quinta-feira, agosto 23, 2007

GQL entrevista Carlos Moysés





Lá estava eu na Casa Publicadora da Assembléia de Deus em Belém, na época com 16 anos de idade, ainda estudando no Colégio presbiteriano John Knox. Nesse dia comprei dois livros: Livro dos Mártires, de John Fox, e Heróis da Fé , de Orlando Boyer.

Porém juntamente com esses dois livros me deparei com uma interessante revista chamada Defesa da Fé. Era uma edição especial de natal, onde falava dos grandes personagens que marcaram a igreja cristã. Acabei levando-a para casa e quando estava folheando as páginas reservadas as cartas enviadas estava presente uma foto da edição anterior, que tinha uma manchete mais ou menos assim: “Grupo Voz da Verdade lança CD contra a trindade”. Eu guardei aquilo comigo e de vez em quando refolhava aquele espaço dedicado às cartas.

Lá estava eu em minha casa, um ano depois, 2004, e minha mãe aparece com um CD, entusiasmada ela diz: “olha filho, esse grupo é uma benção!”. Vi o nome do grupo.
“mas...será que são eles??? Como??? Creio que é outro com o mesmo nome, afinal, esses CDs são vendidos em lojas cristãs também...”

O ano era 2006, naquela época eu (Victor), Carlos Eduardo e Nilton Rodolfo fazíamos parte da Mídia Integrada da missão com adolescentes do Templo Central da Assembléia de Deus em Belém. Em uma das reuniões, ficou acertado que iríamos fazer a cobertura do evento promovido pela Igreja do Evangelho Quadrangular chamado Louvor Norte( que para alguns chama-se Louvor-Carne), onde os grande pop stars do mundo gospel compareceriam como DJ Alpiste, Adriano Gospel Funk, David Quilan e o Grupo Voz da Verdade. Era a oportunidade que eu queria.

No primeiro dia entrevistamos vários astros do “mundo pop gospel”, como o polêmico Dj alpiste e Adriano Gospel Funk. Era uma sexta-feira

Domingo à tarde. Nilton Rodolfo preparou a fita da câmera em oito milímetros e eu e Eduardo nos preparamos para ver quem achávamos no bonito Hotel Sagres, onde os grupos estavam hospedados. Ao chegar na porta, vi pela vidraça uma figura um tanto familiar juntamente com muitas pessoas, eu perguntei para Cadu(já estando dentro do hotel): “aquele é o Carlos Moysés?” ele respondeu: “sim”, naquele ano eu já tinha várias evidências de pessoas afirmando que o grupo negava a doutrina da trindade, porém nenhuma prova substancial. Naquela hora, senti uma vontade, que acredito que tenha vindo dos céus, pra iniciar uma confrontação.
Entrevistamos os ex-pop Stars mundanos Fat Family, que nos acolheram com grande simpatia, e depois, não me lembro exatamente, mas já havia combinado entrevistar Moysés. Sabia muito bem as perguntas que eu deveria fazer. Era só pegar um gancho. Essa entrevista está guardada pela GQL até hoje.


A Entrevista:

Victor: Olá pessoal estamos aqui com o...?

Carlos Moysés: Pastor Carlos.

VL: pastor Carlos, e hoje a gente vai fazer umas perguntinhas rapidinhas para ele, como foi que ele iniciou o ministério, qual é a visão de ministério que ele possui...

CM: Qual é a primeira?

Carlos Eduardo: Como foi que começou o seu ministério, todo esse grande ministério que é o Voz da Verdade?

CM: Voltando lá atrás, eu nasci... (nessa hora é interrompido por Cadu, que começa a bater palmas com seu humor habitual)... Porque Deus quis.

CE: Amém... (Eduardo era um grande “fã” do grupo, e suas evidências eram tão escassas quanto as minhas, e confesso que também sentia certa admiração pelo grupo, apesar das desconfianças).

CM: Meu pai, para quem não sabe é filho de Árabe, e se converteu dentro de um cinema, com Jesus aparecendo para ele, fisicamente, saindo da tela, para resumir falou “vinde a mim e eu vos farei pescadores de homens”, ele saiu de lá convertido, foi expulso de casa pela família, e pode-se dizer que o ministério começou com ele, então viemos nós os filhos, e eu gostava de jogar futebol, inclusive era bom jogador.

CE: Era bom?

CM: Muito bom, treinei no São Paulo, com contrato assinado, porém aos doze anos tive pus no osso e fui curado, fiz duas cirurgias e quando tive que amputar na terceira vez Jesus me curou e joguei bola, levei pancada... Nesse ínterim ouvia muitas músicas, e música secular como Elvis Presley, música italiana, francesa e de uma certa forma isso foi uma benção pois me influenciou para a música e música é divina, não tendo palavrão ela é divina, não tendo palavras obscenas é divina, não existe música do mundo, do diabo ou de Deus, a diferença está na letra, e com relação aos ritmos, posso dizer que todos os ritmos são do Senhor. Deus guardou, então quando recebi o Espírito Santo em 73 aí minha mente foi ampliada e comecei a fazer música, era uma mania. O pessoal dizia que era bonita... Apesar de às vezes ser uma bomba, mas o pessoal dizia que era bonita, até que minha avó disse “vai gravar...” aí então respondi: “ não vó, gravar é coisa para artista e não para crente”, acontece que seis meses depois de sua morte nós estávamos gravando em 78, onde já existia o conjunto. O conjunto foi fundado em 72, mas o “gravar” foi em 78. No início sofremos um pouco, pois quebramos o ritmo de igrejas, que na época tinham corais, enquanto nós vínhamos com rock, regaae, por isso levamos muitas pedradas, mas dessas pedras fizemos um castelo.

VL: O senhor afirma que recebeu o Espírito santo, todavia existem boatos por determinados grupos evangélicos afirmando que o Voz da Verdade negava a trindade.

CM: Ainda tem isso?

VL/CE: têm... ainda têm sim, bastante...

CM: Mas como, seu eu faço uma música sobre o Espírito Santo de Deus, se hoje quem age na dispensação da graça é o Espírito Santo, se eu falo em línguas estranhas, se converte milhares e milhares de pessoas? Então aí tem coisa errada.

VL: Mas é que saiu na revista defesa da fé...

CM: Ah, mas a Defesa da Fé defende mais o diabo do que a fé!
Nesse momento Eduardo soltou uma gargalhada, misturando felicidade e alívio, e eu também já estava começando a ficar aliviado... Ambos estávamos baixando a guarda...

CM: eu já falei isso para o pessoal dessa revista, eles só querem saber de atacar o nosso meio, ataca um aqui outro ali, em vez de defender a fé, esse tipo de pessoa não entende a multiforme graça de Deus, ele pensa que a fórmula correta é a igreja dele, mas nós somos uma das multiformes graça de Deus. Acusar-nos de não termos o Espírito Santo é complicado, pois se pode pecar contra o Espírito santo e aí não há perdão. Quem me curou, o Espírito Santo ou o diabo? Até lá em Cuiabá houve um rapaz que se converteu novo, e chegaram para ele falando: “hei rapaz, larga isso, Voz da Verdade é do diabo!!!”. Aí ele respondeu que então ele iria ficar com o diabo, pois ele me deu paz, me deu alegria, transformou a minha vida.

VL: Mas como surgiu esse boato?

CM: Ah sei lá, talvez seja porque nós pregamos que Jesus é o único Deus, batizamos nas águas em nome de Jesus, afinal é simples, Jesus é Deus? Está escrito que ele é. Batismo nas águas em nome de Jesus tem na Bíblia? Todos! Não existe nenhuma pessoa batizada em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, nenhuma, até porque lá em Mateus está escrito “em nome” e não “nos nomes”.

VL: Teve alguma música que você fez para Deus Pai, outra sobre Deus Espírito Santo, sempre citando Jesus também...

CM: Mas não existe Deus-Filho, nem Deus-Espírito Santo na Bíblia, e sim somente Deus Pai, esse é o problema, você só pode chamar Jesus de Deus se ele for o Pai, Deus é só o Pai, como está escrito em Timóteo, e como João chama Jesus de Deus? Jesus como homem era o filho, é claro, afinal aquilo que é gerado não é Deus, pois Deus não é gerado...
Depois de mais uma pergunta sobre encarnação, que houve certa confusão(ele pensou que eu havia dito que Jesus nunca foi homem) , encerramos uma entrevista onde ele dizia para o jovens. À essa altura eu estava um tanto aborrecido e Cadu estupefato e um tanto quanto esgotado depois de tanto cheirar uma heresia( hoje há certo humor quando vemos a cara dele na hora) com o que tinha escutado, nesse momento a alegria virou tristeza.

É claro que a explicação de Moysés para o texto de Mateus é absurda. É só reparar como está no grego original e até mesmo em Português. O fato de na Bíblia citar o batismo em nome de Jesus não está sugerindo de forma alguma uma fórmula, pois não há uniformidade quando esses casos são citados. Uma olhada no primeiro capítulo do evangelho de João mostra claramente uma distinção entre o Verbo de Deus e o próprio Deus, foi Jesus, o Verbo, que se fez carne. É impressionante quando ele cita a blasfêmia contra o Espírito e se esquece que o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus ( 1 Co 2:10), é triste vermos igrejas que se dizem cristãs promovendo tal tipo de evento, o qual duvidamos muito se realmente existe caráter ou apenas um negócio puramente mercenário que engana o povo de Deus, que comunhão há pois entre luz e trevas? Que Deus nos conceda graça e infinita misericórdia para não cairmos no mesmo erro de tais homens, e nos dê autoridade moral para retirar um fermento, que pode levedar toda a massa.

Eu nunca me esqueci do que Carlos Moysés disse ao terminar a entrevista: “estude hein??!”, será que ele se dá conta do que está fazendo? Também nunca me esqueço da volta do hotel quando Carlos Eduardo replicou para um membro do conselho de mídia: “Acabamos de entrevistar um herege.”

Soli Deo Gloria

20 comentários:

Unknown disse...

Essa entrevista só confirma as heresias desse grupo. É impressionante como evangélicos assembleianos ainda comungam com esse hereges. Sai dela povo meu!!!!!

Meus parabéns Victor, que Deus continue abençoado o irmão e o pessoal ortodoxo do GQL!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Olá Vítor Leonardo!
Esse seu post é muito mais que uma simples entrevista.
É um documento para quem tem qualquer dúvida.
Como estamos aqui perto, a coisa não é fácil.
Sempre que a heresia entra através dos "adoradores-ídolos", o combate é muito grande!
Parabéns!
Estarei indicando a entrevista como uma referência para minha lista de e-mails.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Obrigado pelo apoio Gutierres e pastor Carlos, que Deus os abençoe grandmente, e continuemos firmes na caminhada da fé.
Abraços e Soli Deo Gloria

Unknown disse...

Fala amado,Victor!é uma pena o que Moisés defende contra a Santíssima Trindade.Isso é nada mais e nada menos da velha heresia Ariana condenada no sec.IV.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá Márcio, obrigado pelo primeiro comentário aqui no GQL. Na verdae Márcio, apesar de à primeira vista o que Moisés fala ser arianismo, é um outro tipo de heresia, a sabeliana, onde na verdae não existem três pesoas, mas três manifestações de Deus. è por isso que eles dizem que Jesus é o Pai.

moisesgomesfx disse...

eu naum entendo como esse pessoal que se diz crente tem coragem de criticar essa banda maravilhosa. Eles falam de Deus, falam de Jesus e falam do Espírito Santo, falam em linguas estranhas, eles vão para o mesmo céu que nóis. O problema é que algumas denominações tentam monopolizar o conceito sobre a Trindade. Eu já fui na igreja deles e senti uma glória tão grande que nem consigo explicar.

Porque voces não param de ir pela cabeça dos outros. O pior é que eles não são perseguidos pelo mundo, e sim pelos "evangélicos" isso é inaceitável.
Ouço todas as músicas deles, sinto a presença de Deus, ainda bem que eles não estão preocupados em vender milhões de CDs e serem famosos, mas sim pregar a palavra de Deus e proclamar o evangelho de Jesus Cristo, porque o que muitos por ai fazem é se aproveitarem para ganhar dinheiro.

moisesgomesfx disse...

Fiquem na paz do Senhor

Victor Leonardo Barbosa disse...

caro Moisés, com todo o respeito, mas seus argumentos carecem de respaldo bíblico.

Não se trata de um "simples conceito" sobre a trindade, até porque nem na trindade eles crêem.

Se trata de ser fiel a ´Bíblia, que afrima claramente que Deus é uma essência em três pessoas, e não em três manifestações. isso negar tanto o Pai quanto o Filho.

Recomendo que você leia o Evangelho de João e seuas epístolas.

Com relação a eles falarem em línguas, isso não é garantia de Verdade, lembre-se, as experiências devem ser julgadas pela Palavra de Deus, não o inverso.

Se você sentiu a presença de Deus, pode ter sido duas coisas: deus de forma soberana, tocou em seu coração(o que não significa que Ele aprove o método, nem o instrumento) ou simplesmente você pensou que sentiu a prenseça de Deus, mas na verdade se tratou de outra coisa.

Que Deus possa esclarecer essas quiestões no seu coração.

Jezaias da silva disse...

Sr Entrevistador desconhecido!
Vc não ama a cristo, é como se fosse um fariseu buscando a glória crucificando o PASTOR CARLOS ALBERTO MOISÉS.
Saiba de uma coisa ele vai para o céu, e se vc continuar o odiando vc não vai acompanha-lo, aí então va sabe para a onde vai.
Ainda á tempo de se arrepender, aproveite antes que o cristo a quem vc odeia volte e vc fique ou vc morra sem a oportunidade de salvação.
SÓ JESUS SALVA!
NAO PERSIGA A ESSE DEUS PODEROSO.
CUIDADO COM O QUE FALA!

Thiago Cavalcante disse...

Opa!
Boa tarde!
Graça e Paz!
Sou membro da Ass. de Deus, mas...

gostaria de saber, onde está escrito TRINDADE na bíblia?

Acho, que nem na bíblia da Mulher, Max Lucado, Apologética encontraremos esse termo.

Patrícia disse...

Oi Boa Tarde Concordo Com o Thiago!
Se Vc Ler a Biblia Com Bastante atenção Vc Verá Diversas Onde está escrito Deus é unico ou seja Um só concorda? Agora na Biblia em momento algum está escrito Que Deus é Um Deus, Jesus Um Outro Deus e Nem que o Espirito Santo é Outro Deus!
Sou Nova Mais Entendo Perfeitamente as escrituras da Biblia Sagrada E como o Thiago disse Momento algum na Biblia está escrito algo sobre Trindade!

Tentem Enteder Um pouco mais a Biblia e Depois Compara Com as Palavras Do Pr Carlos Moysés!
Fico Feliz Por Receber meu Cometário

Jezaias da silva disse...

Olá Victon a paz de Jesus, aquele que disse: A minha paz vos deixo a minha paz vos dou não vo-lo a dou como o mundo a dá...
Por favor leia os as passagens Biblicas:

Exo 16:25 - Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Mat 12:8 - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

1Cr 16:29 - Tributai ao Senhor a glória de seu nome; trazei presentes, e vinde perante ele; adorai ao Senhor na beleza da sua santidade
1Re 8:11 - E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.
Sal 24:8 - Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.
Sal 24:10 - Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória

A resposta:1Co 2:8 - A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

Quem foi crucificado?
Vejam mais:Ato 20:28 - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
De quem foi o sangue derramado?
1Jo 5:6 - Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.
JESUS É DEUS.
OU MELHOR ÚNICO E PODEROSO DEUS E NÃO HÁ OUTRO DIGNO DE SER LOUVADO!

1Jo 5:20 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
Jud - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

Não quero que vcs deixem de crer na trindade essa não é a minha vontade e sim de Deus.
Eu não suporto é ver cristo sendo cruscificado á cada dia por pessoas que se dizem cristã.

Rom 13:14 - Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.
Efe 6:11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
FIQUEM COM DEUS FIQUEM COM CRISTO.
SE ELE NUNCA FOSSE HOMEM NÃO TRARIA TANTA POLEMICA.
MAIS COMO DIZ HUMILHOU A SI MESMO, SÓ PRA TE FAZER A IMAGEM DE DEUS!
VOZ DA VERDADE PROCLAMA DEUS!!!!!!!

Vencedores disse...

Vi algumas vezes pessoas dizendo que o Voz da verdade não se fundamenta na verdade da Bíblia. Quero apenas que alguém me responda uma coisa: Onde está, na Bíblia, que DEUS é três PESSOAS?

Sou assembleiano, mas acho absurdo falar que Deus tem tripla personalidade. Talvez sejam três dimensões de um mesmo e único Deus, mas pessoas é loucura! Não conheço respaldo bíblico para isso. Mas se alguém tem por favor responda.

Não sou um homem que segue qualquer argumento só porque o líder da igreja manda todos aceitarem, assim como não voto em um candidato só porque ele se diz "candidato da igreja".

Victor Leonardo Barbosa disse...

Thyago, a palavra "Trindade" é um termo técnico e não se encontra na Bíblia, todavia expressa corretamente a relação tripessoal de Deus em si mesmo.

Recomendo que você leia atentamente evangelho de João, as epístolas de Paulo e se possível toda a Bíblia e verá claramente as distinções de pessoas em Deus.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Patricia, você entendeu errado. Não estamos afirmando o politeísmo. Deus é Um realmente, porém nosso Deus subsiste em três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. esse é o mistério da Trindade. recomendo urgentemente que você leia os evangelhos, salmos,etc.

Leia atentamente os textos: Is 6:1-7;João capítulo 1, Jo 14:7-14,Jo 10:1-30.

Há esses e tantos outros textos que amparam essa doutrina, extremamente essencial para a Salvação.

Que a ilumine e oriente.

vagner ribeiro disse...

A banda pode ser maravilhosa, porém é herege.
Eles citam Mateus, vou citar também: “portanto ide, fazei discípulos de todas as nações,
“Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”
Pai, Filho, e Espírito Santo junto em igualdade.
Quer mais claro??
Não foi em nome de Paulo, Pedro, e João ou Abraão, Isa que, e Jacó

Jezaias da silva disse...

Victor, Jesus não faz parte de um Deus.

Jesus é o visível do Deus Invisível.

Homem jamais poderá ser Deus.

Mais Deus pôde ser homem e poderia novamente, mais foi único filho.

Agora se vc crer em três pessoas DISTINTA UMA DA OUTRA, que formam um ùnico Deus, tudo bém, é a sua maneira de crer.

Se o voz da verdade, e, eu também, cremos que Deus não é tres pessoas distintas, vcs querem nos perseguir e crucificar?

Tudo bém, podemos até ser crucificado, mais, vai devagar com os pregos, e, não faça barulho para que JESUS não os ouçam.

Ele pode ficar bravo com os seus perseguidores.
Jesus é o único Deus!
Mostra-me um outro DEus na Biblia!

E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
1 João 5:20
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Marcos 12:29
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR.
Deuteronômio 6:4

Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Judas 1:4

Jezaias da silva disse...

Herege amigo, para quem não sabe são a memória que discordam com a maioria.
Jesus foi herege, os discípulos também.
E vc? Está com a maioria?
leiam, busquem no Google tudo a respeito o concilio de Nicéia.
Verá que lá se determinou a trindade.
Quem votou foi a maioria, homens ricos, reis, políticos etc..
E os cristãos á onde estavam?
Os cristãos eram a memória, se falassem lá eram desprezados e, talvez mortos.
Mais uma vez, Pilatos do século XXl está tentando matar Jesus, só que este ninguém mais mata, ele vive e reina eternamente.
Deus é Espírito, sempre foi Espírito e sempre será, porém ao se manifesta ele se se tornou visível agora o visível Jesus, filho, cordeiro. Leão, príncipe, Rei etc..
Está na glória, ele é o braço forte de Deus ou a direita de Deus.
Cremos no Espírito santo que é o próprio Deus, ele preenche toda a terra como sempre preencheu.
Só que o seu nome foi manifesto aos homens, JESUS.

DEUS NÃO TERIA POSER PARA SER HOMEM NASCENDO MORRENDO E RESSUCITANDO COMO O FEZ?

Unknown disse...

só uma coisa digo:
se VOZ DA VERDADE não fosse de Deus, não teria durado tantos anos (mais de 50 anos de ministério e mais de 30 CDS gravados), porque o que é do maligno NÃO PERMANECE...

BANDO DE HIPÓCRITA, TOMARA QUE DEUS OS PREPARE E LEVE!!
e....
Voz da Verdade...CONTINUEM ASSIM, GANHANDO ALMAS PARA O REINO DE DEUS, E NÃO DÊ-EM IMPORTÂNCIA PRA ESSE E OUTROS BLOGUESINHOS DO DIABO...

Jezaias da silva disse...

Amamos os Batistas, Quadrangulares, Assembléianos etc.. E, por sinal assisto quase aos programas do Pastor malafáias homem de Deus, uma bênção.
E vamos todos para o mesmo céu adorar ao mesmo Deus.
Só não abrimos mão da verdade.
JESUS É O DEUS TODO PODEROSO E NÃO HÁ OUTRO!