quinta-feira, dezembro 31, 2015

GQL 2015: Como ferros afiados pelo ferro.



Parece que foi ontem, mas se passaram 10 anos desde a formação do grupo que foi intitulado de "Geração que Lamba". O grupo nada mais era do que quatro amigos,  recém-saídos da adolescência (com exceção de Nilton Rodolfo, Janyson Costa se ligaria intimamente ao grupo mais tarde), que faziam parte da Missão com Adolescentes da Igreja-Mãe da Assembleia de Deus. Particularmente não havia nada de diferente ou especial em nós, a não ser, talvez, que tínhamos um histórico de vida mundana e pecaminosa, em certo sentido, acentuado. Porém, pela graça de Deus, a despeito de nossas fraquezas, tínhamos um interesse comum: A leitura da Bíblia, a vida com Deus e a saúde da igreja. Obviamente, não se pode dizer que os jovens daquela época são os mesmo de dez anos depois. Como já relatei anteriormente, houve certa mudanças no que tange a maturidade, conhecimento bíblico e prático e experiência, tanto pessoais, quanto ministeriais, porém o objetivo, pela graça de Deus, permaneceu o mesmo e certamente houve uma mudança em um aspecto importante: Na experiência cristã, as batalhas só terminam no céu.

O ano de 2015 foi um ano de provação, reflexão e igualmente de grandes bênçãos da parte do Senhor. Neste ano nasceu Manuela, filha de Carlos Eduardo, e Bernardo, meu amado filho. Há dez anos atrás certamente nem eu ou Eduardo poderíamos imaginar que depois de uma década seríamos chamados de "papai".

No âmbito eclesiástico, as bênçãos igualmente foram grandes: novos irmãos em Cristo, a Conferência Graphe indo de vento em popa, a adquirição de novos e empolgantes livros...

Porém nem tudo são flores, nem no âmbito pessoal, nem eclesiástico. A bem da verdade, não há um palco onde se travam batalhas tão vivas quanto em uma congregação local. Algo que, numa mega-igreja, dificilmente se experimenta. No âmbito pessoal temos aflições, ansiedades, temores quanto ao futuro, assim também como no âmbito eclesiástico uma boa dose stress, surpresas e desafios. "Combates por fora, temores por dentro" (2 Co 7.5). Os sofrimentos do apóstolo Paulo são experimentados, em certa medida, por todo cristão. "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados" (2 Co 4.8). Pois sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm 8.28). Ou seja, mesmo todos os problemas e aflições não são em vão na vida do crente, mas todas as coisas contribuem para que Deus realize seu propósito em nossa vida: A consumação da nossa salvação planejada na eternidade. Por isso, podemos dizer que somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou. Sem dúvida, durante todo o 2015, posso dizer que durante esses dez anos, a amizade continua. Sem dúvida que, assim como um velho navio durante muito tempo no mar, já sofreu avarias, brechas, possíveis inundações e até mesmo momentos de solidão, porém "como ferro que afia o ferro, assim o homem afia o rosto de seu amigo" pois "assim como  o rosto na água corresponde o rosto, assim o coração do homem reflete o homem" (Pv 27.17;19). Em 2005, a leitura da Bíblia, a vida cristã e a saúde da igreja foram elementos nos quais Deus nos uniu. Por isso, em 2015, podemos olhar para trás e vemos o quanto nossos rostos foram afiados, e podemos ver o quão afiados ainda estes rostos ainda precisam ser. Mas pela graça, muito o meu próprio rosto ainda será, pois não conto com conhecidos, mas com amigos, com irmãos em Cristo.

O foco, portanto, não é tentar adivinhar o futuro e controlá-lo, mas sim confiar na santa Providência de Deus, pois sabemos que, como Pai amoroso, tem cuidado de nós e até aqui tem nos ajudado; nós, que não somos simplesmente uma "geração que lamba", mas pela graça, somos também "Servorum Dei".

Que Deus abençoe ricamente nossos irmãos e leitores em 2016. 

 Feliz Ano Novo!
Soli Deo Gloria



Um comentário:

João Emiliano Martins Neto disse...

Parabéns pelo filho com esse nome tão especial, Bernardo. Que o grande Doutor Melífluo (São Bernardo de Claraval) interceda pela sua conversão e a de seus mais que conhecidos, porém, amigos e irmãos em Cristo, para que vocês se tornem membros da única, santa e verdadeira Igreja de Cristo que é a Igreja Católica Romana.