terça-feira, outubro 30, 2007

Princípios da Reforma que Não Podemos Esquecer


Não há dúvidas sobre o valor da reforma Protestante. Se não fosse a ação de Deus através da vida de homens como Martinho Lutero, João Calvino, John Knox, Baltasar Hubmaier, entre tantos outros, certamente o nome de Cristo seria por completo esquecido. A reforma causou um impacto até hoje sentido na história do cristianismo. Ela trouxe novamente doutrinas bíblicas básicas e necessárias para a salvação das almas, como a doutrina da justificação pela fé, sacerdócio de todos os crentes, etc. Dentre estes princípios, devemos destacar os mais importantes, relembrando a igreja evangélica, em especial à brasileira, que cada vez mais se distancia desses genuínos e preciosos princípios. Para ver os princípios, é necessário ver os lemas que eles levantaram como um estandarte:

Sola Scriptura: Somente a Sagrada Escritura é nossa regra de fé e prática, suprema e sufciente para todas as situações da vida. tudo o quanto quisermos saber sobre fé e vida, devemos buscar na Escritura. Porém hoje vemos crentes cada vez mais entrando no misticismo católico da idade média. Vemos culto aos anjos, adoração por popstars, tanto cantores quanto pregadores, elementos estranhos no culto, adições humanas como coreografias, músicas aceleradas, teatros, entre outros. Pastores com grande abuso de poder, que se parecem mais papas que estão acima de tudo e todos. Os cristãos cada vez mais colocam usa confiança na autoridade de homens falíveis, ao invés de buscarem a autoridade das Divinas Escrituras.

Sola Gratia et Fides: Somos salvos unicamente pela graça de Deus por meio da fé em Cristo Jesus. Hoje, cada vez mais vemos os crentes buscando o favor de Deus por meio das obras, se esquecendo que como pecadores, necessitamos de um Deus gracioso e Soberano,onde tudo o que ele dá é graça,é favor imerecido. O maior presente de Deus é ter dado seu Filho para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Solo Christi: Somente Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, não sendo mais ninguém, Ele é o único caminho, porém, ao invés dos crentes verem a Cristo como Senhor e Salvador, preferem ver ele como um simples servo e empregado do Papai Noel

Soli Deo Gloria: Toda a honra e glória devemos dar a Deus. Não somos o centro de tudo, mas sim Nosso senhor e Deus,tudo foi feito por Ele e para Ele. Hoje com o pensamento humanista secular cada vez mais entrando para dentro de nossas igrejas e também por meio de nossos púlpitos, vemos cada vez mais pregadores infectados pela praga da confissão positiva, que possui uma frase semelhante a tentação que Satanás fez aos primeiros pais, a idéia de sermos como Deus.


O testemunho deixados pelos reformadores ainda fala para nós hoje; que possamos lembrar do sacrifício desses homens, para que assim, possamos dar um bom testemunho agradável a Deus, para a glória de Deus. Somente na Escritura, Somente na Graça por meio da Fé, somente em Cristo, somente para a glória de Deus.

Amém.

Soli Deo Gloria

5 comentários:

Carlos Eduardo Leite disse...

Hoje,31 de outubro fazem 490 anos da reforma, mais é um dia esquecido por um multidão de pessoas que se dizem evangélicos,pois não seguem nenhum desses princípios e muitas vezes nem os princípios bíblicos.São "crentes" que só querem saber de oba,oba do Senhor.
Que Deus tenha misericórdia deles e que possamos continuar FIRMES pregando e falando do VERDADEIRO Deus.
A Paz do Senhor!!

Vitor Hugo da Silva - Joinville, SC disse...

A paz do Senhor irmão Viktor!

Só para você saber: Quase que escolhemos o nome Viktor Leonardo, caso o meu nenê fosse menino. Seria uma homenagem tanto a mim, como ao avô de minha esposa que se chamava Leonardo. Porém, mudamos, mas só anunciarei quando o nenê nascer.

Concernente ao artigo, fico muito feliz, pois muitos pentecostais estão se voltando ao estudo da Palavra de Deus. Continuo achando que é possível sim, ser reformado e pentecostal, pois as doutrinas pentecostais não são nada mais menos que SOLA ESCRIPTURA!E nós pentecostais acreditamos que SOLA GRATIA para os salvar. Sendo que SOLUS CHRISTUS é o único Senhor e mediador entre Deus e os homens. Nós pentecostais bem sabemos que SOLI DEO GLORIA!

Deus o abençoe grandemente meu xará!
Vitor Hugo.

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Vitor Leonardo!
Parabéns pelo artigo.
Glória a Deus pela blogosfera cristã, que está resgatando nossa história, ampliando assim nossa cultura que vai desfalecendo por falta de interessados em tão importantes assuntos.
Seu blog é instrumento para edificação da fé cristã.

Joao Cruzue disse...

.

Irmão Victor,

A Paz do Senhor Jesus.

Foi muito bom receber seu incentivo. Fico muito contente de ouvir boas referências do trabalho que o irmão realiza na WEB. Vou corrigir uma falta minha, e incluir o Geração que Lamba ( este sim é uma Lenda) entre os link dos amigos tanto do Blog Olhar Cristão quanto do Blog "Blogueiros Cristãos"

Peço permissão para escolher uma postagem do seu blog para postar e honrar o seu trabalho no Blogueiros Cristãos.

Eu estou na WEB para mostrar Jesus e tenhor certeza que este também é o seu objetivo.

Deixo meu versículo favorito para sua meditação: Eclesiasites 11:1

A Paz do Senhor para você e sua família. Se é casado, principalmente para sua Esposa. Se ainda não o é, vou colocar seu nome na lista de pedidos de "Rebecas" Rssss.

Deus o abençoe, mais.

.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Olá Dudu, realmente a reforma está esquecida pelos crentes hoje, que possamos mudar este quadro ensinado para nossos irmãos mais jovens o valor e a profundidade da reforma evangélica, que Deus o abençoe.

Olá xará, que coisa hein? Seria uma honra saber que seu filho teria este nome, mas independente do qual for, glória a Cristo!!! se quiseres, coloca GQL ( Risos). É verdade xará, concordo com você, muitos pensam hoje que refromado e pentecostal são algo incompatíveis. todavia, como fui criado com p]cntatos pentecostais na infância e quando me converti, membro da igreja presbiteriana, creo que não há nehuma incompatiblidade,afinal, ambos vieram do mesmo bojo da reforma.

Olá pastor Carlos, minha mãe até comentou que o senhor estava um pouco asente(risos) bem vindo de volta, que o GQl possa cada vez mais proporcionar um conteúdo sólido e importante para a glória de Cristo!!!

Olá irmão Cruzué, obrigado pelo incentivo, e na verdade, eu é que deveria ter colocado o link do olhar cristão a mais tempo.
Ainda estou namorando, mas se Deus quiser, logo ficarei com minha Rebecca como marido(risos). Obrigado pelo versículo, muito profundo e importante.

Abraços a todos e paz do Senhor!!!!