quarta-feira, janeiro 26, 2011

Fuja para a Arca! Se abrigue em Jesus!


No decorrer do mês de janeiro tenho escrito alguns artigos acerca do Amor de Deus e da Salvação. E tenho observado algumas dúvidas na mente de alguns leitores. Espero poder tirar a maioria delas através deste artigo.

"Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." (Gênesis 6.13)

Deus é Santo, Santo, Santo. A Sua santidade é imensurável; tão gloriosa ela é que Deus nem sequer pode ver o mal[1]. E por isso, Deus condena o pecado do homem- e mais que isto, Deus condena o próprio homem. Se Deus não punisse os pecadores, Ele estaria agindo contra a Sua própria santidade- o eterno Deus estaria sendo injusto: Ele manda o dilúvio de águas para destruir toda a carne (exceto Noé e sete pessoas) [2]

"Deus odeia o pecado e o pecador."[3]

E isto soa muito mal para a maioria das pessoas- pois elas creem num deus infinitamente menor em santidade que o Deus da Bíblia. Entretanto, observe o que o salmista fala acerca do único Deus verdadeiro:

"Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal. Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade. Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento."[4]

Entretanto, Deus também ama os pecadores. Veja: "Faze para ti uma arca de madeira de Gofer: farás compartimentos na arca, e a betumarás por dentro e por fora com betume."[5]

A arca que Deus manda Noé construir manifesta a Sua misericórdia. Embora somente a família de Noé tenha sido salva, havia espaço suficiente na arca para quem quisesse nela entrar. O restante da humanidade só não foi salva por culpa deles mesmos. Os pecadores desprezaram a salvação que Deus enviou e padeceram em seus pecados... Eis o que Jesus ensina:

"E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca; e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem."[6]

O amor de Deus é real e verdadeiro pelos pecadores- são eles que o rejeitam. Mas é sobre tal amor que gostaria de tirar algumas dúvidas.

Muitas pessoas indagam: "Se Deus ama os pecadores, como Ele pode odiá-los?" (ou vice-versa). E isto é muito importante entender-porque se não, aparecem algumas heresias muito feias. Me lembro que na minha antiga congregação, tem um amigo meu que "viajava" muito em relação a esta questão. Ele explicou isso usando uma ideia de "facetas de Deus". Segundo ele, Deus tinha uma faceta de justiça que queria punir o pecado e condenar o homem; entretanto, Deus também tinha uma outra faceta de amor que queria salvar e perdoar os pecadores. E, portanto, a faceta de amor era mais forte que a de justiça e ira- por isso ele mandou Jesus para salvar os pecadores... Isso é blasfêmia! Esse deus está mais para o deus de múltiplas personalidades do que para o Deus de Abraão, Isaque e Jacó.

Não existe esta divisão em Deus: ora Ele age com amor, ora com justiça, ora com ira...Não! Deus sempre age em todos os Seus feitos com todos os Seus atributos ao mesmo tempo!

E o dilúvio e a arca de Noé explicam isso muito bem. Ao mesmo tempo que Deus estava trazendo condenação aos pecadores por meio daquela, Ele estava demonstrando o Seu amor para com eles por meio desta. A questão é que o amor de Deus só pode ser recebido em Cristo- assim como tal amor só poderia ser recebido por quem estava na arca.

Deus havia anunciado o dilúvio a Noé, e estava convidando a cada pecador a ser salvo de tal condenação por meio da construção da arca. A cada dia que se passava, Deus estava chamando-os. Em cada detalhe construído da arca, Deus estava exclamando: "Entrem na arca e serão salvos da minha ira contra vocês"; entretanto, a cada dia o povo rejeitava tão maravilhosa graça... "Até que veio o dilúvio, e os levou a todos."[7]

Tenho percebido algumas conclusões erradas acerca da doutrina do Amor de Deus. Alguns que conheço, quase dizem "Deus não ama os pecadores"; ou afirmam: "Dizer para um pecador que 'Deus o ama' é uma meia verdade." E, ainda mais, se formos para um ciclo de "calvinistas" (me refiro aos "empolgados" com a grande doutrina da Eleição); podem até pensar em dizer: "Deus só ama os Seus eleitos." Quero que saibam que todos esses estão errados!

Deus amou o MUNDO de tal maneira, e não somente os eleitos. Dizer que "Deus ama o pecador" é uma verdade- e uma grande verdade! Mas ela não é a única. O mesmo Deus que ama os pecadores, está pronto a destruí-los se eles não estiverem em Cristo Jesus. (É por essa razão que o nosso evangelismo não pode ser superficial. Pois acabaremos "pintando" uma caricatura do Evangelho, e não o Evangelho.)

Outra questão que percebo em outras pessoas é a seguinte: "O amor de Deus não é frustrado, quando Ele lança alguém ao inferno?"

Claro que não. O amor de Deus por Deus é infinitamente maior que o Seu amor por pecadores (embora Deus ame "de tal maneira" os pecadores- tão grande este amor é). E fique bem certo que Deus se alegrará infinitamente na obra perfeita de Cristo Jesus na cruz do calvário; seja contemplando aqueles que foram lavados no sangue de Seu único Filho, ou aqueles que desprezaram tamanha salvação[8]. Até a obra dos pregadores tem de se fundamentar no amor de Deus por Deus e Sua glória em Cristo Jesus:

"E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo? Pois nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus."[9]

Conclusão, a verdade do ódio de Deus pelos pecadores é tão verdadeira como a do Seu amor por eles. É por isso que costumo dizer que "Deus mostra o Seu grande Amor para conosco através da Sua Ira- ao derramar o terrível cálice fervente de Sua justa ira sobre Jesus Cristo, na cruz do calvário."[10]

E você, meu amigo, que ainda não confia em Cristo Jesus. Saiba que a ira de Deus está prestes a cair sobre você. Não podes esperar mais nem um momento... Ela é real e terrível! Mas Deus é gracioso e eternamente bom. Ele providenciou o salvador- o único. Seu nome é Jesus Cristo. Ele é a única proteção que está disponível contra a justa ira de Deus. E assim como a arca protegeu Noé e seus familiares da condenação de Deus através do dilúvio, Jesus te protegerá da grande ira que vem. Corra para Ele! Arrependa-se de seus pecados. E creia nEle- e somente nEle! Não deixe que nada fique entre você e Deus. O tempo está passando. E cuidado, porque o mesmo Senhor que providenciou o único caminho de Salvação; foi o mesmo que o fechou.

"E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro." (Gênesis 7.16)

Que Deus nos perdoe.


Notas:
[1] Confronte com Hc 1.13
[2] Confronte com Gn 7.17-23
[3] Frase para sintetizar a ideia do ódio santo de Deus- para combater a muito difundida:"Deus odeia o pecado, mas ama o pecador." O problema desta frase citada é que expõe a ideia de que Deus age de uma forma com o pecado e de outra com o pecador- amenizando o juízo de Deus contra o pecador.
[4] Sl 5.4-6
[5] Gn 6.14
[6] Mt 24.37-39
[7] Mt 24.39
[8] Não estou sugerindo que Deus é indiferente à morte dos pecadores. Só estou alertando que Deus será glorificado.
[9] 2 Co 2.14-17
[10] Frase para sintetizar o meu pensamento. E mostrar que Deus sempre age com todos os Seus atributos. Na cruz Deus manifesta tanto o Seu amor quanto a Sua ira.






Nenhum comentário: