segunda-feira, janeiro 31, 2011

Quem tem ouvidos:Ouça!




“E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Ap 3:1-6.

O Alerta dado às igrejas da Ásia demonstram a misericórdia e a graça de Deus somente pelo fato d’Ele ás alertar, e esse amor se estende até o dia da vinda do Senhor, por isso, podemos compreender, porque o Senhor diz “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas” sem dúvida alguma, cada um desses alertas serve para a igreja moderna, veremos hoje em especial a igreja de Sardes.

Um ponto muito interessante, que podemos observar nos alertas dados até aqui por Cristo, é que nosso Senhor sempre fala sobre as obras das igrejas. E às que Ele escreve antes de Sardes, identificamos em comum o fato de possuirem boas obras, aprovadas perante Deus; Não acontece o mesmo com Sardes.

A igreja de Sardes ou Sardo, apresenta como seu principal problema, um ponto que Jesus lidou bem de perto quando estava na Terra, uma das características dos fariseus que o cercavam. A igreja de Sardes possui aparência de uma igreja Cristã, possui aparência de boas obras, porém, suas obras são reprovadas perante Deus, são hipócritas!

“Tens nome de que vives, e estás morto” podemos facilmente, fazer um paralelo entre este versículo e “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.” Mt23:27-28. Portanto, podemos obsevar que a Igreja de Sardes está cheia de hipocrisia, não possuem piedade e tem vivido em mentira, possuem aparência de justiça perante os homens, porém se apresentam a Deus como iníquos e hipócritas.

Segundo Cristo mancharam as suas vestes e se continuassem assim receberiam o único galardão que buscavam, o reconhecimento de homens. Podemos concluir isso devido o fato de a igreja mostrar uma preocupação tão intensa em parecer correta e vivida somente exteriormente, o que tem por consequência que se esqueceu do mais importante, de como ela deveria apresentar-se perante Deus. No versículo 5 de Apolcalipse 3 Cristo diz que confessará ao Pai os nomes dos que ainda perseveram, e não se contaminaram. Isso está profundamente relacionado com o que está escrito no evangelho de Mateus10:32 “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.” As passagens nos levam a pressupor, que a igreja de Sardes, devido o fato de buscar reconhecimento humano se vendeu aos homens e à soberba, seguindo portanto toda a doutrina que agrada ao público.

Tal situação é bastante comum hoje, muitos se vangloriam de se apresentar aprovados perante os homens e conquistar status dentro das igrejas, porém não conhecem a santidade e desprezam a humildade e por isso não conhecem a Deus. “ Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”Hb12:14. Suas obras são falsas e frias e seu coração não está aprovado diante de Deus.

Podemos facilmente perceber isso quando olhamos para as Igrejas de Sardes contemporâneas, ou seja, que apresentam as mesmas características e defeitos. Observamos o número de animadores de palco dentro das igrejas e o quão rápido esses tais ganham destaque por darem aos homens o que eles mais desejam: O pecado, ao invés de apresentar-lhes a salvação. Portanto seguem através destas ações negando a Cristo, o verdadeiro Cristo, e confessando a um Cristo estranho perante os homens, apresentando um falso evangelho; Sendo assim são estranhos para Cristo. “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”Mt7:21

O fato de as obras, em geral, de Sardes e as dos dias atuais,não se mostrarem aprovadas perante Deus, é consequência do fato de que não conheciam e não conhecem á Deus ; E por isso não podem andar conforme a sua vontade ,“E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Cristo é bem claro. Eles faziam e nos dias de hoje fazem coisas usando o nome de Cristo, mas não como consequência de uma vida com Cristo, não através da unção do Espírito Santo em suas vidas. Logo chegamos a um ponto crucial; Se os mesmos fazem tantas maravilhas e obras que na verdade parecem justas, sem o auxilio e ação do Espírito Santo, só resta a única segunda alternativa; Agem segundo o espírito da carne, “Vós porém não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós.Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele” Rm8.9 E é exatamente o que Cristo diz “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” Portanto se não são de Cristo são da carne “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita a lei de Deus,nem , em verdade o pode ser”vss10.

Esse na verdade é o principal motivo por tais homens agirem segundo a carne: não estão sujeitos à lei de Deus. Podemos facilmente observar se as obras são verdadeiras e conforme a vontade do Pai, quando ela está em conformidade com Sua lei, Sua Palavra. “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mt 7:15-16 Portanto o primeiro sinal de uma vida hipócrita é o desprezo pela palavra de Deus nessa vida.

Observemos que foi exatamente o desprezo pela palavra de Deus, que levou a igreja de Sardes a ser consumida pela soberba do coração “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te.” Sardes começou a desprezar a palavra de Deus e por isso decretou sua ruína. Se quisermos observar uma igreja carnal, cheia de crentes carnais ,de pregadores e obreiros carnais, é só olharmos para um igreja que possui a fama e a confirmação de que despreza a palavra de Deus. “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Tm3:14-17

A Palavra de Deus vem promover isso em uma igreja, ensino, repreensão, correção, e educação na justiça;Consequentemente uma igreja que a despreza está fadada a ruína; E por serem soberbos e odiarem a correção, é que a desprezam. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”2 Tm4:3.

“O HOMEM que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura Pv29:1. É exatamente isso que acontecerá quando o Senhor vier como um ladrão, como Ele mesmo alerta a igreja de Sardes, o dia em que trará destruição sem que haja remédio.

Será que podemos notar algo de semelhante com as igrejas nos dias de hoje?Na verdade a descrição de Sardes é a descrição da maioria das igrejas de nossa época, porém ainda há tempo para que possamos fazer o que o Senhor diz a Sardes “Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei”.Que nesse dia possamos escutar “...Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. Mateus 25:21. Ao invés de “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. que venhamos a escutar a exortação do Senhor “ Quem tenha ouvido para ouvir ouça o que o Espírito diz as Igrejas.”

Janyson.C.Ferreira

Solus Christus

Nenhum comentário: