sexta-feira, dezembro 31, 2021

Servorum 2021: perseverando no trabalho que nunca é vão.


"O Escudo da Fé", por Douglas Ramsey.


Com o final de 2021, as reflexões de final de ano começam a surgir e, com o blog Servorum Dei, não seria diferente. Diante do cenário ainda meio instável do mundo, 2021 fora um ano de desafios e de lutas, para alguns, foi como se este ano que se finda fora um anexo, ou melhor, uma extensão de 2020, com sua cargas de lutas, desafios e tristezas, algo que este escritor sentira em vários momentos e os demais autores deste blog não estiveram livres de sua parcela, porém na vida cristã isso de forma alguma se torna uma surpresa. O autor da Epístola aos Hebreus (identificado por muitos eruditos na igreja antiga e alguns na atualidade com o apóstolo Paulo), releva a natureza das aflições e sofrimentos na vida do crente:



Porque o Senhor corrige o que ama,E açoita a qualquer que recebe por filho.
Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?
Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
Hebreus 12:6-8



Os sofrimentos na vida do crente não possuem o propósito de simples punição, mas de correção e purificação. O autor prossegue afirmando em sua epístola que o fruto do sofrimento dentro do propósito de Deus não traz desânimo ou desolação, mas sim comunhão com um Deus Santo, nos tornando mais santos, bem como nos trazendo um pacífico fruto de justiça (vrs 11). 

O sofrimento na vida do crente, bem como lutas e demais aflições, não somente nos santificam, mas nos tornam aptos a sermos cada vez mais santos, pois tiram nossas distrações corriqueiras (se há algo que nossa sociedade está tão habituada, certamente são as distrações) e nos trazem novamente para o foco em Cristo, bem como nos leva a pensar nas coisas de cima ( Cl 3:2-3).

Porém, a vida cristã não somente traz desafios, mas também conforto e alegria pela graça de Deus, a bem da verdade, constante o novo testamento nos incentiva a permanecermos alegres mesmo diante da tribulação ou angústia, pois alegria é uma marca essencial da vida cristã, bem como faz parte do fruto do Espírito. Devemos supotar com gozo as afliçoes do tempo presente sabendo que esta seguramente reservado para nos uma alegria futura que será eterna e foi conquistada por Cristo ( Hb 12: 1-2) Tanto a alefria que temos quanto a tristeza que passamos contribuem para o nosso bem, como bem afirmou o apóstolo Paulo (Rm 8:2 ) e podemos afirmar com certeza, que as lutas, os sedafios, as aflições, bem como a Paz e o Gozo de uma vida mansa e sossegada farão parte do bom propósito de Deus para nós e para a glória do Seu Nome.

Novos desafios virão, novas alegrias virão, mas quer passando por aflições ou lutas, estejamos sempre alegres e preseverantes, pois como bem disse o apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito:

" Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constanstes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão" ( 1 Co 15:58).

o blog Servorum Dei deseja a seus leitores um Feliz 2022, cheio das bençãos de Deus, no amor de nosso Senhor Jesus Cristo.

Amém!

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário: