quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Devocional: Faça tudo para a glória de Deus (parte 1)




"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." (1 Coríntios 10.31)

O cristianismo é exclusivista. Não somente por declarar que Jesus Cristo é o único caminho que leva a Deus[1], e sim, também, por exigir que todas as nossas ações sejam realizadas somente para a glória de Deus. Deus não divide a Sua glória com ninguém. Não temos a opção de fazer algo a fim de que Deus e nós sejamos louvados- nem mesmo em que 99,9% seja para a honra de Deus e 1% para a nossa.

Paulo ensina: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."[2] E este "dar graças" não se limita às coisas religiosas, como pregação, louvor e conhecimento bíblico. Não! O dever de todo cristão é dar graças a Deus em todas as coisas- até naquelas que nem sequer aparentam possuir algo de religioso, por exemplo: o sucesso nos estudos e no trabalho, o privilégio de ter muitos amigos e a facilidade de ensinar a outras pessoas.

Mas o que é muito interessante em tudo isto, é que Deus não é como um rei preguiçoso e irresponsável que ordena seus súditos a resolverem seus problemas e depois exige que eles lhe deem o louvor do que fizeram, só para poder manter o seu status de governante. Deus exige o nosso louvor em tudo, porque Ele mesmo opera em nós e através de nós[3].

A soberania de Deus sobre todas as coisas deve ser declarada e glorificada. Não temos como fazer algo para a glória de Deus sem nos alegrarmos em tal glória. Qualquer atitude semelhante a "glória a Deus por tudo... afinal é isso que devo fazer mesmo...", não é dar-Lhe graças. Devemos agradecer a Deus em tudo, por entendermos que Ele é digno de todo louvor e por termos prazer em honrá-Lo em tudo o que fazemos.

Que o Espírito Santo de Deus opere em nós dia após dia, para que tudo que fizermos seja unicamente para a glória de Seu nome.

Que Deus nos perdoe.

Notas:
[1] Confronte com Jo 14.6
[2] 1Ts 5.18
[3] Confronte com Fl 2.13

Nenhum comentário: