sexta-feira, abril 01, 2011

Aprendendo com o rei Davi (parte 3)


"Davi estava satisfeito com tudo o que fizera minuciosamente: o adultério com Bate-Seba e o plano quase perfeito de livrar-se da culpa de tal iniquidade. O rei não sentiu nem um pouco de remorso ao ver Bate-Seba em prantos a chorar por seu esposo falecido... Ele tentou consolá-la por conveniência; mas logo que o luto dela terminou, ele a tomou para si como esposa.

"As trevas espirituais nas quais o rei Davi se encontrava eram profundas. Sua mente estava em paz consigo mesmo; seu coração estava prazeroso por ter obtido o que desejara; e , por meio de seus atos, sua vontade não demonstrava nem um pouco de arrependimento pelo que fizera. E em total escuridão, o sucessor de Saul não conseguia nem sequer ter um vislumbre da glória de Deus- ele estava completamente cego.

"E é ao caminhar sob a densa escuridão que paira sobre o espaçoso caminho da perdição- indo rumo a pecados cada vez mais escandalosos- que ocorre algo maravilhoso na vida daquele que matou o gigante Golias. Não era nada que estava no tortuoso caminho de Davi; pois se o rei continuasse a prosseguir em seu caminho de morte, só lhe restariam trevas e mais trevas... O que aconteceu naquele dia foi a graciosa intervenção de Deus, O qual habita na luz inacessível, na vida daquele que se encontrava lançado no lamaçal do pecado. Eis como aconteceu:

"Repentinamente, o profeta Natã chega à presença do rei e exclama: 'Havia dois homens numa cidade, um rico e outro pobre. E vindo um viajante à casa do homem rico, ao invés deste tomar uma de suas muitas ovelhas e vacas, tomou a única cordeira do homem pobre e a assou para servir ao viajante.' E, após ouvir essa história, Davi, subitamente, responde impetuosamente: 'Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez tal loucura! E pela cordeira tornará a dar quatro vezes mais, porque fez tal coisa, e, pior que isso, não se compadeceu'! E então o profeta responde ao rei Davi sem hesitar: 'Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel...'"[1]

Continuemos, então, com as reflexões acerca da vida do rei Davi:

- Não há luz no largo caminho da perdição:

O caminho da iniquidade é plenamente escuro; quem trilha por ele só faz adentrar mais profundamente em suas imundícias. O caminho da perdição também poderia ser chamado de "caminho dos mortos"; pois os que permanecem nele estão mortos para Deus: tem ouvidos mas não ouvem a Sua voz, tem boca mas não respondem com arrependimento à Sua santidade; e ainda mais que isso, odeiam a Sua voz e a Sua glória (a morte deles envolve rebeldia)- e são totalmente incapazes até mesmo de buscar vida em Deus por si mesmos...

E, infelizmente, era neste caminho que o rei Davi estava trilhando. Não havia mais o mesmo temor a Deus de antes- na verdade, somente o que estava importando para Davi era o seu próprio prazer- e o senso da glória de Deus estava expirando de seu coração. Entretanto, graciosamente, o Senhor Deus interveio na situação de Davi. E foi tal intervenção que o salvou.

- A Palavra de Deus é luz para o caminho

De um modo maravilhosamente sublime, a escuridão que pairava sobre o rei Davi começou a ser invadida por luz- e ao passo que ele ouvia as palavras do profeta Natã, a luz dissipava ainda mais as trevas. De modo que ele diz: "Vive o Senhor"- o rei conseguiu ver que o tal homem rico estava agindo contra Deus e que era digno de morte.

É muito importante notar que foi Deus (usando Natã como instrumento) que foi até Davi (e não Davi que foi até ao Senhor) e fez com que o filho de Jessé visse a Sua glória, e, por meio desta visão, compreendesse o pecado que estava sendo feito contra o Senhor. E é sempre assim: se Deus não intervir na vida de pecadores, tais pecadores não tem a menor possibilidade de serem salvos (eles estão mortos em pecados!) .

- Deus se revela pela Sua Palavra

E além disso, perceba que Deus faz com que Davi veja a miserável condição dele ao ouvir a Sua Palavra. É claro que Natã poderia chegar logo dizendo a Davi que este havia pecado contra o Senhor. Mas não, Deus primeiramente fez com que Davi entendesse o problema; e só então Ele revela a Davi: "Este homem és tu, Davi!". E isto é muito interessante porque mostra que Deus opera fé no coração dos pecadores por meio do conhecimento e do entendimento de Sua Verdade. Portanto, não podemos cair no erro de tentar viver em santidade sem conhecermos e buscarmos a Bíblia; será inútil orarmos "Senhor, sou tão fraco... em nome de Jesus, me purifique e me faça andar em santidade na Tua presença", se não buscarmos tal vivificação na Palavra do Senhor.

Então, não despreze a Palavra, meu amigo, pois é por ela que Deus irá Se revelar a ti- e, assim, verás também quão miserável és perante Ele. Guarde em seu coração os seguintes textos bíblicos- e que Deus ilumine seu caminho para que vejas teu pecado, a fim de que te arrependas dele de todo o coração, e que creias no nome do Senhor Jesus Cristo:

"Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."[2]

"Desvenda os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei."[3]

"A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me, segundo a tua palavra."[4]

"Pelos teus mandamentos alcancei entendimento, pelo que odeio todo o falso caminho."[5]

"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra; e luz para o meu caminho."[6]

"Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos."[7]

Que Deus nos perdoe.


Notas:
[1] Continuação da versão romanceada de 2 Samuel; sendo que agora estão analisados os versículos 27 do capítulo 11 e de 1 a 7 do capítulo 12.
[2] Sl 119.9
[3] Sl 119.18
[4] Sl 119.25
[5] Sl 119.103
[6] Sl 119.105
[7] Sl 119.176

Nenhum comentário: