segunda-feira, janeiro 24, 2011

Eu quero a recompensa!


"Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa." (Salmo 19.11)

Desde muito tempo tenho ouvido que a vida cristã não tem a ver com interesses. Não devemos buscar a Deus por medo do inferno ou porque queremos simplesmente desfrutar do céu. Nem é bom que nossas idas à igreja sejam motivadas pela busca de bênçãos (seja um carro ou a filha do irmão "fulano") ou para sermos vistos pelo pastor. Deus é pai, mas não um Noel- que só serve como um grande "presenteador" de pessoas.

Ainda me lembro do discurso de uma menina não-cristã, que estava me ouvindo falar sobre a vida eterna numa reunião. Foi algo assim: "Mas a gente não deve buscar a Deus pensando em recompensa [eu devia estar fazendo uma comparação do prazer no céu e do sofrimento no inferno], tem que ser algo de coração." Embora, por ser uma menina ímpia, ela estivesse tentando encontrar desculpas para não crer em Jesus- buscando obstáculos em si mesma para não confiar nEle-, o seu pensamento parecia bom. Mas tal pensamento não estava necessariamente correto- assim como o de muitas pessoas que falam acerca de Deus e as recompensas também não está.

Analisemos o seguinte trecho do verso 11 do salmo 19: "[...] e em os guardar há grande recompensa."É claro que Davi não escreveu isso em vão- o Espírito Santo o inspirou-; não é algo assim: "Olha, há grande recompensa em guardar os juízos do Senhor, mas não atentem para isso. E não pensem em quanto tais juízos 'mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino e mais doces do que o mel e o licor dos favos'[1]. Só escrevi isso porque achei muito poético." No salmo 119, o salmista diz palavras semelhantes: "Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais que o ouro fino."[2] E prossegue: "Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca."[3] E continua: "Folgo com a tua palavra como aquele que acha um grande despojo."[4]

Logo, devemos buscar a recompensa sim! Na verdade, não é qualquer recompensa; é a grande recompensa! Devemos buscar a Deus por interesse sim! Quem ainda não entendeu isso é bom rever os versos dos salmos citados... Mas você sabe qual é esta grande recompensa e esse tamanho interesse em se achegar a Deus? É este: o próprio Deus! Não é pecado buscar a Deus por motivações, se Ele é todas estas motivações; não é pecado orar a Deus por interesse, se Ele é este interesse; não é pecado viver para receber a grande recompensa, se Ele é esta grandiosa recompensa.

É muito importante entender isto. Vários versos do salmo 119 falam sobre a benignidade de Deus e o quão Ele é abençoador. Eis alguns:

"Bendito és tu, ó Senhor; ensina-me os teus estatutos."[5]

"A terra, ó Senhor, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos."[6]

"Tu és bom e abençoador; ensina-me os teus estatutos."[7]

Você entendeu o padrão no salmo? Sempre a benignidade de Deus está relacionada com a Sua Palavra. Ou seja: "A maior expressão da bondade de Deus e a maior bênção que Ele pode conceder a alguém é o Seu conhecimento, a Sua Palavra- é Ele mesmo."[8]

Infelizmente, as pessoas tendem a querer uma recompensa que não é Deus. Elas podem até ter a aparência de piedosas, com motivos aparentemente santos. Mas no final só querem ter Deus como um meio para seus fins carnais... Por isso que entendo as pessoas que ensinam algo semelhante a "venha a Deus sem querer recompensas"- talvez elas só não queiram ser mal interpretadas. John Piper diz que o maiores inimigos de Deus são os Seus próprios dons. Por isso que é tão importante o alerta de Tiago: "Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e guerreais e nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, quem quiser ser amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: o Espírito que em nós habita tem ciúmes?"[9]

Mas o dever dos pregadores é mostrar que Deus é a única recompensa digna de ser buscada. Que experimentemos que a Bíblia não é somente um meio para que possamos chegar a receber bênçãos de Deus, mas que ela já é a grande bênção de Deus! O conhecimento de Deus vale mais que tudo. Deixo para meditação de todos:

"Melhor é para mim a lei da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata." (Salmo 119.72)


Que Deus nos perdoe.


Notas:
[1] Sl 19.10
[2] Sl 119.127
[3] Sl 119.103
[4] Sl 119.162
[5] Sl 119.12
[6] Sl 119.64
[7] Sl 119.68
[8] Frase para sintetizar o meu pensamento.
[9] Tg 4.1-5





5 comentários:

Barone disse...

Oi Nilton, é verdade, muitas pessoas buscam a Igreja não somente para bens materiais, muitos lembram de Deus quando estão enfermas, aí correm para Igreja achando que Deus irá curá-las, não têm a mínima noção do propósito de Deus em sua vida !

Barone disse...

Eu esqueci de postar, para refletir "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus"

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor, irmão Barone.

Muito obrigado pela sua participação no GQL.

O seu comentário foi muito pertinente. Porque a dita "teologia da prosperidade" (um grande mal que tem assolado as igrejas) vai além de querer riquezas e bens materias; e sim, envolve, também, a ideia de saúde perfeita e outras coisas.

Que Deus guarde a todos os Seus filhos dessas heresias.

Um grande abraço a todos!

Tiago Costa disse...

Muito bom artigo, verdadeiramente, Deus é a nossa recompensa. Jr 9 23-24:"Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas.
Mas o que se gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor".

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor,irmão Tiago!

Obrigado pela participação no blog. Seja muito bem-vindo.

Que possamos nos alegrar em Cristo e tê-lo a cada dia como a nossa única recompensa!

Um abraço a todos!