sexta-feira, abril 29, 2011

David Wilkerson, um pregador.




Wilkerson foi um ícone e exemplo para várias gerações de pregadores não somente por seu caráter, mas também por sua coragem em meios às gangues de Nova York, onde confronta jovens marginais, prostitutas e viciados em drogas sua pregação marcante, profunda e bíblica. Pode-se dizer que seu chamado começou quando leu uma reportagem na revista Life no final da década de 50:

"Foi durante uma dessas noites de oração que eu apanhei a revista Life. Estivera estranhamente agitado toda a aquela noite. Estava sozinho; Gwen e as crianças se encontravam em Pittsburgh, visitando aos avós. Orara por muito tempo, e sentia a presença de Deus bem perto, mas, ao mesmo tempo, por motivos que eu não compreendia, sentia uma grande tristeza. Sobreveio-me de repente, e eu não conseguia imaginar o que significaria. Levantei-me e acendi a luz. Sentia-me nervoso, como se houvesse recebido ordens, sem poder perceber quais fossem.
'O que estás a me dizer, Senhor?'
Andei pelo escritório, procurando compreender o que estava acontecendo comigo. Na minha mesa estava uma revista Life. estendi a mão para apanhá-la, mas logo repreendi a mim mesmo. Não iria cair na armadilha de ler uma revista, quando devia estar em oração.
...toda a vez que me aproximava da mesa minha atenção voltava-se para a revista.
'Haverá alguma coisa nesta revista que desejas que eu veja Senhor?' disse em voz alta, e minha voz ressoou pela casa vazia.
Sentei-me na cadeira de couro marrom e, com o coração acelerado, como se estivesse no limiar de uma revelação maior do que poderia compreender, abri a revista. Segundos depois estava olhando para um desenho, a bico-de-pena, de sete meninos, e as lágrimas me escorriam pela face"¹.

A atitude de David Wilkerson depois dessa experiência mudou drasticamente seu ministério, pouco antes de tomar a decisão, consultou seu avô, um experiente ministro, que o encorajou profundamente neste aspecto.

O ministério desse homem não somente impactou os jovens sem esperança de Nova York, mas toda a igreja cristã em diferentes países. Seu exemplo deixado como homem de Deus e pregador deve ser lembrado pela atual geração de líderes eclesiásticos, que parecem não ter preparo para uma geração carente de instrução e entendimento bíblico do que é ser crente e ser cheio do poder do Espírito Santo; algo que podemos dizer, com sólida propriedade, que o pregador da Times Square Church possuía. Ele não somente pregou uma genuína mensagem bíblico-pentecostal, como também confrontou o pseudo-pentecostalismo várias vezes exposto por Benny Hinn e Kenneth Hagin( há trechos dessas célebres mensagens no youtube, numa das quais termina em grandes lágrimas pelo estado do povo de Deus e pelo menosprezo dado ao Nome do Senhor).

Sua memória também deve nos trazer uma reflexão: Quais os frutos que deixamos nesta vida? Será que temos a coragem que ele teve para confrontar o mundo, a carne e o Diabo? independente de onde eles se manifestarem? Mesmo morto, tenho certeza que Wilkerson continuará a falar para esta e outra geração, através de seu testemunho.

Testemunho este que foi dado através de seus livros, dentre os quais "A Cruz e o Punhal" sua célebre biografia espiritual, entre tantos outros disponíveis.

Seu último artigo devocional pode ser lido aqui.

Eis um trecho de sua Célebre pregação: "Um chamado à Angústia", já postado anteriormente neste espaço. Por certo podemos dizer dizer de acordo com o Salmista: "Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos" (Sl 116:15), e concordar com Wilkerson:

"Para aqueles que passam pelo vale da sombra da morte, ouçam essas palavras: O pranto durará algumas tenebrosas e terríveis noites, mas em meio a essa escuridão logo se ouvirá o sussurro do Pai: 'Eu estou contigo. Nesse momento não posso lhe dizer por que, mas um dia tudo terá sentido. Verás que tudo era parte de meu plano. Não foi um acidente. Não foi um fracasso da tua parte. Agarre-se com força. Deixe Eu te abraçar nessa hora de dor'"


Amém, irmão Wilkerson!

Soli Deo Gloria



Um Chamado à Angústia, por David Wilkerson(1931-2011).



Notas:

[1] Wilkerson, David. A Cruz e o Punhal. 3° ed. Belo-Horizonte:Betânia, 2008.



4 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Na minha adolescência tive conhecimento do ministério do pastor Wilkerson através do livro "A cruz e o punhal". Esse livro foi um instrumento de Deus para me evangelizar e despertar o desejo de conhecer Jesus. Uma lacuna se abre na terra, mas o céu recebe um verdadeiro herói da fé.

Victor Leonardo Barbosa disse...

Sem dúvida Wilkerson fará uma grande falta a igreja Cristã irmão Mário.

Que seu testemunho seja sempre lembrado por aqueles que buscam agradar a Deus com todo o coração.

Forte abraço!

Ismael Mendonça disse...

Essa Pastor foi uma benção nas mãos de Deus, Eu ví o vídeo que fala da Angustia. foi de grande importancia, Que Deus abençoe vcs meus irmãos.

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor, Ismael!

Seja bem-vindo! Abraço.