sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Conselhos Sobre Santidade e Relacionamento(Parte1)



Santidade aspectos práticos

Bom nesta série pretendo somente pela graça de Deus, relacionar a santidade proposta ao cristão e o seu impacto nos relacionamentos que permeiam sua vida, de que forma a vida em busca de piedade, impacta a realidade não somente da pessoa que a pratica, pois é resultado de comunhão com Deus, mas também a vida das pessoas que cercam os cristãos que buscam a face de Deus.

Começo falando da santidade de: Como é gerada e mantida em nós? O que significa? E os aspectos práticos para atentarmos se realmente temos uma vida santa, pois estes pensamentos nortearão todo o resto do estudo e todas as coisas relacionadas ao aspecto da santidade estão são inerentes a tais questões. Bom primeiramente você nunca, nunca!Terá santidade se não for regenerado e justificado por Cristo, ou seja, a santificação(separação) é um dos tripés de sua salvação e por isso, somente o crente genuíno pode entendê-la, pois é obra graciosa do Espírito Santo de Deus em sua vida, qualquer outra concepção de santidade é mera filosofia de vida.

Santidade é um aspecto tríplice da conversão genuína, pois diz respeito à nova criatura gerada para agradar a Deus, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”2Co 5:17.Agora que você tem o grandioso título de cristão (que muitos banalizam) deve emanar a glória de Deus através de sua vida, deve dar testemunho de Seu mestre e portanto somente uma vida santa, no aspecto literal da palavra, uma vida separada do mundo para Deus, pode refletir tal glória.A santidade expressa em sua vida demonstra exatamente isso que agora você foi liberto do pecado, não possui mais vestes de escravidão, podres e imundas, mas foi revestido de novas vestes através do sangue de Cristo, portanto se você cada vez mais se parece com Cristo e por isso faz com que o mundo lhe odeie ainda mais porque você odeia o mundo cada vez mais, saiba que é resultado do fato de o caráter de Cristo estar sendo moldado em você e sua luz está cada vez mais irritando aos olhos dos que não suportam a imagem Cristo.

Você pode comprovar se está sendo moldado o caráter de Cristo, você precisa olhar para as obras que procedem de sua fé “Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”. Tiago 2:18 Não digo aqui e muito menos Tiago diz nas escrituras, sobre as obras da lei mas sim obras conseqüentes de uma vida regenerada por Cristo, obras que resultam de uma fé viva no Salvador e que por isso aquele que busca andar como Ele andou as refletem. Se você a cada dia passa a abominar o pecado, se ao perceber que algo desagrada a Deus busca deixá-lo com rapidez, se você não compartilha dos mesmo prazeres que os ímpios que o cercam, se você está crescendo em amor, piedade e sente cada vez mais prazer nas disciplinas espirituais, porque sabe que somente em contato com o Salvador você pode se fortalecer, somente humilhado aos seus pés sabe que pode obter força e refúgio, são bons sinais tanto de conversão quanto de conseqüente santidade, entretanto não se engane você não pode perceber isso sozinho. “Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Salmos 119:105 .Você precisa submeter e provar através das escrituras cada uma de suas obras e procedências, sua santidade, seu caminhar, submeter a lente de Deus se você realmente se comporta como uma pessoa santificada ou um soberbo ligado e se regozijando mais em suas obras do que no próprio Deus, e não através de seus olhos e de seu enganoso coração “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9 Você também precisará de pessoas que tem a Cristo como seu único alvo e alegria, para ajudá-lo que possam através do mesmo Espírito que age em você lhe exorta e com isso edificá-lo , porém abordarei melhor essa parceria em outro artigo.

A santidade que o Espírito Santo gera em você lhe tornará inimigo do mundo, você odiará o que o mundo ama e amará o que ele odeia, ou seja, Cristo. Se você escuta diariamente “Ah!Você é um crente legal, não é como os outros, não nos aborrece, sua companhia é agradável você possui algumas veredas semelhantes a nossa e nossos caminhos se cruzam em alguns pontos enquanto tem alguns que querem ser tão santos,chatos e tediosos” se você escuta isso dos seus considerados amigos ímpios Você deveria ficar profundamente amargurado, pois se o mundo lhe ama saiba que você não está em Cristo, sinta-se dilacerado por essas palavras e busque a Deus, pois acredite sua profissão de fé é falsa, não irá salvá-lo, Você está longe do reino dos céus pois está perto de mais do mundo e quanto mais agradável você se torna para o mundo mais abominável você se torna para Deus. “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4”

Outro ponto que deve ser verificado é se você realmente tem dado testemunho que possui a salvação através do sangue de Cristo, precisamos verificar se estamos crescendo em santidade, pois existe um falso conceito de estagnação espiritual que não é concernente com o que a bíblia diz, quanto a batalha espiritual existente entre a carne e o Espírito “Porque a carne cobiça contra o Espírito e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro: para que não façais o que quereis”Gálatas5: 17. Saiba de uma coisa se você é regenerado, você está no meio de uma guerra, não há trégua, não há descanso e seu maior inimigo está DENTRO DE VOCÊ!, bem perto, calado e sutil e se chama PECADO, portanto saiba de uma coisa se você e as pessoas que o cercam não observam mudança de vida, atitudes e amadurecimento de reações e obras em você, se não é possível notar um crescimento, saiba que você sutilmente está sendo dominado pelo seu pecado, de forma silenciosa ele está ganhando território em teu coração e tem como objetivo te tragar, portanto clame ao Espírito Santo de Deus somente aquele que sonda os corações pode te ajudar a conhecer o próximo passo do teu inimigo e clame a Deus para que Ele o mortifique em você, que lhe ajude, clame por socorro e peça para ele gerar em você busca pelas práticas espirituais, fique em contato constante com o Salvador e o pecado fugirá, satanás fugirá pois a glória do Salvador e a Santidade de Deus ao adentrar teu coração e a tua mente esmagará teu pecado como pó.

Alguns pontos podem ser verificados na vida daqueles que buscam e tem crescido em santidade como: um desejo maior por se deleitar em Cristo e fugir do mundo.Quanto mais o caráter de Cristo é gerado em você e o leva a compreender o peso das coisas eternas livrando a sua mente do pecado mais desejo você tem em estar junto dEle e longe de qualquer coisa que o afasta da sua doce presença; Por conseqüência você se tornar mais prudente em cada um de seus atos; por não querer desagradar a Deus você passa a buscar atentar para qualquer coisa que possa ir contra a santidade de Cristo, que possa arriscar seu deleite nEle e por isso pensa mais antes de agir, e no que falar procura edificar-se em conversas santas diferentes e longes dos escárnios do mundo e não desperdiçar seu tempo com tolices e futilidades. Bom eu poderia ficar citando muitas e muitas coisas que podemos observar em nossas vidas para avaliar nosso crescimento, porém nosso Senhor já o fez, a santidade na vida de uma pessoa se manifesta claramente através do fruto que Aquele que a opera em nós a boa obra gera em nossas vidas “Mas o fruto do Espírito é:caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança,” Gl 5:22. Compare de que forma anda a sua vida segundo as obras do Espírito ou da carne?E quão notável tem sido tal fruto em nossa vida,existe pelo menos sinais dele?

Bom somos pecadores e não seremos perfeitos aqui nessa terra, a santidade plena só será alcançada no céu, quando refletirmos em totalidade a imagem do Filho que nos salvou, porém aqui na terra manifestamos o quanto desejamos estar nesse dia glorioso, nos braços de nosso Senhor e parecer com ele, manifestamos se realmente temos salvação, se realmente fomos separados (santificados), por Cristo. Como desfecho e introdução de pensamento para o próximo artigo saibam que é por todos os motivos citados aqui, por exigir e gerar em nós uma vida de santidade, por ser fiel em dar continuidade nesta obra todos os dias até que estejamos em seu seio, e por Ele mesmo ser Santo que a bíblia nos fala que sem santidade ninguém verá a Deus.

4 comentários:

adalberto sodre disse...

É dever do Cristão ter uma vida de Santidade não moldada na cor denominacional, mas no evangelho de Cristo, não modelada na aparência, mas no carater, este artigo diz bem sobre a postura Cristã simples e natural no curso da vida com Deus,pois fomos separados por Ele e para Ele. A nossa razão de viver é Ele e não podemos subsistir ao que pensamos ou achamos do que vem a ser separados para Deus.

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor, irmão Adalberto.

Agradeço pela sua participação no GQL.

Que possamos refletir dia após dia no que o apóstolo Paulo escreveu:

"Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus."

Um abraço.

Janyson Costa disse...

A paz do Senhor Jesus irmão Adalberto, concordo com o senhor, nossa santidade deve ser baseada na Palavra de Deus e moldada atrávés do caráter de Cristo algo que somente através da ação do Espírito Santo pode ser gerada em nós, que possamos nos conscientizar disso e buscar cada vez mais ao nosso Santo Deus, para também sermos santos.

Obrigado pela participação no GQL.

Um grande abraço.

Princesa do senhor disse...

gloria Deus, quando conhecemos a grandeza de Deus em nossas vidas, des de então tudo muda, pois começamos a enchergar com outros olhos as coisas que Deus preparou para nós, que são coisas separadas do mundo, são coisas santas iluminadas pelo caminho do senhor jesus Cristo, eu tenho 17anos sou da Igreja PIBB. na qual tenho o orgulho de fazer parte pois as pessoas principalmente o pastor ele procura se voltar para todossem diferenças, sou de uma cidade aonde todos procuram amar os outros, mesmo com grandes percas em nossa cidade, ainda estamos lutando por almas pro senhor, amo esta na presença de Deus e todas as coisas nas quais eu faço pesso direção a Deus, e ele sempre tem meajudado. é assim digo a todos nunca deixe os caminhos de Deus, busque andar em santidade nós não devemos buscar agradar ãos homens e sim a Deus o nosso alvo. amém! Paz do senhor irmãos.