sexta-feira, janeiro 28, 2011

Reflexões Sobre a Graça : Inimigos Da Serpente


A paz do Senhor, meus irmãos. Peço perdão pelo tempo que estou sem postar algum artigo no blog, este ano que se passou foi um ano de transição e adaptação em minha vida e agradeço a Deus por ter derramado Sua misericórdia e graça sobre mim. Pretendo este ano manter assiduidade no blog- se assim o Senhor permitir- e compartilhar com os irmãos o que o Espírito Santo tem ensinado à minha alma; sendo que sou um pecador e que sem o auxílio de meu Deus nada conseguiria aprender de Sua Palavra.

No meu primeiro artigo do ano, venho compartilhar com os irmãos a respeito da Graça de Deus, e a mesma vista desde o Antigo Testamento -algo que infelizmente soa estranho para alguns pregadores, os quais cometem o grave erro de dizer que não existe Graça no Antigo Testamento (abordarei melhor o assunto em outro artigo), mas somente lei. A questão é que Deus manifesta Sua graça para com o homem desde a queda do mesmo, não fazendo cair sobre ele naquele mesmo instante a condenação; porém prometendo desde já a salvação para o mesmo.

Um dos pontos interessantes, como já disse acima, é que a graça de Deus se manifesta desde o livro de Gênesis e podemos verificá-la em todos os livros da Bíblia- aconselho aos irmãos que busquem pregar a Cristo desde o Velho testamento. Hoje meditarei em um ponto específico, relacionado diretamente com o pecado.

Irmãos, Calvino na introdução das Instutas explica muito bem a questão de que desde o Éden o diabo tem feito de tudo para cegar os homens em relação a Deus; para isso desde lá utiliza-se de força, falsas doutrinas, ateísmo, utilizando o pecado do coração do homem para cada vez mais produzir escamas e mais escamas em seus olhos- os fechando totalmente para Deus.

Olho ao meu redor e vejo homens cada vez mais mergulhando em seus pecados e alheios quanto às coisas eternas. A nova moda é o que chamam de Novo Ateísmo- o que de novo não tem nada-, pois: "Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus."(Salmos10:4). Desde a época do salmista, onde muitos estudiosos afirmam de se tratar de um mundo místico onde, ou os homens estavam prostados ao único Deus, ou a falsos deuses- já existia no coração do homem o sentimento implantado, pela rebeldia do pecado e regado por satanás, da negação de Deus, pelos ímpios. Qual a argumentãção dos ateus? De que o homem confiava na ciência ou em Darwin, para afimar isso em seu coração?

A questão é que os ateus manifestam em suas palavras de forma clara que não há Deus, porém desde que aquela época as pessoas manifestam em seu cotidiano o mesmo, o que o salmista diz "...todas as suas cogitações são que não há Deus" é que quando adoravam a um deus criado por eles, a um deus inexistente, e de várias formas, negavam a existência de um Deus único, supremo, pessoal, transcendente, imanente, e com todas as características que Deus mostra sobre Si próprio nas Escrituras- e naquela época, através dos profetas- ; diziam em seu coração: “NÃO HÁ DEUS”.

Hoje em dia os homens continuam cometendo as mesma alegações, porém agora com uma nova roupagem. Já citamos o novo ateísmo, tendo o darwinismo como base para se rebelar contra Deus- mesmo sendo a fé ateísta algo totalmente cego e viajante, onde nós podemos observar o homem chegando à beira da loucura, irracionalidade e insensatez- algo que demonstra o poder do domínio do pecado sobre a alma dos homens. Entretanto o que eu venho chamar a atenção aqui é das práticas que se manisfestam de outras formas para negar a Deus.

A realidade, é que toda a vez que homens dentro da igreja que se dizem cristãos, mas que estão perdidos em todos os ventos de doutrina; que sobem ao púlpito para profetizar coisas absurdas que não procedem de Deus; que vivem na casa do Senhor em puro misticismo, se afastando totalmente da descrição e utilização dos dons do Espírito Santo descritos na Escritura Sagrada; toda a vez que sermões egocêntricos, que mostram um deus que necessita de companhia, piedade e exalta ao homem- um deus que parece mais um papai noel ou um pai rico que faz todas as vontades de um filho mimado; eles dizem com essas ações: NÃO HÁ DEUS, visto que não creêm e não servem ao Deus vivo da Escritura Sagrada- o principal meio pelo qual Ele se revela, por graça e misericórdia, ao homem.

Argumentar de forma favorável a isso é simples: eles não adoram ao Deus da Escritura, porque desprezam a própria Escritura; consideram-se suficientes em suas ações humanas, confiam mais em si e na persuasão humana e cenas teatrais do que na ação do próprio Deus para salvar,e por desprezarem a esse Deus, por desprezarem a Sua Palavra como qualquer outra coisa, por mostrarem ao mundo um falso evangelho e testemunharem de um falso deus, dizem para si e para todos: NÃO HÁ DEUS! NÃO HÁ DEUS!; e mesmo com todos os alertas, mesmo lendo a Palavra, ignoram-Na e dia após dia trazem rigor de julgamento para si e desprezam a luz que é o sacrífico de Cristo- as verdadeiras boas novas. "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."(Jo 3:19-21)

Portanto, meus irmãos, quando eu vejo tantos homens procurarem tantos pecados para se rebelarem contra Deus- sendo totalmente escravos do pecado-, estando de forma tão submissa ao seu domínio, quando vejo que mesmo quando procuram fugir das noções gerais do mundo, se agarram a uma falsa religião, com uma piedade amarga, uma religião falsa e demoniáca e mesmo com todos os alertas dizem "NÃO HÁ DEUS”; posso observar quão grandiosa, maravilhosas e quão profundas são as palavras de Deus quando diz "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."Gn 3 :15. Pois vejo aí, Ele por sua Graça e somente por Sua Graça prometendo que providenciaria uma forma de levar ao homem a ser liberto do pecado e passar de servo do pecado para inimigo, de dominado para abominador; e visto que o quanto o homem já estava dominado pelo mesmo- algo que percebemos em nossa volta- e que por si mesmo não conseguiria odiá-lo, quando observo o quanto sou pecador e o quanto aqueles que são salvos em Cristo são pecadores, enxergo que o fato de estarmos salvos significa que Ele cumpriu sua promessa- e quão grandiosa promessa-. Promessa que foi cumprida quando Ele entregou seu próprio Filho para morrer por nós, pois somente através do Sacríficio de Cristo encontramos a única forma de ser inimigos do pecado; pois, somente através da confiança no Sangue de Cristo somos feitos Filhos de Deus.

Como dizer que não podemos enxergar a graça desse Deus tão maravilhoso desde o Antigo Testamento? Observemos também o quão ingratos somos quando pecamos contra esse Deus que nos livrou de tantas enrrascadas e ciladas de morte, onde muitos hoje estão. Não quero que você pense que poderá ser santo, e que se esforçará para ser santo, para agradar ou retribuir a Deus, quero que você entenda que isso é uma consequência de Sua graça, de Sua eleição que é manifestada dentro de toda a Escritura inclusive quando Ele diz:"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." O Fato de buscarmos a santidade, o fato de odiarmos o pecado, o fato de buscarmos agradar a Deus e viver com Ele está ligado; a salvação, e o fato de sermos salvos, nunca veio e nunca poderia vir de nós; o fato de sermos salvos, mesmo quando demonstramos ingratidão, vem através da promessa feita de que nos faria através de Cristo inimigos da serpente.

Janyson.C.Ferreira
Solus Christus.

Um comentário:

Nilton Rodolfo disse...

Parabéns, meu irmão e amigo Janyson.

É muito bom te ver postar novamente no blog.

Que Deus te abençoe grandemente.

Oro para que Deus nos guarde de termos somente uma boa teologia e não vivê-la (se não, como disseste,estaremos dizendo com essas ações: Não há Deus)- é óbvio que uma teologia que só é boa na teoria nunca foi verdadeiramente boa, e sim, mentirosa.

Que Deus abençoe a todos!