quinta-feira, maio 05, 2011

A simplicidade da vida cristã (1)

Sou assembleiano. Cresci num ambiente de pessoas que estimulavam o meu crescimento espiritual. "Você precisa ser cheio do poder do Espírito Santo na sua vida!", diziam alguns pastores na minha adolescência. Entretanto, este crescimento espiritual sempre foi ligado a experiências espirituais exuberantes. Lembro que nesta época (eu devia estar com uns treze anos de idade), o ápice do poder de Deus na minha vida seria "cair no poder" ou ser "arrebatado"- literalmente cair no chão, confiante de que era algo ocasionado pela ação do Espírito Santo nos crentes. E além disso, "falar em outras línguas" valeria para mim mais que inúmeros momentos de leitura bíblica e oração- creio que foi nesta fase que estavam no auge aqueles ensinos baseados na célebre frase do fariseu: "Crente que não faz barulho 'tá' com defeito de fabricação!" (Por isso eram tão constantes os apelos aos crentes que não eram batizados no Espírito Santo- tais apelos às vezes eram até constrangedores, pois parecia que os não-batizados eram menos crentes que os batizados no Espírito.)

E é isso que é curioso, pois na maioria de nossas igrejas (em especial, a nossa centenária) quase nunca os pastores enfatizam a necessidade do estudo bíblico para que os membros, de fato, cresçam espiritualmente. Mas isso tem de mudar! Precisamos parar de produzir crentes anões iludidos pelo uso das pernas-de-pau do legalismo e das superexperiências espirituais.

A vida cristã é simples. Não há nenhuma verdade bíblica tão grandiosa que seja impossível de ser entendida pelo homem mais despreparado educacionalmente; na verdade, pela simples leitura bíblica, até os mais "ignorantes" adquirem sabedoria- "a exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices"[1]. Entretanto, o caminho da simplicidade bíblica tem sido visto como monótono e sem poder por muitos crentes. Para estes, quanto mais estranho e diferente for alguma coisa religiosa, melhor. E, infelizmente, aqueles que buscam fundamentar a vida cristã em manifestações mirabolantes, caem em heresias- as quais na maioria atraem muitos adeptos devido à sede daqueles por ver sinais e maravilhas.

Gostaria de aprofundar mais este assunto; mas por enquanto, deixo alguns textos para a nossa reflexão; e oro para que Deus nos capacite a viver a simples e poderosa vida cristã:

"A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos. O temor do Senhor é limpo e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro; sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos." [2]

"Oxalá os meus caminhos fossem dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos. Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. [...]Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. [...] Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. [...] Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que os meus inimigos; pois estão sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os velhos, porque guardo os teus preceitos. [...] Pelos teus mandamentos alcancei entendimento, pelo que odeio todo o falso caminho. Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniquidade alguma."[3]

"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." [4]

"Porque a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus." [5]

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] Sl 119.130
[2] Sl 19.7-10
[3] Sl 119.5,6,9,11,98,99,100,104,105,133
[4] Sl 1.1,2
[5] Rm 10.17

Nenhum comentário: