terça-feira, dezembro 20, 2011

Bons livros para ler no Natal

Nestes últimos dias eu venho refletindo sobre "a minha época de adolescente", afinal não faz tanto tempo assim (risos). E uma das coisas que acho mais importante na vida de um adolescente é o que ele lê. Não estou preocupado somente em saber se um jovem lê ou não, pois não basta ler. A questão é o que se lê. Porque é melhor não ler nada do que ler um livro ruim (e herético).

Portanto, gostaria de indicar alguns livros que tive o prazer de ler; os quais me beneficiaram além do prazer de ter uma boa leitura, sendo, portanto, meios de graça para o meu conhecimento de Deus e de Sua maravilhosa Palavra- além de me ajudarem a construir uma boa teologia prática.

- Livros de ficção cristã:
Creio que muitos adolescentes e jovens conhecem As Crônicas de Nárnia de C. S. Lewis. Talvez seja o primeiro livro que vem à mente quando se fala em ficção cristã. Mas eu gostaria de falar um pouco sobre dois livros de ficção que marcaram muito a minha vida:



[1] O Peregrino (de John Bunyan): Este é um dos melhores livros deste gênero que você pode ler na vida (digo sem medo de errar). Pois se você está atrás de uma boa ficção, este é o livro perfeito. Entretanto, se você estiver atrás somente de uma ficção, Bunyan irá surpreendê-lo. Pois O Peregrino é a ficção da vida real. E se você é um cristão a caminho do céu, você precisa ler este livro. Eu garanto que você encontrará muitas semelhanças entre você e os personagens: Cristão, Fiel, Esperança e muitos outros.

E embora não haja em O Peregrino as mesmas guerras de As Crônicas de Nárnia e de O Senhor dos Anéis; aventura e emoção é o que não vai faltar. O Peregrino trata de modo interessante e profundo sobre temas cruciais da vida cristã, como: conversão; a diferença entre conhecer sobre Deus e conhecer a Deus; os altos e baixos da vida de um cristão; o pecado: desde o próprio coração até às vaidades que nos são oferecidas neste mundo caído; e muitos outros.

O Peregrino possui menos de trezentas páginas (ou seja, ele é muito menor que As Crônicas de Nárnia) e você pode desfrutar de sua leitura neste Natal e nas suas férias. E em especial, eu indico a edição comentada publicada pela Editora Fiel.



[2] Jornada para o Inferno (de John Bunyan): Este é mais um grande livro (e por sinal, também é do grande Bunyan). Enquanto que O Peregrino consiste da aventura de Cristão e seus irmãos em Cristo até a cidade celestial. O Jornada para o Inferno tem como enredo o diálogo entre Prudente e Atencioso sobre um homem que acabara de morrer: o senhor Mau. E neste diálogo você vai encontrar uma poderosa reflexão da vida por meio de uma cosmovisão bíblica.

Neste livro você será ricamente instruído em temas como: servir a Deus sendo criança; a morte dos salvos e a morte dos ímpios; e em especial, um tema de extrema emergência para os nossos dias: a união afetiva entre cristãos e não-cristãos (jugo desigual)- e aqui gostaria de chamar a atenção das jovens: você precisa ler este livro! No Jornada para O Inferno John Bunyan irá lhe mostrar, minhas amigas, a verdadeira motivação de um ímpio querer se relacionar com você e o plano maléfico para conseguir lhe iludir- e acredite, você precisa ser aconselhada; e muitos outros.

O Jornada para o Inferno é do mesmo "calibre" de O Peregrino, também tem menos de trezentas páginas. Eu sugiro a edição das Publicações Evangélicas Selecionadas (PES). Você pode conferir. E vale a pena!

Que tal desfrutar do Natal e das férias lendo algum desses dois livros? Você não irá se arrepender!

Que Deus seja glorificado.

2 comentários:

Memórias das Assembleias de Deus disse...

Na minha adolescência li A Cruz e o punhal, livro esse que me evangelizou muito. Como é bom perceber que os grandes clássicos da literatura evangélica, ainda são lidos e recomendados. Eu recomendo além dos já citados na postagem, essa interessante e corajosa aventura de fé do pastor David Wilkerson.

Um grande abraço!

Nilton Rodolfo disse...

Muito obrigado pela indicação, irmão Mario!

Que Deus nos dê dias de descanso e de muitas boas leituras (e claro, para que coloquemos em prática a Palavra de Deus).

Um grande abraço!