quarta-feira, dezembro 07, 2011

Ler a Bíblia é legalismo?


"A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10.17).

Quando falamos sobre santificação diária, é imprescindível falarmos também sobre leitura bíblica. Pois dizer que alguém está crescendo em santificação sem estar crescendo no conhecimento das Escrituras e do Deus das Escrituras, é completamente incoerente. Portanto ter comunhão com Deus por meio de Sua Palavra não é opcional, é totalmente necessário para sermos santificados. Mas será que isso não soa legalista? Dizer que a minha santificação está intrinsecamente ligada à minha leitura bíblica não implica em afirmar que a minha salvação se baseia em minhas obras? Vejamos.

Creio que o cerne desta questão entre a leitura bíblica e o legalismo é a antinomia de dois temas muito importantes: a soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Pois ter um entendimento errado destes dois pilares da teologia cristã acarretará em vários tropeços na vida cristã, e em especial, no que diz respeito à leitura bíblica.

Ao considerarmos a leitura bíblica à luz da soberania de Deus, e à parte da responsabilidade humana, cairemos no erro de acharmos que não é preciso praticá-la, pois ao final de tudo, "Deus é soberano e tudo o que Ele quiser que eu aprenda acerca Dele, eu aprenderei. Pois Ele é soberano e nada que eu faça mudará isto."

Pela consideração da leitura bíblica somente à luz da responsabilidade humana, cairemos numa espécie de legalismo fatal. Pois os que assim pensam, acharão que a saúde de sua vida cristã depende unicamente de seu desempenho em guardar a lei de Deus.

E através da consideração da responsabilidade humana como sendo a causa ou o catalisador da ação soberana de Deus na leitura bíblica, o erro é declarado a partir da tentativa de "conquistar" a Deus. Esta é a ideia de "agradar a Deus primeiro, para que Ele nos abençoe com o conhecimento necessário acerca Dele". E creio que este é o mais intrigante dentre todos estes erros que podem ser cometidos devido a uma má compreensão acerca da soberania de Deus e como nós nos envolvemos nela. Pois se você assim entende a sua leitura bíblica, sem dúvida alguma, a sua leitura da Bíblia se constitui uma obra legalista. Porque isto mostra que você está querendo alcançar a graça de Deus por seus próprios esforços. E ao conseguir certo crescimento em "santidade", o seu coração pecaminoso se deleitará em dar todos os créditos de tal crescimento a você mesmo, que conseguiu "forçar" que Deus agisse em prol de você.

Mas não é assim que estas duas verdades bíblicas se relacionam entre si. A verdade é que a soberania de Deus é a grande razão para a responsabilidade humana. Pois as nossas ações seriam inúteis se Deus não fosse soberano e gracioso. O que implica em dizer que se Deus não tivesse prometido que a fé é pelo ouvir a Palavra, o ato de ler a Bíblia não passaria de um meio para nos tornarmos morais ou algo semelhante a isto; pois sem a fé dada por Deus, ler a Bíblia em nada iria diferir da leitura de qualquer outro livro.

Portanto, o ato de ir para a Bíblia a fim de conhecê-la[1], e assim conhecer a Deus, já é fruto da soberania de Deus em afirmar que tal leitura é o meio para que o nosso coração receba fé. É tão gloriosa soberania de nosso Deus que nos cativa e nos impulsiona a irmos para a Palavra. E isso mostra que, longe de ser uma atitude legalista, a leitura bíblica é uma ação de humildade e de dependência da graça de Deus. Pois damos tanta ênfase à leitura bíblica não para que conquistemos por nossas próprias obras o que precisamos de Deus; mas porque sabemos que é pela Palavra que Deus irá nos purificar, ensinar, exortar, repreender, disciplinar, consolar, capacitar-nos a vencer o pecado e nos conceder, acima de tudo isto, a Sua auto-revelação.

Que o Senhor nos dê de Sua maravilhosa graça para que entendamos que a leitura bíblica é a atitude de alguém que confia unicamente nas promessas graciosas de Deus. À semelhança de alguém que corre para debaixo de uma cachoeira de águas límpidas, não para exibir suas capacidades, mas para receber o banho necessário das águas que jorram nesta beleza criada por Deus.

Que Deus seja glorificado.

Nota:
[1] Refiro-me ao ato da leitura bíblica sadia a qual é feita por alguém que entende que é Deus que opera nele "tanto o querer quanto o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Fl 2.13).

Um comentário:

Maná do Reino disse...

Parabéns pelo post!

Abs,
Pedro