18/06 a festa da Assembleia de Deus em Belém.

Este blog estará marcando presença e noticiando "tudo" que estiver ocorrendo durante esta festa abençoada.

A festa já começou, nos alegremos e cheios de gratidão louvemos a Deus porque "até aqui nos ajudou o Senhor"!


A Paz do Senhor Jesus


¹Fonte: http://www.alepa.pa.gov.br/alepa/lernoticia.php?idnoticia=%20%204379

2 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Que Deus abençoe as comemorações do centenário da Assembleia de Deus no Brasil. Minha oração é para que o Senhor através dessas celebrações, possa sensibilizar nossos líderes, para que a denominação tenha mais 100 anos de progresso espiritual e aperfeiçoamento.

Um grande abraço!

Carlos Eduardo Leite disse...

Grato pelas felicitações e essa é minha oração com o querido irmão! Continue a acompanhar as demais postagens.

Um grande abraço! e fique na Paz do Senhor!!