sábado, abril 21, 2012

Esmirna: a Igreja Confessante e Mártir (subsídio para lições bíblicas)



A cidade de Esmirna gozava de grande fama, assim como Éfeso, devido a ser um centro de ciência e medicina, era conhecida pelo título de “Flor da Ásia” e gozava de boa prosperidade, pois também era um grande centro comercial, que abrigava uma grande colônia judaica e foi dali que surgiu o célebre pai da igreja Policarpo, discípulo do apóstolo João. Todavia, ao contrário da beleza arquitetônica da cidade, a igreja cristã localizada ali enfrentava os mais variados tipos de problemas.

Jesus fala para a igreja: "eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são sinagoga de Satanás" (Ap 2: 9), Jesus revela ter conhecimento das boas obras da igreja, assim conhecia a suas necessidades. Dentro disso é importante observar: Esmirna era uma igreja pobre, simples, maltratada, passando por tribulações e angústia, entre os motivos por causa de alguns judeus vindos de Satanás, pois estavam servindo ao seu propósito e não ao de Cristo.


“Mas tu és rico...”

Então, nessa hora, caso Jesus fosse formado na homilética da teologia da prosperidade, muito bem poderia ter dito: "Esmirna, não aceite isso, estou disposto a tirá-la desse sofrimento, decrete a mim que eu lhe tirarei dessa enrascada, lembrem-se que são príncipes!". Todavia, Jesus não se portou como os modernos pregadores da atualidade, pelo contrário, “Mas tu és rico”. Ela não possuía nada, mas tinha tudo! O que Jesus diz a essa igreja e a nós hoje é claro: Não precisamos ter um excesso de bens materiais para sermos vitoriosos e termos sucesso. Nosso lugar é no céu e não aqui. Se atentarmos somente para essa vida, seremos os mais miseráveis de todos os homens. Na igreja atual há certo inverso: há muitos ricos, mas que são pobres. Pobres de Cristo, infrutíferos espiritualmente, sem amor a Deus e a sua Palavra. Possuem o carro do mês e egos inflados, mas o poder de Deus e o enchimento do Espiríto estão longe deles; nessa hora que todos esses tipos de pessoas possam escutar a voz de Jesus, que nos dá uma aparente contradição de termos, mas que ilumina grandemente o nosso caminho.
a tribulação parecia só mais aumentar, o sol escurecer, a luz apagar, o que seria daquela sofredora igreja? Jesus diz algo surpreendente:

 "Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte..." ( Ap 2:10).

 Há certo paralelo com esse texto e aquele que encontramos em Lucas 22:30-32, onde Jesus afirma que Satanás estava disposto a cirandá-lo como trigo. O objetivo de Satanás talvez não fosse igual para a igreja de Esmirna, todavia bastante semelhante. Satanás queria que os pecados de Pedro ficassem à amostra, já com a igreja de Esmirna o que ele queria é que ela cometesse um pecado brutal: negasse o nome do Senhor (o mesmo que Pedro acabou cometendo), então Jesus diz: a prisão os aguardava, a maior provação até então haveria de vir, era necessário ser fiel até a morte. Jesus conclama Esmirna a perseverar em seu testemunho. Hoje em dia o conceito de martírio não abrange a gama de significados que refletia originalmente na língua grega, de onde se origina. O significado mais básico é dar testemunho (marturew), sendo que o mártir não seria necessariamente alguém que morre por uma causa, mas sim alguém que dá seu testemunho pessoal, sendo usado também no testemunho diante de um tribunal. Com o aumento das perseguições dos crentes pelo mundo romano, muito permaneciam dando testemunho de Cristo mesmo diante da morte. Com o passar do tempo, o termo mártir passou a estar associado com a “morte por uma causa”. Muitos genuinamente permaneceram fiéis até a morte. 50 anos depois que o livro de apocalipse foi escrito, Policarpo, discípulo de João bispo em Esmirna, experimentou a morte por martírio, aos 86 anos de idade. As últimas palavras de Policarpo, quando este estava sendo pressionado a renegar sua fé em Cristo, devem ecoar em nossos corações: “Eu tenho servido Cristo por 86 anos e ele nunca me fez nada de mal. Como posso blasfemar contra meu Rei que me salvou? Eu sou um crente!” e assim, deu com o sangue um dos maiores testemunhos de Cristo. O medo que assolava Esmirna é o mesmo de muitos Crentes atuais: realmente conseguir pagar o preço para poder seguir a Cristo, ainda que esse preço seja tão caro que tenhamos que suportar a tribulação, a miséria e a morte. Mas a tribulação não duraria muito tempo. Teria um prazo de dez dias. Era necessário olhar para Cristo para poder passar esse difícil período. Essa experiência pode ser aplicada a cada um de nós a qualquer momento.

Nessa hora de tribulação, Cristo certamente não nos deixará sozinhos, pois Ele mesmo dá um belíssimo complemento: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida", o que exatamente constituía-se essa coroa? Seria esta uma coroa literal? É possível, mas ao que tudo indica pelo próprio contexto era o próprio Cristo, o Galardão, a herança eterna dos crentes fiéis, que não amaram a sua própria vida. No vale da sombra da morte, que possamos lembrar-nos disso: Olhemos para Jesus, e assim como Paulo, regozijemos em ter a honra de sofrer por Cristo, pois o que passamos aqui, comparado ao que vamos ter, é leve e momentâneo. Sim, Satanás fará de tudo para nos pegar, para nos peneirar como trigo, ele nos quer, mas lembremos: Deus também nos quer, é necessário ter vontade de perseverar, pois esse é o desejo de Deus e também o seu desejo é que Ele nos tenha! Que continuemos com firmeza a caminhada da vida cristã, ainda que seja difícil e repleta de dificuldades, porém jamais devemos negar o nome de Nosso Senhor. Tendo em mente constantemente essas palavras: "quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte" (Ap 2:11).

Soli Deo gloria

2 comentários:

PORTAL EVANGELISMO disse...

Gostei do subsídio da aula. Ensino na EBD e é sempre bom lermos mais a respeito do assunto. Estou seguindo seu blog e quero deixar o convite para que nos faça uma visita e se desejar esteja nos seguindo será um prazer.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá irmã! Muito obrigado pela visita aqui no blog GQL. Dei uma passada no seu blog, conte-me como um acompanhante!

Um grande abraço e Deus a abençoe!